O que são os Recursos Ergogênicos

O que são os Recursos Ergogênicos

Post do dia: 2018-03-05 21:42:24. Publicado por Categoria: Nutrição Clínica .

Há dois importantes fatores para o sucesso atlético: a genética e o treinamento. Em certos níveis de competição, os participantes em geral possuem habilidades atléticas genéticas similares e, se estiverem expostos aos mesmos métodos de treinamento, tornam-se bastante nivelados. Portanto, muitos atletas vivem em busca de meios que possam levá-los a uma pequena melhora do rendimento diante de seus oponentes. Para isto, duas estratégias têm sido sugeridas: dieta adequada e utilização de Recursos Ergogênicos.

 

Recursos Ergogênicos e Classificações

A palavra “ergogênico” significa substâncias ou artifícios adotados visando à melhora do desempenho, sendo derivada de duas palavras gregas: ergon, trabalho, e gennan, produção.

No contexto de crescente competitividade há um grande número de suplementos sendo comercializados com variados propósitos ergogênicos, porém alguns deles não contam com um respaldo científico. O propósito da maioria é aumentar o desempenho pela intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.

Os ergogênicos podem ser classificados em cinco categorias de “ajuda”:

a) nutricional;

b) farmacológica;

c) fisiológica;

d) psicológica;

e) biomecânica ou mecânica.

 

Funções dos Recursos Ergogênicos

Os ergogênicos nutricionais servem principalmente para aumentar o tecido muscular, a oferta de energia para o músculo e a taxa de produção de energia no músculo (Tabela). Os nutrientes estão envolvidos com os processos geradores de energia por meio de uma destas três funções básicas: a) atuam como substrato energético; b) regulam os processos pelos quais a energia é produzida no corpo; e c) promovem o crescimento e o desenvolvimento dos tecidos corporais.

 

Tabela. Métodos pelos quais os ergogênicos podem melhorar a performance mediante potência física, força mental e do limite mecânico

Métodos

PARA INTENSIFICAR A POTÊNCIA FÍSICA

1. Aumento do tecido muscular

2. Intensificação dos processos metabólicos de geração de energia

3. Aumento da oferta de energia no músculo durante atividades de longa duração

4. Melhora da liberação dos substratos energéticos no músculo

5. Combate ao acúmulo de substâncias que interferem na ótima produção de energia

PARA INTENSIFICAR A FORÇA MENTAL

1. Aumento dos processos psicológicos que maximizam a produção de energia

2. Diminuição dos fatores que interferem no ótimo funcionamento psicológico

PARA INTENSIFICAR OS LIMITES MECÂNICOS

1. Melhora da eficiência mecânica pela diminuição da massa corporal, sobretudo da gordura

2. Melhora da estabilidade pelo aumento da massa corporal, sobretudo da massa muscular

 

Nada substitui a Alimentação Adequada

Uma alimentação adequada é fundamental para que consigamos atingir um ótimo desempenho esportivo. Sendo assim, se a alimentação apresenta-se deficiente em um determinado nutriente fundamental para a produção de energia durante o exercício, o desempenho será prejudicado. Neste momento, o Nutricionista deverá avaliar a viabilidade de prescrever Recursos Ergogênicos Nutricionais. Entretanto, muitos se sentem inseguros na hora de prescrever suplementos por desconhecerem para que servem, quais doses administrar e se podem trazer efeitos adversos. Ao mesmo tempo, se deparam com propagandas referindo efeitos milagrosos... O que fazer então? Recorrer aos artigos científicos para concluir sobre a veracidade de tais alegações, concordam? Mas onde está o tempo para isso? Na maioria das vezes escasso. Além disso, muitos se deparam com total ou parcial dificuldade para ler artigos disponíveis em outras línguas.

Com base neste cenário, a Profa Dra Letícia Azen, que possui 20 anos de atuação com Nutrição Esportiva e já escreveu capítulos de livros sobre diversos Recursos Ergogênicos Nutricionais, irá resumir de forma didática e atualizada os “suplementos” mais “famosos” para profissionais de Nutrição em busca de atualização e estudantes de Nutrição que já possuam embasamento em Nutrição Esportiva.


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