Por que fazer um Curso de Cálculo de Dietas Prático?


Post do dia: 2017-08-29 13:50:17. Publicado por Profa. Dra Leticia Azen Categoria: Nutrição Clínica .

Nutrição Esportiva e Prática de Exercícios

A Nutrição é uma Ciência que vem crescendo e gerando cada vez mais interesse, tendo em vista que cada vez mais se sabe da importância de uma alimentação saudável para a promoção da saúde. 

Em paralelo, existem cada vez mais evidências sugerindo a importância da prática regular de exercícios, não somente para agregar à vitalidade, mas para melhora da autonomia, retardo do envelhecimento, etc. Neste contexto, muitas pessoas têm buscado os Cursos de Graduação em Nutrição com foco na Nutrição Esportiva. 


Como posso me especializar em Nutrição Esportiva?

Entretanto, paradoxalmente, muitas Universidades ainda não oferecem disciplinas obrigatórias específicas na área da Nutrição Esportiva nas suas graduações. Desta forma, jovens graduandos se vêem na necessidade de complementar seus estudos com Cursos de atualização e de Pós-graduação, além de congressos na área para conseguirem se capacitar. 

Mesmo aqueles que conseguem se sentir detentores do conhecimento das bases da Nutrição e Suplementação Esportiva, ainda sim se sentem inseguros quanto ao cálculo das necessidades energéticas, especialmente por não saberem como estimar as demandas geradas por cada atividade física (tipo, intensidade, duração). 


Cálculo computadorizado - mas é sempre bom saber as bases!

Quando o profissional desiste de calcular suas prescrições à mão e adquire um programa voltado para este fim, sem que tenha o entendimento das estratégias de cálculo, como saber se eles estariam gerando estimativas corretas? Outro detalhe: muitos destes programas não dispõem de um banco de dados ricos em suplementos e acaba-se precisando digitar um por um...


Curso  Prático de Cálculo de Dietas com Profa Letícia Azen

Para tentar minimizar estas dificuldades o NutMed Cursos de Nutrição, em parceria com a Profa Dra Letícia Azen, com 19 anos de experiência teórica e prática no cálculo de dietas para atletas e praticantes de atividade física, irá ministrar, pela sexta vez, o Curso “Cálculo de dieta aplicado ao atleta e ao praticante de atividade física”. 

Ela vem testando sua técnica de cálculo com êxito e mantém atualizadas planilhas em Excel nas quais constam as equações usadas para estimativa do gasto energético diário e a composição de mais de 1.000 alimentos e suplementos os quais não constam das tabelas de composição e/ou programas disponíveis. Para ajudar outras pessoas que desejem realizar um bom trabalho ele disponibiliza todo este material em seus cursos.


Cálculo de Dietas é essencial - Ajustes devem ser diários!

Sabemos que em outras áreas da Nutrição existem profissionais que não calculam suas prescrições, mas na Nutrição Esportiva isso se torna primordial não somente para ajustes diários para cada rotina de treinamento, mas também para que seus clientes recebem instruções quanto ao que comer antes, durante e após as rotinas de treinamento. 


 


Posts Relacionados

Gestão da Qualidade em Alimentação Coletiva

Autogestão x Terceirização de Serviços em Alimentação Col

→ Leia mais...

Residências 2018 - 161 vagas com inscrições abertas

São 161 vagas com inscrições abertas, distribuídas por 10 estados do Br

→ Leia mais...

ESPECIARIAS - Parte II: exemplos e uso prático

Como vimos em nosso último blog, as especiarias mudaram o rumo histórico gastron&ocir

→ Leia mais...

Profa. Dra Leticia Azen

Graduada em Nutrição pela UERJ; Doutora em Ciências Nutricionais pela UFRJ; Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB; Especialista em Nutrição em Esportes pela Asbran; Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela FAMATh; Docente da Pós-graduação em Ciência da Performance Humana pela UFRJ desde 2008; Ex-pesquisadora do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFex) (2006-2009); Ex-docente da Universidade Estácio de Sá (2000-2010); Autora dos livros “Estratégias de Nutrição e Suplementação do Esporte” (3ª ed., Manole, 2015) Autora do capítulo "Recursos Ergogênicos na Preparação Física (In: DANTAS, Estélio Henrique Martin. A Prática da Preparação Física. 6a ed.,Roca, 2014). 19 anos de experiência no atendimento nutricional de atletas e praticantes de atividade física

→ Veja o Perfil Completo