O Nutricionista na Hoteleria Marítma

O Nutricionista na Hoteleria Marítma

Post do dia: 2018-03-12 17:42:50. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Alimentação Coletiva .

A hotelaria marítima tem sido um campo de trabalho em constante crescimento para profissionais de Nutrição/Hotelaria. Trata-se de uma UAN “marítima”, ou seja, localizada em plataformas ou navios, com particularidades bem distintas da UAN on shore, devido ao confinamento ocasionado pela distância das Unidades para o litoral e dificuldade de acesso e por englobar o serviço de catering. Atualmente o acesso as Unidades marítimas é feito através de aeronaves e/ou embarcações.

 

Catering - What´s that?

A palavra inglesa catering (do inglês cater: 'comprar provisões, providenciar um suprimento de comida preparada') designa o serviço de fornecimento de refeições coletivas, incluindo também itens correlatos como talheres, louça, toalhas, etc. O catering pode incluir também o fornecimento de mão-de-obra, equipamentos, serviços de limpeza etc.

O profissional responsável por liderar todos estes serviços é o nutricionista, mas ainda há unidades marítimas que possuem nesta função outros profissionais da área hoteleira.

Para ser um comissário é preciso ter formação na área de Nutrição/Hoteleira, conhecimento do offshore (algumas empresas exigem experiência outras apenas domínio das responsabilidades e perfil de liderança) e os cursos de:

CBSP – curso básico de segurança em plataforma

e

HUET - Treinamento para Escape de Helicóptero Submerso.

O objetivo desses cursos é ensinar aos tripulantes como agir em situações de emergência. No entanto, a exigência dos cursos varia de acordo com o contrato estabelecido entre as partes.

 

Vantagens e Garantias para o Segmento Offshore

O seguimento offshore garante uma remuneração diferenciada, onde o salário base é somado aos adicionais de embarque e garantem um bom retorno financeiro; sem contar a jornada de trabalho, onde a escala é de 14x14, ou seja, trabalha 14 dias (sendo 12 horas de trabalho e 12 horas de descanso) e folga 14 dias.

Para ter uma atuação de excelência, o líder precisa utilizar ferramentas eficazes na gestão de pessoas e processos. E para isso é fundamental conhecê-las e saber utilizá-las. Vejamos algumas delas:

  • Permissão de trabalho: também chamada de “PT”, é uma autorização entregue pelo colaborador ao seu supervisor, antes da execução de qualquer trabalho que pode oferecer um possível risco (seja inspeção, manutenção, montagem, desmontagem, construção, reparo, etc.). Essa permissão tem o objetivo de não apenas zelar pela segurança do funcionário, como esclarecer todas as etapas do trabalho tanto para futuras inspeções, quanto para maior entendimento das outras áreas envolvidas.

  • Mapa de carnes: planilha de gestão de custos, que permite ao líder identificar a necessidade de compra, desperdício e perdas excedentes.

  • Pedido de rancho: planilha de pedido capaz de gerenciar o custo da Unidade e mostrar possíveis falhas (no consumo da mercadoria ou no preço do produto).

Essas são algumas das ferramentas utilizadas no gerenciamento das Unidades marítimas. É de suma importância conhecer o ambiente e suas especificidades para escolher a melhor maneira de gerenciar e atender as expectativas dos clientes. Fique atento aos imprevistos, como por exemplo as condições climáticas. Elas podem impactar negativamente na sua gestão, pois dificultam a logística de pessoas e materiais, o que incide sobre a sua produção, mão de obra, volume de estoque; e tudo isso afeta a satisfação do seu cliente. Portanto, fique atento aos pequenos detalhes. 


Posts Relacionados

Estresse e Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Estresse e Síndrome do Intestino Irritável (SII)

O que é a Síndrome do Intestino Irritável (SII)? A síndrome do

→ Leia mais...
10 Reflexões sobre a Hipertrofia Muscular associada à Redução do Percentual de Gordura 

10 Reflexões sobre a Hipertrofia Muscular associada à Redução do Percentual de Gordura 

Quem não deseja ganhar massa muscular e reduzir o percentual de gordura ao mesmo tempo? Acho

→ Leia mais...
10 Dicas para o Sucesso na Introdução Alimentar

10 Dicas para o Sucesso na Introdução Alimentar

Os 1000 Primeiros dias da Criança Hoje em dia, os estudos chamam a atenção

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo