Conheça as Principais Ferramentas de Gestão de Qualidade para Serviços de Alimentação

Conheça as Principais Ferramentas de Gestão de Qualidade para Serviços de Alimentação

Post do dia: 2019-12-03 13:32:35. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Alimentação Coletiva .

Hoje, o consumo alimentar fora do ambiente domiciliar atinge cerca de 40% dos brasileiros, que impulsiona o número de novos estabelecimentos de Serviço de Alimentação. Nesse cenário, cria-se um mercado não apenas mais competitivo, mas também torna maior o risco de contaminação dos alimentos e de incidência de surtos por DTA’s. Com a maior preocupação e a exigência em relação à qualidade das refeições e serviços oferecidos, aumenta a busca pela implementação do sistema de Gestão de Qualidade nos Serviços de Alimentação. 

A Gestão de Qualidade em Serviços de Alimentação é um sistema de gerenciamento que se baseia em um conjunto de atividades que visam entregar a coletividade, refeições seguras do ponto de vista qualitativo e higiênico e obter o sucesso da Organização. Contudo, para que um determinado processo/atividade seja realizado de forma eficiente/eficaz, o uso de ferramentas de gestão da qualidade pode facilitar o gerenciamento da unidade e impacta-la de forma positiva.

Ferramentas de Gestão de Qualidade

As ferramentas de Gestão de Qualidade são técnicas utilizadas para mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Elas permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões, a fim de facilitar a visualização e o entendimento dos problemas; sintetizar o conhecimento e as conclusões; permitir o conhecimento do processo, entre outras finalidades. A seguir as principais ferramentas de Gestão de Qualidade.

Cartas ou gráficos de Controle

É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo, em sequência ordenada pelo tempo, que determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle. Esta faixa é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média.

O objetivo dessa ferramenta é observar se o processo está dentro dos padrões e evidenciar quando há presença de causas comuns (causas inevitáveis e que tem relação com o sistema em questão) ou especiais (devem ser evitadas, por exemplo: falhas na equipe). Dessa forma, é possível aplicar medidas que corrijam essas variações indesejadas.

Diagrama de Ishikawa

É um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.  Esta ferramenta ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo. Na metodologia, todo problema tem causas específicas, e essas causas devem ser analisadas e testadas, uma a uma, a fim de comprovar qual delas está realmente causando o efeito (problema) que se quer eliminar. Também pode ser conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito.

Fluxograma

É uma ferramenta da qualidade utilizada para representar a sequência e interação das atividades do processo por meio de símbolos gráficos. Os símbolos proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, ajudando no seu entendimento e tornando a descrição do processo mais visual e intuitiva. Esta ferramenta aumenta a produtividade dos trabalhadores, pois a documentação do fluxo das atividades torna possível realizar melhorias e esclarece melhor o próprio fluxo de trabalho, sendo identificados os fatores problemáticos que não eram percebidos anteriormente, os quais poderão ser modificados para alcançar melhores resultados.

Diagrama de Pareto

É um gráfico que mostra, de forma clara e objetiva, onde estão os problemas mais críticos de uma empresa. Logo, se trata de um método muito útil para identificar pontos de melhoria e monitorar a qualidade dos processos. De acordo com o Diagrama de Pareto, os processos podem ser classificados como: 

  • Poucos-Vitais: processos que representam poucos problemas, mas que resultam em grandes perdas; 

  • Muitos-Triviais: processos que representam muitos problemas, mas que resultam em poucas perdas. 

  Com esta ferramenta é possível mensurar os efeitos que uma ação pode causar, conhecer quais problemas são mais graves e ordenar aqueles que devem ser resolvidos primeiro. O Diagrama de Pareto também é conhecido como curva ABC ou gráfico de Pareto

Folhas de verificação

É uma ferramenta utilizada para coletar dados, geralmente, em tempo real. Com ela, é possível coletar, organizar e até mesmo apresentar os resultados de várias coletas. Dessa forma, é mais simples analisar as variações de um processo por exemplo. A ideia é que seja um modelo de fácil preenchimento contendo vários itens a serem verificados rapidamente. Pode ser para checar processos de produção, para verificar e contar itens defeituosos ou mesmo para identificar as causas e a localização desses problemas.

PDCA

É um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos, no qual os passos utilizados são: Planejar, Fazer, Checar e Agir. 

Com a utilização dessa ferramenta, cada processo realizado origina-se em um novo processo até que o produto ou serviço chegue ao cliente. Com isso, o ciclo está constantemente se renovando e melhorando, pois cada etapa do processo é analisada. Sua utilização consiste no aprimoramento de atividades (como projetos e processos essenciais para o funcionamento da organização) e na solução de problemas, grandes ou pequenos, que atingem essas atividades.

Embora as ferramentas de qualidade contribuam para que um determinado processo seja realizado de forma eficiente/eficaz, é fundamental ressaltar a importância da capacitação do Nutricionista como gestor, para que essas ferramentas sejam aplicadas de maneira correta, pois senão corre-se o risco de ter resultados incorretos. 

Aqui na NUTMED você encontra diversos cursos de atualização de Nutrição, oferecidos presencialmente todo mês, e na plataforma online, com início imediato, com o objetivo de tornar, você, Nutricionista, um profissional de destaque! 

Confira nossos cursos em: https://nutmed.com.br/site/cursos

Curso de Pós-Graduação Presencial MBA em Gestão de Negócios de Alimentação

https://www.nutmed.com.br/site/curso/mba-presencial-em-gestao-de-negocios-de-alimentacao-2020

Atualiza-se com a Nutmed!

 

Nutricionista: Clara Machado 

 


Posts Relacionados

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Atualmente sabemos que estar conectado às redes sociais cria um grande diferencial para o pr

→ Leia mais...
Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

A gravidez é um momento marcado por grandes transformações na vida de uma mulh

→ Leia mais...
Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

O controle higiênico-sanitário em uma linha de produção de alimentos &ea

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo