5 Casos de maior risco em Gestações: principais pontos


Post do dia: 2017-07-21 16:06:03. Publicado por Prof. Dra Jamile Nogueira Categoria: Novidades .

A gestação representa um momento de grandes mudanças fisiológicas para o corpo. Na maioria das vezes, essas alterações ocorrem naturalmente, mas uma pequena parcela das mulheres acaba desenvolvendo condições adversas ao longo do processo, tornando-se então gestantes de risco. Dentre as condições de risco, podemos citar:

  • gemelaridade

  • gestação na adolescência

  • vegetarianismo

  • diabetes mellitus

  • síndromes hipertensivas da gestação


Um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física direcionada podem minimizar ou evitar diversos agravos. O estado nutricional da gestante influirá diretamente na saúde, crescimento e desenvolvimento adequados do feto e na mortalidade e morbidade neonatal. Assim, o acompanhamento nutricional pode colaborar para melhora de várias condições adversas, sendo extremamente importante em casos de risco gestacional.

 

A gemelaridade: nutrição para três ou mais

A gemelaridade por si só representa uma condição em que a equipe necessita ser mais cautelosa. O estado nutricional da mulher irá influenciar diretamente o resultado obstetrício da gestação. Nesse caso, o acompanhamento busca o nascimento de bebês com peso e nascidos no tempo adequados e sem intercorrências associadas.

 

A Adolescente: atenção para a qualidade da alimentação

No caso da gestação na adolescência, a preocupação se volta para a qualidade da alimentação. Boa parte das adolescentes apresenta uma alimentação inadequada, podendo apresentar carências nutricionais com consequências para o bebê. O cuidado da gestante adolescente exige da equipe de saúde sensibilidade e a atenção, visto que esta é uma fase muito peculiar da vida.

 

A vegetariana: atenção para nutrientes específicos

No caso da gestante vegetariana, sabe-se que boa parte apresenta alimentação equilibrada, mas uma parcela acaba não alimentando-se de maneira condizente com as demandas da gestação. Assim, é importante atenção especial ao padrão alimentar da paciente, especialmente em relação a nutrientes que podem desencadear carências nutricionais específicas, como deficiência de ferro e vitamina B12, que podem gerar anemia ao longo do processo gestacional. Além disso, é importante uma adequada distribuição de macronutrientes para um ganho de peso materno e fetal saudáveis.

 

Diabetes Mellitus e Síndromes Hipertensivas: o que esperar?

Em relação a gestante com Diabetes Mellitus e Síndromes Hipertensivas da Gestação, estas  condições representam risco pois podem levar a desvios ponderais ao nascer, como bebês macrossômicos (mais comum nas diabéticas) e bebês baixo peso (mais comum naquelas hipertensas). Assim, deve-se atentar para a estruturação de um bom plano alimentar, respeitando-se as devidas orientações nutricionais para cada caso.

 

Um adequado acompanhamento nutricional, com consultas regulares visa promover um ganho de peso saudável e o fornecimento de nutrientes importantes para cada condição descrita acima objetivando um resultado obstétrico favorável para o binômio mãe-bebê.

 

Referências: Ministério da Saúde. Gestação de Alto Risco - Manual Técnico. 5ª edição. Brasília: 2012.


Posts Relacionados

ESPECIARIAS - Parte II: exemplos e uso prático

Como vimos em nosso último blog, as especiarias mudaram o rumo histórico gastron&ocir

→ Leia mais...

ESPECIARIAS - Parte I: história, usos e classificações

O preparo de refeições deve ser contemplado além do simples uso, porém,

→ Leia mais...

Terapia Nutricional no Paciente Crítico - Estágios de Estresse Metabólico

O Paciente crítico possui alterações metabólicas e fisiológicas

→ Leia mais...

Prof. Dra Jamile Nogueira

Coordenadora do curso; Nutricionista; Mestre em Nutrição Humana - UFRJ; Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública- Fiocruz/ Ensp; Coordenadora do Curso de pós-graduação em Nutrição em Obstetrícia, Pediatria e Adolescência – Presencial e EAD Centro Universitário Redentor; Docente da disciplina de Nutrição Materno infantil da Faculdade Arthur Sá Earp Neto;

→ Veja o Perfil Completo