A rotulagem nutricional dos alimentos está passando por um processo de transformação, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros países a adaptar-se à rotulagem nutricional obrigatória como etapa da estratégia de saúde pública, para promoção da alimentação adequada e saudável, a necessidade de rótulos mais claros e informativos ao consumidor se faz necessária.
Diante deste cenário, um grupo de trabalho coordenado pela ANVISA foi criado com o objetivo de auxiliar na identificação dos problemas na transmissão de informações nutricionais, e na elaboração de alternativas que pudessem ajudar a melhorar a qualidade da rotulagem nutricional.
Qual a importância da Rotulagem Frontal?
A Rotulagem Frontal ganha força por apresentar-se de forma simples, ilustrativa e clara, atingindo a população de forma mais ampla, favorecendo até o entendimento por cidadãos com menor nível de escolaridade.
Abaixo podemos observar a proposta de Rotulagem Frontal.
Esse modelo de rotulagem proposto possui como pontos positivos a fácil identificação de ingredientes contidos em excesso e que causam malefícios a saúde, sendo apresentados na frente do rótulo em tamanho visível, muito diferente das pequenas letrinhas encontradas na maioria dos rótulos atuais.
Quer saber todos os detalhes e atualizações sobre o processo de rotulagem dos alimentos no Brasil? Não deixe de participar do curso de Rotulagem dos Alimentos no NUTMED dia 18 de julho, quarta-feira às 8:00. Desvendaremos todas as etapas do processo de rotulagem, com abordagem prática para que você nutricionista desenvolva mais essa habilidade em sua carreira.