Uso racional de Fitoterápicos na Gestação

Uso racional de Fitoterápicos na Gestação

Post do dia: 2017-09-20 12:00:11. Publicado por Prof. MsC José Aroldo Filho Categoria: Nutrição Clínica .

O uso de plantas medicinais ainda é um instrumento muito utilizado pela população, seja como curativo ou até mesmo como paliativo. Além de ser uma prática frequente por parte da população, a fitoterapia também é utilizada por mulheres no período gestacional, para o alívio de alguns sintomas comuns nesse período.

Na gravidez ocorrem alterações fisiológicas que são inerentes ao período, que, embora sejam consideradas normais, podem ocasionalmente originar sintomas desagradáveis à gestante, levando assim, à utilização de medicamentos para atenuar o desconforto.

A ideia equivocada das pessoas de que as plantas medicinais são inócuas a saúde, contribui com a automedicação, que se entende como o emprego de medicamentos sem prescrição, acompanhamento ou orientação médica. Todavia, as plantas medicinais quando utilizadas corretamente podem ser consideradas como medicamento, mas seu uso inadequado é extremamente perigoso.

O uso de plantas medicinais durante a gravidez ou lactação é um assunto delicado uma vez que podem causar estímulo da contração uterina e consequente aborto ou parto prematuro; ação hormonal que possibilite alterações no desenvolvimento fetal ou do sexo da criança; ações genotóxicas, mutagênicas, citotóxicas, fetotóxicas e teratogênicas que podem levar a malformação no feto.

 

O risco da automedicação e da ingestão de comprimidos sem avaliação médica vem em dose dupla para as grávidas; tanto a mãe quanto o feto podem ser vítimas dos efeitos colaterais das medicações, naturais, fitoterápicas, alopáticas e até mesmo homeopáticas, sejam elas que vão desde uma simples alergia até má formação fetal.

 

 


Posts Relacionados

4 Tipos de Atendimento para Aplicar em seu Consultório

4 Tipos de Atendimento para Aplicar em seu Consultório

Você que está querendo iniciar um trabalho no consultório se pergunta: Qua

→ Leia mais...
07 Dicas para um Nutricionista Ajudar a Melhorar os Resultados Financeiros em um Negócio de Alimentação

07 Dicas para um Nutricionista Ajudar a Melhorar os Resultados Financeiros em um Negócio de Alimentação

Dicas para fazer uma gestão que ajude otimizar sua produção, reduzir os gastos

→ Leia mais...
Prof. MsC José Aroldo Filho

Prof. MsC José Aroldo Filho

Diretor – NutMed Atualização e Preparatório Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental - UERJ Especialista em Nutrição Clínica e em Fitoterapia - ASBRAN Pós graduado em Medicina Ortomolecular - UVA Nutricionista militar - PMERJ Ex-Professor Auxiliar de Nutrição Clínica do Instituto de Nutrição - UERJ e USU Professor do Programa de Pós-Graduação em Terapia Nutricional do Instituto de Nutrição - UERJ, UGF e UniRedentor Ex Prof Militar de Nutrição - Marinha do Brasil Ex Supervisor de Pesquisa de Campo do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social – UERJ email: nutmed@nutmed.com.br

→ Veja o Perfil Completo