A hotelaria marítima tem sido um campo de trabalho em constante crescimento para profissionais de Nutrição/Hotelaria. Trata-se de uma UAN “marítima”, ou seja, localizada em plataformas ou navios, com particularidades bem distintas da UAN on shore, devido ao confinamento ocasionado pela distância das Unidades para o litoral e dificuldade de acesso e por englobar o serviço de catering. Atualmente o acesso as Unidades marítimas é feito através de aeronaves e/ou embarcações.
A palavra inglesa catering (do inglês cater: 'comprar provisões, providenciar um suprimento de comida preparada') designa o serviço de fornecimento de refeições coletivas, incluindo também itens correlatos como talheres, louça, toalhas, etc. O catering pode incluir também o fornecimento de mão-de-obra, equipamentos, serviços de limpeza etc.
O profissional responsável por liderar todos estes serviços é o nutricionista, mas ainda há unidades marítimas que possuem nesta função outros profissionais da área hoteleira.
Para ser um comissário é preciso ter formação na área de Nutrição/Hoteleira, conhecimento do offshore (algumas empresas exigem experiência outras apenas domínio das responsabilidades e perfil de liderança) e os cursos de:
e
O objetivo desses cursos é ensinar aos tripulantes como agir em situações de emergência. No entanto, a exigência dos cursos varia de acordo com o contrato estabelecido entre as partes.
O seguimento offshore garante uma remuneração diferenciada, onde o salário base é somado aos adicionais de embarque e garantem um bom retorno financeiro; sem contar a jornada de trabalho, onde a escala é de 14x14, ou seja, trabalha 14 dias (sendo 12 horas de trabalho e 12 horas de descanso) e folga 14 dias.
Para ter uma atuação de excelência, o líder precisa utilizar ferramentas eficazes na gestão de pessoas e processos. E para isso é fundamental conhecê-las e saber utilizá-las. Vejamos algumas delas:
Essas são algumas das ferramentas utilizadas no gerenciamento das Unidades marítimas. É de suma importância conhecer o ambiente e suas especificidades para escolher a melhor maneira de gerenciar e atender as expectativas dos clientes. Fique atento aos imprevistos, como por exemplo as condições climáticas. Elas podem impactar negativamente na sua gestão, pois dificultam a logística de pessoas e materiais, o que incide sobre a sua produção, mão de obra, volume de estoque; e tudo isso afeta a satisfação do seu cliente. Portanto, fique atento aos pequenos detalhes.
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