Por Quê Modelos de Negócios Importam?

Por Quê Modelos de Negócios Importam?

Post do dia: 2018-09-27 15:34:39. Publicado 27/09/2018 por Prof. Marta Moeckel, MSc Categoria: Alimentação Coletiva .

Essa foi a questão que motivou a pesquisadora Joan Magretta a escrever o seu artigo, que leva o mesmo título, em inglês, na Harvard Business Review, uma prestigiada revista acadêmica voltada para negócios, em 2002.

Segundo a autora, todos os modelos de negócios começam com algum tipo de insight a respeito de uma motivação humana e termina em uma rica fonte de lucros. E que segmento seria mais profícuo ao lidar com motivações humanas do que a alimentação? Basta imaginarmos que a alimentação cobre necessidades que vão desde a alimentação básica, enquanto necessidade fisiológica de sobrevivência, culminando em questões de estilo e status, mas passando antes por temas funcionais, como nutrição esportiva, por exemplo.

Contar uma boa história é um ótimo começo

Para Magretta, o início da idealização de qualquer modelo de negócio se dá através de uma boa história a ser contada. Com isso a autora quer dizer que boas ideias normalmente são frutos de necessidades reais ou potenciais percebidas pelos seus idealizadores e, em assim sendo, deveriam poder ser expressas na forma de histórias, ou de uma boa narrativa acerca do porquê aquela ideia cobre algum tipo de desejo ou necessidade das pessoas. Em suma, uma justifica lúdica, porém fundamentada na realidade, acerca de como um certo negócio funciona visando atender a um mercado específico.

Números importam, não tenha medo deles!

O próximo passo, se é que se pode dizer que há uma sequência tão bem definida, seria traduzir a narrativa em números. Ou seja, modelar financeiramente a boa ideia que o empreendedor vislumbrou. Isso é importante porque, além de se atestar a viabilidade econômico-financeira do negócio, permite também conjecturar acerca de possíveis cenários, ou dinâmicas, que serão enfrentados. Sempre visando a melhor preparação no momento da execução, evitando surpresas.

Atenção aos testes críticos: Se tanto a narrativa quanto os números não passarem nos testes, não prossiga!

E quanto a estratégia?

Modelos de negócios consistem em sistemas, como as peças do negócio se encaixam juntas. Todavia, se implementados, inevitavelmente a empresa se deparará com competidores. E para lidar com essa situação precisará estar capacitada em estratégia, que é a disciplina que lida com esse tipo de dinâmica. Todavia, existem os casos onde o modelo de negócios é tão inovador que meche com as dinâmicas do próprio segmento como um todo. Nesses casos, a vantagem na competição está nas mãos desse novo “jogador”.

E você, já está pronto (a) para desenvolver o SEU modelo de negócios?!


Posts Relacionados

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Personal Diet: Por onde começar?

Personal Diet: Por onde começar?

Personal Diet é caracterizado por um modelo de atendimento domiciliar, que se baseia em um a

→ Leia mais...
Prof. Marta Moeckel, MSc

Prof. Marta Moeckel, MSc

Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro Doutoranda em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - HCTE - UFRJ Especialista em Qualidade de Alimentos pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Professora convidada no curso MBA em Gestão de Negócio de Alimentação da NutMed/ Fac Redentor. Professora do Curso NutMed Preparatório Geral e Residência (ASA). Professora convidada no curso MBA em Gestão de Restaurantes da Estácio. Instrutora da VISA RJ/SINDIRIO em higiene e manipulação de alimentos. Consultora de projetos operacionais em alimentação coletiva

→ Veja o Perfil Completo