Por definição, o rótulo nutricional dos alimentos é toda descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento. Através da RDC 360/03, a ANVISA tornou obrigatória a rotulagem nutricional, com o objetivo de assegurar que o cliente tenha ciência daquilo que está sendo consumido. Nesse sentido, o Nutricionista que atua na elaboração da rotulagem nutricional de alimentos cumpre um importante papel de informar ao consumidor quanto às informações nutricionais de um produto.
Hoje com a maior exigência dos órgãos fiscalizadores e a preocupação do consumidor em saber sobre o que está sendo consumido, os fabricantes buscam cada vez mais profissionais capacitados para elaborar os rótulos nutricionais dos seus produtos, uma vez que as informações contidas neles têm impacto na preferência do consumidor.
Nutricionista Como o Profissional Mais Capacitado
A rotulagem nutricional, segundo a Lei nº 8234/1991, não é considerada atividade privativa do Nutricionista, podendo ser realizada por outros profissionais. Contudo, o Nutricionista é o profissional mais capacitado para realizar a elaboração do rótulo nutricional dos alimentos, estando ele apto para montar a tabela nutricional adequadamente, pois mais do que acesso à ficha técnica dos produtos e a leitura de qualquer guia, o responsável pela elaboração da rotulagem deve ter conhecimento sobre os nutrientes, os cálculos e as legislações vigentes. Além disso, o Nutricionista pode sugerir adições, alterações na fórmula e outras questões relacionadas à melhoria do produto.
Na prática, o Nutricionista pode fazer a rotulagem nutricional de alimentos tanto de forma autônoma, como Consultor de Alimentos para empresas, atuando com prazo determinado em serviços específicos de rotulagens, ou através de emprego fixo, já que várias empresas têm buscado profissionais aptos para a elaboração de rotulagem dos seus produtos.
Atualmente, observa-se uma maior tendência das empresas pela Consultoria, por ser mais vantajoso contratar serviços pontuais, sem gerar vínculo empregatício, sendo conveniente também para o Nutricionista, por diversos fatores:
-
Flexibilidade no dia a dia: Maior autonomia e flexibilidade na agenda do Nutricionista, pois o mesmo não atua exclusivamente em apenas em um local.
-
Alternativa no período de crise econômica: Para muitos Nutricionistas é uma alternativa na espera de uma vaga de emprego fixo em Serviços de Alimentação.
-
Oportunidade de aumentar o faturamento: Como o serviço é por contrato, recebendo por rótulo elaborado, quanto maior for sua rede de clientes, maior será seu faturamento mensal.
Desafios da Rotulagem Nutricional de Alimentos e Como se Destacar
Embora o Nutricionista seja o profissional mais apto para fazer uma rotulagem nutricional adequada, é necessário ressaltar a grande responsabilidade ao desempenhar tal função, visto que os órgãos fiscalizadores não admitem nenhum tipo de erro na elaboração do rótulo nutricional do produto. Qualquer tipo de infração é passível de multa e penalização tanto para a empresa, como para quem elaborou a rotulagem de forma incorreta.
Então, é fundamental que o profissional não se prenda somente aos conhecimentos da graduação, mas que busque a sua maior capacitação, através de cursos de atualização, palestras e que esteja atento também às alterações das legislações da área.
Quer aprender a fazer a elaboração de rótulos diante das regulamentações atuais e seus prognósticos para o futuro? Então faça sua inscrição HOJE no Curso em Rotulagem dos Alimentos de acordo com a legislação! Vagas Limitadas!
Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Negócios de Alimentação EAD
Não perca a oportunidade de alavancar a sua carreira e aprender com os melhores! Venha ser aluno Nutmed/Ensine!
Nutricionista Clara Machado