DIAF - 4 Passos básicos para a Estruturação do Projeto de Consultoria

DIAF - 4 Passos básicos para a Estruturação do Projeto de Consultoria
Alimentação Coletiva

19/11/2021

Um Consultor tem a função de dar parecer, fornecer subsídio, sugerir e aconselhar e o bom consultor tem que ter know-how suficiente para analisar, conhecer e entender o mais rapidamente possível o negócio do cliente e suas necessidades.

Um bom consultor precisa manter o foco em seus objetivos, caso contrário ele fugirá do seu principal alvo que é atender efetivamente seu cliente. Além disso, ele precisa de bom-senso e muita criatividade ao analisar os processos e as necessidades do cliente conseguindo encantá-lo. Exato, assim como encantar o cliente é um dos objetivos do marketing, um consultor também precisa encantar seu cliente, pois a consultoria é o seu produto de venda.

 

Etapas para Vender o seu Diagnóstico (Serviço de Consultoria)

Desta forma, a venda do diagnóstico é o primeiro passo para o projeto e este divide-se em:

  • Prospectar: processo que envolve a conquista de um cliente. A prospecção pode ser substituída pelo contato inicial.

  • Contatar: o contato inicial pode ser feito diretamente pelo cliente por indicação, trabalhos anteriores ou ainda em função de divulgação do consultor.

  • Contratar: um contrato é uma convenção, um acordo que se faz entre partes interessadas sob determinadas condições.

 

DIAF - Memorize estas 4 letrinha para garantir o sucesso de seus Projetos

Após a contratação, temos o próximo passo que é estruturar este projeto. Para que o projeto seja desempenhado com eficácia é fundamental que se sigam as seguintes etapas:

  • Diagnóstico

  • Implementação

  • Acompanhamento

  • Fechamento

Muitos consultores negligenciam as etapas de Acompanhamento e do Fechamento pois acham que sua obrigação vai até seus aconselhamentos para implementação, porém o acompanhamento é de suma importância uma vez que a própria rotina do dia a dia pode trazer a tona desvios. Quando um artista começa uma obra, mesmo que alguém ajude com a escolha das cores, os toques, detalhes e pinceladas que têm mais significado são aqueles dados pelo autor da obra. Por isso é importante que o Consultor não abandone sua obra, pois os contornos aplicados aos desvios são parte fundamental do fechamento.

 

Follow-up: o Combinado não (nunca) sai caro!

Antes do fechamento é interessante que se programe também uma reunião para revisar o que foi feito e o que será feito dali para frente, após o encerramento. Finalizando-se o projeto devemos lembrar que imprevistos podem vir a acontecer e o bom Consultor deve estar preparado para ações posteriores.


 


Posts Relacionados

Carências Nutricionais na Gestante

Carências Nutricionais na Gestante

Você já deve ter percebido em seu consultório como a demanda de cada gestante a

→ Leia mais...
Conheça as 10 Etapas na Elaboração do Cardápio em Serviços de Alimentação

Conheça as 10 Etapas na Elaboração do Cardápio em Serviços de Alimentação

A palavra CARDÁPIO é um termo unicamente brasileiro criado no século XIX por A

→ Leia mais...
Uso de Fitoterápicos na Nutrição Esportiva

Uso de Fitoterápicos na Nutrição Esportiva

Sabe-se que a atividade física provoca aumento da produção de radicais livres

→ Leia mais...
Prof. Marta Moeckel, PhD

Prof. Marta Moeckel, PhD


Nutricionista (São Camilo/SP) Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). Especialista em Qualidade de Alimentos (CBES) Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto de Psiquiatria/UFRJ. Professora e coordenadora do MBA em Gestão de Negócios de Alimentação e Nutrição do NUTMED Cursos de Nutrição. Professora convidada no curso MBA em Gestão de Restaurantes da Estácio. Consultora de projetos operacionais em Alimentação Coletiva. Conselheira do CRN4- Gestão 2019-2022.

→ Veja o Perfil Completo