FICHA TÉCNICA NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: POR QUE USÁ-LA?

FICHA TÉCNICA NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: POR QUE USÁ-LA?

Post do dia: 2018-04-13 08:49:58. Publicado 12/04/2018 por Equipe Nutmed Categoria: Alimentação Coletiva .

A importância da Ficha Técnica

Paradoxalmente ela é um dos temas mais desprezados e não entendidos durante o curso de graduação em Nutrição, e é o instrumento/ferramenta complementar imprescindível para a gestão das refeições preparadas/produzidas nos diferentes serviços de alimentação.

Sim, exatamente IMPRESCINDÍVEL, uma vez que ela pode se definir como recurso utilizado para garantir e manter o mesmo resultado final de uma mesma preparação e que esta seja fornecida com a mesma qualidade e aspectos sensoriais e até nutricionais, independente do profissional que execute a receita. Ou ainda como um mecanismo didático que auxilia as preparações, no levantamento e apuração dos custos, a ordenação (modo de fazer) do pré-preparo e preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação, rendimento, bem como permite avaliar se o serviço de alimentação dispõe de tempo hábil para a execução da mesma.

 

Padronizar e Criar Processos: tornar o de sempre, sempre!

A padronização é uma característica da Ficha Técnica considerada por muitos autores e poucos profissionais da área, imperativa. Pensando a respeito: Imagine-se chegando em uma rede de fast-food, da qual você já esteja acostumado, ou a um restaurante, buscando aquele sanduíche ou aquela refeição cuja apresentação sabor, aroma e para sua surpresa, OOPS, nada está como antes. Perceba, que esses exemplos, retratam exatamente a padronização, que pode ser entendida como qualidade, por muitos consumidores. Além disso com essa ferramenta é possível obter informações sobre per capita, fator de correção e cocção, composição centesimal em macro e micronutrientes da preparação, o rendimento e o número de porções da mesma, permitindo a determinação da composição nutricional, controle dos gêneros e cálculo do cardápio, pois são discriminados todos os ingredientes e os tipos de equipamentos a serem utilizados; são descritas todas as etapas e o tempo do processamento, bem como a ordem e as quantidades dos gêneros, além do detalhamento da técnica de preparo para cada uma das seleções,  controle financeiro de cada preparação e por fim a imagem da preparação para que não haja dúvidas de como ela deve ser apresentada. Pode-se dizer que a ficha técnica retrata o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) de um serviço e de uma preparação/prato.

 

Por que a Ficha Técnica é tão importante?

Importante retratar o seu impacto positivo no controle dos custos, visto que o Brasil, nas últimas décadas, vivencia mudanças na economia que fizeram com que os serviços de alimentação, que buscando manter sua permanência e sobrevivência no mercado cada vez mais competitivo e globalizado, passassem a disputar um lugar nesse mercado, não somente por meio dos seus produtos, mas também pela qualidade de seus serviços, para o gerenciamento e o controle de qualidade de alimentos.

A FTP não tem um modelo específico, devido a sua flexibilidade e objetivo do serviço de alimentação existindo, portanto, vários modelos e softwares que otimizem a sua execução. Mas com tantos benefícios, por que a Ficha Técnica não é utilizada de modo regular e permanente nos serviços de alimentação? Porque é primordial que se tenha o entendimento da elaboração e componentes dessa ferramenta, além de mitigar entraves relevantes para a sua implantação e implementação, tais como: pesar os ingredientes, padronizar os utensílios, transformar o peso dos ingredientes em medidas caseiras e, especialmente, sensibilizar e capacitar a equipe para sua execução. Nesse cenário o curso em proposição busca exatamente sanar, desmistificar, elucidar as dificuldades que permeiam os profissionais da área de maneira prática e informatizada, utilizado o programa da Microsoft Excel, para que as fichas ganhem caráter otimizado, dinâmico e interativo.

Então desafie-se! Venha entender com esse curso prático e dinâmico o quão fácil e eficaz é executar uma Ficha Técnica. Surpreenda seu gestor com resultados financeiros e seja o diferencial!

 


Posts Relacionados

Nutrição como um tratamento alternativo para as queixas do climatério

Nutrição como um tratamento alternativo para as queixas do climatério

Nos consultórios de Nutrição, as queixas do climatério pelas mulheres e

→ Leia mais...
Consultoria Técnica em Escolas

Consultoria Técnica em Escolas

Nos dias atuais, as crianças passam cada vez mais tempo nas salas de aulas, e consequentemen

→ Leia mais...
Entenda sobre os efeitos do uso contínuo de inibidores da bomba de prótons

Entenda sobre os efeitos do uso contínuo de inibidores da bomba de prótons

Hoje, os inibidores da bomba de prótons (IBPs) são uma das classes de medicamentos ma

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo