Segurança Alimentar x Segurança de Alimentos: Saiba a diferença entre esses dois termos

Compartilhe!

Sumário

Segurança Alimentar

Segurança Alimentar x Segurança de Alimentos: Saiba a diferença entre esses dois termos

Muito já se falou sobre as diferenças entre Segurança Alimentar e Segurança de Alimentos. Num primeiro instante, elas parecem ter o mesmo significado, mas seus conceitos são bem distintos. Hoje em dia, ainda nos deparamos com situações de confusão entre estes termos, às vezes pelos próprios profissionais da área de alimentação e nutrição ou por informações publicitárias equivocadas. Uma publicação nas redes sociais de network, referente à descrição de uma vaga de trabalho exemplifica de forma bem clara esta confusão, feita em geral por pessoas que trabalham em indústrias de alimentos, mas em setores de apoio e que não estão no mesmo contexto. A informação descrevia que o candidato deveria possuir conhecimento de Segurança Alimentar em FSSC 22000.

Segurança de Alimentos

A expressão “Segurança de Alimentos” vem do inglês “Food Safety” e refere-se à garantia da qualidade dos alimentos comercializados, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo destes. Ou seja, os mesmos são saudáveis, sem a presença de contaminantes químicos (como resíduos de agrotóxicos e metais pesados), físicos (partes de pedras e insetos, por exemplo) e biológicos (como bactérias), e não causam danos à saúde ou integridade do consumidor.

Devem ser implantados programas de gestão de qualidade e segurança de alimentos para garantir a comercialização de alimentos seguros. Todos os estabelecimentos que manipulam ou comercializam alimentos devem elaborar seu próprio Manual de Boas Práticas de Manipulação de acordo com as Portarias nº 1428, de 26 de novembro de 1993, nº 326, de 30 de julho de 1997 e RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004. Os funcionários devem estar treinados nos procedimentos operacionais de boas práticas de fabricação com foco na importância destes para a segurança do produto e consumidor. A cultura de Segurança de Alimentos deve ser disseminada claramente entre os colaboradores, sendo sempre apoiada pela alta direção das empresas.

Segurança Alimentar

Já o termo “Segurança Alimentar” vem do inglês “Food Security” e refere-se ao conceito de implantação de políticas públicas com o intuito de garantir a todas as pessoas, em todas as épocas e no mundo todo, o direito de acesso a alimentos em qualidade e quantidade apropriadas para uma vida saudável e ativa.

As crises geradas pelas duas guerras mundiais, quando grande parte da Europa não tinha condições de produzir seu próprio alimento por estar devastada, fez com que surgisse o termo segurança alimentar. Segundo estatísticas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), devido aos vários graus de pobreza, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso contínuo a alimentos. E destes, 852 milhões de pessoas estão na pobreza extrema e, por isto, sofrem de fome crônica.

Dados Importantes

Um informe do Palácio do Planalto comunicou que, segundo dados da ONU, o Brasil reduziu em 82,1% o número de pessoas subalimentadas no período de 2002 a 2014, comparado com as cinco nações mais populosas do mundo. Um outro relatório recente emitido pela FAO, recomenda medidas adicionais para que a meta de acabar com a fome no mundo até 2030 seja atingida, principalmente no que se refere à exploração de recursos naturais.

E aí você entendeu a diferença entre os dois termos?

Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Negócios de Alimentação EAD

Não perca a oportunidade de alavancar a sua carreira e aprender com os melhores! Venha ser aluno Nutmed/Ensine!

Veja também

5 dicas de Gestão da qualidade e segurança de alimentos para nutricionistas
Alimentação Coletiva

5 dicas de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos para Nutricionistas

         E se você se tornasse um especialista em gestão da qualidade e segurança de alimentos? Ter um conhecimento profundo da área poderá te colocar nas melhores Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) da sua região!          Por isso, fizemos um guia completo que ensina os principais métodos para garantir refeições saudáveis

Leia mais »
Nutrição e fertilidade
Alimentação Coletiva

Nutrição e Fertilidade: entenda essa importante relação

Nutrição e Fertilidade: Ei, nutri! Sabia que a sua profissão exerce um papel fundamental na saúde reprodutiva dos casais? A procura por um nutricionista especialista em fertilidade só cresce, pois está cada vez mais clara a importância de uma alimentação específica para facilitar a geração de filhos. Para entender qual conduta seguir na prática clínica

Leia mais »
Gestão Financeira
Alimentação Coletiva

Gestão Financeira: DRE, Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial

Entenda a importância de se dominar as ferramentas e principais definições para um Gestão Financeira eficiente em Negócios e Serviços de Alimentação. Quando o assunto é gestão financeira, muitos profissionais que atuam com serviços de alimentação sentem aquele pequeno “arrepio” só de terem ouvido o tema. Pois é, neste artigo, vamos ajudar nutricionistas, gastrônomos e

Leia mais »
processamento de alimentos
Alimentação Coletiva

Tipos de Processamento de Alimentos

O processamento de alimentos é uma atividade essencial na cadeia produtiva de alimentos em todo o mundo. É uma etapa crucial que transforma matérias-primas em produtos alimentares prontos para consumo. O processamento de alimentos pode envolver várias etapas, desde a limpeza e preparação dos ingredientes até o cozimento, desidratação, fermentação, embalagem e armazenamento. Objetivo do

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.