Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Compartilhe!

Sumário

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada à maior preocupação e consciência do cliente em relação à qualidade e à segurança dos alimentos, impulsionam a busca pela contratação de Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação.

A Consultoria e Assessoria em Nutrição dentro do Serviço de Alimentação diferenciam-se na forma de exercer suas atividades. Conforme preconizado pela atual RESOLUÇÃO CFN Nº 600, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2018:

Consultoria em Nutrição: “serviço realizado por nutricionista habilitado que abrange o exame e emissão de parecer sobre assunto relacionado à área de alimentação e nutrição humana, com prazo determinado, sem, no entanto, assumir a Responsabilidade Técnica”.

Assessoria em Nutrição: “serviço realizado por nutricionista habilitado que, embasado em seus conhecimentos, habilidades e experiências, assiste tecnicamente a pessoas físicas ou jurídicas, planejando, implantando e avaliando programas e projetos em atividades específicas na área de alimentação e nutrição humana, bem como oferecendo solução para situações relacionadas com a sua especialidade”.

Na prática, o Nutricionista consultor é contratado para identificar e dar o diagnóstico de um problema, emitindo um relatório que aponta as melhorias e mudanças que forem necessárias. Já o Nutricionista que trabalha com assessoria atua no planejamento e implementação de melhorias para um problema já identificado.

Ambas as atividades são prestações de serviços estabelecidas por contrato que variam de acordo com a necessidade da empresa, sendo faturadas por hora. No caso da assessoria, pode-se receber por cada tipo de serviço contratado, sendo alguns deles:

  • Produção de POP’s e Manual de Boas Práticas
  • Treinamento de Funcionários
  • Criação de Fichas Técnicas
  • Elaboração de Cardápios

Mercado em Alta e a Preferência Das Empresas Em Contratar Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviço de Alimentação

Segundo o IBGE (2011), na última Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, o consumo alimentar fora de casa atinge hoje cerca de 40% dos brasileiros. O crescimento da demanda acompanhada do aumento do número de novos de estabelecimentos de Serviço de Alimentação, torna maior o risco de contaminação dos alimentos e de incidência de surtos por DTA’s, por inúmeros fatores, como: manipulação inadequada, falta de higiene pessoal, más condições de preparação, armazenamento e distribuição dos alimentos, etc.

O controle higiênico-sanitário em uma linha de produção de alimentos é um fator determinante para a obtenção de uma refeição segura. A necessidade de um profissional qualificado em garantir a qualidade higiênico-sanitária do local e segurança alimentar para saúde do consumidor, faz com que a atuação do Nutricionista seja cada vez mais requisitada.

No entanto, observa-se uma maior tendência pela preferência das empresas pela Consultoria e Assessoria em Nutrição, por ser mais vantajoso contratar serviços pontuais através do diagnóstico de falhas e/ou implementação de melhorias, sem gerar vínculo empregatício, por ser mais custoso manter um profissional fixo.

Benefícios da Consultoria e Assessoria em  Nutrição em Serviços de Alimentação

Flexibilidade do horário de trabalho: Com a oferta de serviços pontuais e específicos, existe uma maior flexibilidade na agenda do Nutricionista, pois o mesmo não tem necessidade de atuar exclusivamente apenas em um local, como o caso do profissional com Responsabilidade Técnica, proporcionando mais autonomia para fazer seu próprio horário de trabalho.

Alternativa no período de crise econômica: Com aumento do desemprego no atual cenário nacional, é visto por muitos Nutricionistas como alternativa pela espera de uma vaga de emprego fixo em Serviços de Alimentação, pois trata-se de um negócio autônomo, onde você é o seu próprio chefe.

Oportunidade de aumentar o faturamento: Como o serviço é por contrato, recebendo por hora ou serviço prestado, quanto maior for sua rede de clientes, maior será seu faturamento mensal, podendo proporcionar a tão sonhada liberdade financeira.

Desafios da Área de Consultoria e Assessoria em Nutrição em Serviços de Alimentação e Como Se Destacar

É necessário saber se comunicar com sua clientela, passar confiança e credibilidade, sendo imprescindível o Marketing Pessoal na hora fazer a captação dos seus futuros clientes, além de fazer ser notado com uso de mídias sociais/internet. Também é fundamental saber “vender seu peixe” e mostrar a importância dos seus serviços, pois seu faturamento depende disso.

Para destacar-se nesse meio competitivo, não basta ter apenas formação superior. Para uma maior capacitação, é fundamental buscar especialização na área, cursos de atualização, palestras, leitura de artigos científicos e se atualizar conforme as legislações da área são alteradas.

Aqui na NUTMED, você encontra diversos cursos de atualização da área de Segurança Alimentar, Controle dos Processos Produtivos em Serviços de Alimentação e entre outros, oferecidos mensalmente, com o objetivo de tornar você um profissional de destaque!

Revisão: Nutricionista Clara Machado

Deixe um comentário

Veja também

Alimentação Coletiva

Gestão Financeira: DRE, Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial

Entenda a importância de se dominar as ferramentas e principais definições para um Gestão Financeira eficiente em Negócios e Serviços de Alimentação. Quando o assunto é gestão financeira, muitos profissionais que atuam com serviços de alimentação sentem aquele pequeno “arrepio” só de terem ouvido o tema. Pois é, neste artigo, vamos ajudar nutricionistas, gastrônomos e

Leia mais »
Alimentação Coletiva

Tipos de Processamento de Alimentos

O Guia Alimentar da População Brasileira tem dentre seus objetivos informar as recomendações nutricionais para se alcançar uma alimentação saudável, equilibrada e palatável. Em sua edição mais atual, 2014, apresenta de forma prática a estrutura dessa alimentação. A base da alimentação deve ser composta por alimentos frescos/in-natura (frutas, legumes) ou de caraterística minimamente processados (cereais

Leia mais »
Alimentação Coletiva

DIAF – 4 Passos básicos para a Estruturação do Projeto de Consultoria

Um Consultor tem a função de dar parecer, fornecer subsídio, sugerir e aconselhar e o bom consultor tem que ter know-how suficiente para analisar, conhecer e entender o mais rapidamente possível o negócio do cliente e suas necessidades. Um bom consultor precisa manter o foco em seus objetivos, caso contrário ele fugirá do seu principal

Leia mais »
Alimentação Coletiva

O Nutricionista na Hoteleria Marítma

A hotelaria marítima tem sido um campo de trabalho em constante crescimento para profissionais de Nutrição/Hotelaria. Trata-se de uma UAN “marítima”, ou seja, localizada em plataformas ou navios, com particularidades bem distintas da UAN on shore, devido ao confinamento ocasionado pela distância das Unidades para o litoral e dificuldade de acesso e por englobar o serviço

Leia mais »