ESPECIARIAS - Parte II: exemplos e uso prático

ESPECIARIAS - Parte II: exemplos e uso prático

Post do dia: 2017-10-13 11:50:43. Publicado 16/10/2017 por Equipe Nutmed Categoria: Alimentação Coletiva .

Como vimos em nosso último blog, as especiarias mudaram o rumo histórico gastronômico! Agora que você já conhece um pouco da história, vamos à parte prática. Além da classificação já apresentada em nosso blog ESPECIARIAS - Parte I, veremos abaixo outras classificações e dicas! Aprimore-sem, apimente-se!  

Especiarias e Classificações

1 - ESSÊNCIAS AROMATIZANTES OU FLAVORIZANTES

São soluções alcoólicas à base de álcool etílico, constituídas por:

  • Macerados de partes de plantas.
  • Óleos essenciais extraídos de flores, frutos, sementes.
  • Essências sintéticas: Baunilha, limão, anis, menta, amêndoas amargas, hortelã, maçã e outros.

2 - RESINAS

São substâncias pastosas ou sólidas que se obtém de forma natural a partir de uma secreção orgânica de certas plantas. Ex.: Licorice (alcaçuz), extraída da raiz, serve para:

  • Fabricação de licores e doces
  • Balas para controlar a tosse
  • Aplicações medicinais - tratamento de diversas doenças respiratórias

3 - GOMAS

Substâncias obtida de plantas marinhas, sementes de plantas terrestres, exsudados de plantas terrestres e processamento microbiológico. Assim, possuem as seguintes propriedades:

  • Espessantes e geleificantes,
  • Solúveis em água,
  • Podem ser provenientes de animais terrestres, marítimos ou de origem microbiana.

4 - Extratos

São obtidos por evaporação de caldos concentrados de: Aves, Carnes, Bacon, Malte, Mistura de hortaliças, Peixes, Camarão, Tomate, Extrato de tomate (Pasta concentrada, sal e açúcar), Polpa / Purê de tomate (Pasta menos concentrada, pouco sal e açúcar). 

*UMA CURIOSIDADE: você sabia que a noz moscada pode ser utilizada em preparações doces e salgadas? Mas, não exagere, pois em altas concentrações ela se torna alucinógena!!

 

AQUELE  TOQUE PARA AS REFEIÇÕES

E para te ajudar na utilização de algumas especiarias, segue abaixo uma breve lista que pesquisei para dar um novo realce em suas preparações. Mas lembre-se: use com moderação e não compre em grandes quantidades: 

  • Anis estrelado: porco, pato, peixes, frutos do mar, pães, biscoitos, doces, geleias e gelatinas. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas.
  • Bouquet garni: Usado para aromatizar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet e remova no final da preparação.
  • Manjericão: Suas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos . Fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela,tomate fresco.
  • Aipo ou salsão: Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos.
  • Cardamomo: sopas, picles, carnes de porco, fígado, peixes, pães, biscoitos, bolos e cremes. É utilizada no café árabe e para aromatizar licores.
  • Casca de laranja: Desidratada é ideal para pudins, mousses, bolos, biscoitos, molhos e sorvetes.
  • Curry: mistura de várias especiarias tais como: manjericão, coentro, gengibre, páprica, cominho, cúrcuma, pimenta-do-reino, cravo, canela, cardamomo e noz- moscada. É usado molhos, carnes, peixes, aves, sopas e pratos com ovos e queijos.
  • Herbes de Provence: mistura de ervas frescas ou secas como o tomilho, alecrim, louro, manjericão, segurelha e alfazema. Usada em molhos, para temperar salada, grelhados, carne de porco e de cordeiro.
  • Kümmel: pastas de queijo, chucrute, repolho, no preparo de carnes, aves assadas, sopas de legumes, saladas, marinados, biscoitos, patês, pães e bolos.
  • Páprica: A páprica doce é usada em carnes, peixes, sopas, canapés e molhos. A páprica picante é usada em peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos e no preparo do goulash.

 

Vamos experimentar? E mais uma coisa: COZINHAR É UMA CIÊNCIA! BOM APETITE!!!!


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo