Por Que Modelos de Negócios Importam?
Essa foi a questão que motivou a pesquisadora Joan Magretta a escrever o seu artigo, que leva o mesmo título, em inglês, na Harvard Business Review, uma prestigiada revista acadêmica voltada para negócios, em 2002.
Segundo a autora, todos os modelos de negócios começam com algum tipo de insight a respeito de uma motivação humana e termina em uma rica fonte de lucros. E que segmento seria mais profícuo ao lidar com motivações humanas do que a alimentação? Basta imaginarmos que a alimentação cobre necessidades que vão desde a alimentação básica, enquanto necessidade fisiológica de sobrevivência, culminando em questões de estilo e status, mas passando antes por temas funcionais, como nutrição esportiva, por exemplo.
Contar uma boa história é um ótimo começo
Para Magretta, o início da idealização de qualquer modelo de negócio se dá através de uma boa história a ser contada. Com isso a autora quer dizer que boas ideias normalmente são frutos de necessidades reais ou potenciais percebidas pelos seus idealizadores e, em assim sendo, deveriam poder ser expressas na forma de histórias, ou de uma boa narrativa acerca do porquê aquela ideia cobre algum tipo de desejo ou necessidade das pessoas. Em suma, uma justifica lúdica, porém fundamentada na realidade, acerca de como um certo negócio funciona visando atender a um mercado específico.
Números importam, não tenha medo deles!
O próximo passo, se é que se pode dizer que há uma sequência tão bem definida, seria traduzir a narrativa em números. Ou seja, modelar financeiramente a boa ideia que o empreendedor vislumbrou. Isso é importante porque, além de se atestar a viabilidade econômico-financeira do negócio, permite também conjecturar acerca de possíveis cenários, ou dinâmicas, que serão enfrentados. Sempre visando a melhor preparação no momento da execução, evitando surpresas.
Atenção aos testes críticos: Se tanto a narrativa quanto os números não passarem nos testes, não prossiga!
E quanto a estratégia?
Modelos de negócios consistem em sistemas, como as peças do negócio se encaixam juntas. Todavia, se implementados, inevitavelmente a empresa se deparará com competidores. E para lidar com essa situação precisará estar capacitada em estratégia, que é a disciplina que lida com esse tipo de dinâmica. Todavia, existem os casos onde o modelo de negócios é tão inovador que meche com as dinâmicas do próprio segmento como um todo. Nesses casos, a vantagem na competição está nas mãos desse novo “jogador”.
E você, já está pronto(a) para desenvolver o SEU modelo de negócios?!
Aqui na NUTMED/Ensine, você encontra diversos cursos de atualização da área de Segurança Alimentar, Controle dos Processos Produtivos em Serviços de Alimentação e entre outros com o objetivo de tornar você um profissional de destaque!