Food Detective - O que é e cuidados na sua utilização


Post do dia: 2017-09-06 13:13:19. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Nutrição Clínica .

Food Detective é um teste simples e rápido, tanto que pode ser realizado no próprio consultório. Apesar de polêmico, muitas vezes questionado por parte da comunidade científica, pode ajudar na identificação de 59 alimentos diferentes, que, no caso de intolerância, podem levar a produção de anticorpos IgG. 

As Intolerâncias Alimentares 

As reações adversas a alimentos apresentam um aumento progressivo em todo o mundo, sendo que mais de 20% da população de países industrializados pode apresentar alergia ou intolerância alimentar.

Diferente das alergias, as intolerâncias alimentares decorrem de processos imunológicos causados pela reação das imunoglobulinas G (IgG) séricas aos antígenos alimentares que ultrapassam a barreira intestinal (muitas vezes devido a disbiose e hiperpermeabilidade) e chegam a circulação sangüínea. Essas intolerâncias podem ser responsáveis por sintomas inespecíficos como: cansaço, cólicas, cefaleia, eczema, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, inchaço, dores abdominais, dores articulares, acne, diarreia dentre outros.

A grande questão é que as reações de intolerância aos alimentos são tardias e ocorrem várias horas ou dias após sua ingestão. Desta maneira, é importante, numa suspeita clínica, a pesquisa de alimentos que podem ser responsáveis por essas reações.

 

Como é realizado o Foofd Detective?

Na prática clínica, podem ser úteis exames de pesquisa de intolerância alimentar como o Food Detective, teste simples, rápido, específico para identificar 59 alimentos diferentes que podem levar a produção de anticorpos IgG e que pode ser realizado no próprio consultório. 

Algumas Sociedades Científicas questionam o uso de exames desse tipo, porém, diversos estudos demonstram a melhora sintomática de pacientes com a exclusão alimentar identificada no exame associada a medidas de recuperação intestinal.  

Sem dúvida, é muito importante uma avaliação criteriosa da situação clínica do paciente para verificar a necessidade de outros exames em associação.

 

A decisão ainda cabe ao nutricionista, que deve agir com muita cautela!

Ainda, uma grande preocupação em relação ao testes de pesquisa de intolerância alimentar é a possibilidade de, na vigência de diversos resultados positivos, a prescrição de uma dieta extremamente restritiva. Porém, um nutricionista especializado será capaz de analisar as diferentes respostas a cada alimento (positivo alto, médio ou fraco) e definir a melhor estratégia alimentar.

 

Referências:

Mullin GE, Swift KM, Lipski L, Turnbull LK, Rampertab SD.Testing for food reactions: the good, the bad, and the ugly. Nutr Clin Pract. 2010 Apr;25(2):192-8.

Guo H, Jiang T, Wang J, Chang Y, Guo H, Zhang W. The value of eliminating foods according to food-specific immunoglobulin G antibodies in irritable bowel syndrome with diarrhoea. J Int Med Res. 2012;40(1):204-10.

Atkinson W1, Sheldon TA, Shaath N, Whorwell PJ. Food elimination based on IgG antibodies in irritable bowel syndrome: a randomised controlled trial. Gut. 2004 Oct;53(10):1459-64.


Posts Relacionados

Uso racional de Fitoterápicos na Gestação

O uso de plantas medicinais ainda é um instrumento muito utilizado pela populaç&atild

→ Leia mais...

Por que fazer um Curso de Cálculo de Dietas Prático?

Nutrição Esportiva e Prática de Exercícios A Nutrição

→ Leia mais...

Prepara-se para sua Residência em nutrição com Nutmed Cursos!

RESIDÊNCIAS MULTIPROFISISONAIS COM VAGAS PARA NUTRICIONISTAS 2018! Comece a estudar HOJE c

→ Leia mais...

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo