Conheça as Principais Ferramentas de Gestão de Qualidade para Serviços de Alimentação

Conheça as Principais Ferramentas de Gestão de Qualidade para Serviços de Alimentação

Post do dia: 2019-10-24 16:24:46. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Alimentação Coletiva .

Hoje, o consumo alimentar fora do ambiente domiciliar atinge cerca de 40% dos brasileiros, que impulsiona o número de novos estabelecimentos de Serviço de Alimentação. Nesse cenário, cria-se um mercado não apenas mais competitivo, mas também torna maior o risco de contaminação dos alimentos e de incidência de surtos por DTA’s. Com a maior preocupação e a exigência em relação à qualidade das refeições e serviços oferecidos, aumenta a busca pela implementação do sistema de Gestão de Qualidade nos Serviços de Alimentação. 

A Gestão de Qualidade em Serviços de Alimentação é um sistema de gerenciamento que se baseia em um conjunto de atividades que visam entregar a coletividade, refeições seguras do ponto de vista qualitativo e higiênico e obter o sucesso da Organização. Contudo, para que um determinado processo/atividade seja realizado de forma eficiente/eficaz, o uso de ferramentas de gestão da qualidade pode facilitar o gerenciamento da unidade e impacta-la de forma positiva.

Ferramentas de Gestão de Qualidade

As ferramentas de Gestão de Qualidade são técnicas utilizadas para mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Elas permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões, a fim de facilitar a visualização e o entendimento dos problemas; sintetizar o conhecimento e as conclusões; permitir o conhecimento do processo, entre outras finalidades. A seguir as principais ferramentas de Gestão de Qualidade.

Cartas ou gráficos de Controle

É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo, em sequência ordenada pelo tempo, que determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle. Esta faixa é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média.

O objetivo dessa ferramenta é observar se o processo está dentro dos padrões e evidenciar quando há presença de causas comuns (causas inevitáveis e que tem relação com o sistema em questão) ou especiais (devem ser evitadas, por exemplo: falhas na equipe). Dessa forma, é possível aplicar medidas que corrijam essas variações indesejadas.

Diagrama de Ishikawa

É um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.  Esta ferramenta ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo. Na metodologia, todo problema tem causas específicas, e essas causas devem ser analisadas e testadas, uma a uma, a fim de comprovar qual delas está realmente causando o efeito (problema) que se quer eliminar. Também pode ser conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito.

Fluxograma

É uma ferramenta da qualidade utilizada para representar a sequência e interação das atividades do processo por meio de símbolos gráficos. Os símbolos proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, ajudando no seu entendimento e tornando a descrição do processo mais visual e intuitiva. Esta ferramenta aumenta a produtividade dos trabalhadores, pois a documentação do fluxo das atividades torna possível realizar melhorias e esclarece melhor o próprio fluxo de trabalho, sendo identificados os fatores problemáticos que não eram percebidos anteriormente, os quais poderão ser modificados para alcançar melhores resultados.

Diagrama de Pareto

É um gráfico que mostra, de forma clara e objetiva, onde estão os problemas mais críticos de uma empresa. Logo, se trata de um método muito útil para identificar pontos de melhoria e monitorar a qualidade dos processos. De acordo com o Diagrama de Pareto, os processos podem ser classificados como: 

  • Poucos-Vitais: processos que representam poucos problemas, mas que resultam em grandes perdas; 

  • Muitos-Triviais: processos que representam muitos problemas, mas que resultam em poucas perdas. 

  Com esta ferramenta é possível mensurar os efeitos que uma ação pode causar, conhecer quais problemas são mais graves e ordenar aqueles que devem ser resolvidos primeiro. O Diagrama de Pareto também é conhecido como curva ABC ou gráfico de Pareto

Folhas de verificação

É uma ferramenta utilizada para coletar dados, geralmente, em tempo real. Com ela, é possível coletar, organizar e até mesmo apresentar os resultados de várias coletas. Dessa forma, é mais simples analisar as variações de um processo por exemplo. A ideia é que seja um modelo de fácil preenchimento contendo vários itens a serem verificados rapidamente. Pode ser para checar processos de produção, para verificar e contar itens defeituosos ou mesmo para identificar as causas e a localização desses problemas.

PDCA

É um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos, no qual os passos utilizados são: Planejar, Fazer, Checar e Agir. 

Com a utilização dessa ferramenta, cada processo realizado origina-se em um novo processo até que o produto ou serviço chegue ao cliente. Com isso, o ciclo está constantemente se renovando e melhorando, pois cada etapa do processo é analisada. Sua utilização consiste no aprimoramento de atividades (como projetos e processos essenciais para o funcionamento da organização) e na solução de problemas, grandes ou pequenos, que atingem essas atividades.

Embora as ferramentas de qualidade contribuam para que um determinado processo seja realizado de forma eficiente/eficaz, é fundamental ressaltar a importância da capacitação do Nutricionista como gestor, para que essas ferramentas sejam aplicadas de maneira correta, pois senão corre-se o risco de ter resultados incorretos. 

Quer aprender como aplicar as Ferramentas de Gestão de Qualidade nos Serviços de Alimentação? Então faça sua inscrição HOJE no Curso de Atualização em Gestão da Qualidade Baseada nos Processos da Produção de Alimentos! Vagas limitadas!

 

Link de inscrição: https://nutmed.com.br/site/curso/gestao-da-qualidade-baseada-nos-processos-da-producao-de-alimentos-2019

Confira também outros cursos em: https://nutmed.com.br/site/cursos

Aqui na NUTMED você encontra diversos cursos de atualização de Nutrição, oferecidos presencialmente todo mês, e na plataforma online, com início imediato, com o objetivo de tornar, você, Nutricionista, um profissional de destaque! 

Atualiza-se com a Nutmed!

 

Nutricionista: Clara Machado 

 


Posts Relacionados

O Papel do Nutricionista Ambulatorial nos Cuidados Paliativos no Câncer

O Papel do Nutricionista Ambulatorial nos Cuidados Paliativos no Câncer

Diante da perspectiva do cenário mundial, o câncer é a segunda causa de morte,

→ Leia mais...
Importância dos Alimentos Antioxidantes para Corredores

Importância dos Alimentos Antioxidantes para Corredores

Hoje, com o aumento do número de provas e praticantes, a corrida de rua tornou-se uma das mo

→ Leia mais...
Como Identificar o Risco de Transtornos Alimentares?

Como Identificar o Risco de Transtornos Alimentares?

Como Identificar o Risco de Transtornos Alimentares? Os transtornos alimentares (TAs) são

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo