Carboidratos: aliados na atividade física

Carboidratos: aliados na atividade física

Post do dia: 2018-04-13 09:22:16. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

O carboidrato é um dos nutrientes mais importantes para se alcançar o resultado esperado com a prática de exercícios físicos.  E o motivo é muito claro: eles são a nossa principal fonte de energia.

 

Por isso, atenção nutricionistas: é muito importante compreender as funções dos carboidratos para uma orientação adequada aos desportistas e atletas.

 

Lembrando que a orientação dietética é parte fundamental para o sucesso na rotina de treinamentos.

 

Orientações para a alimentação antes dos treinos

 

As evidências científicas sugerem que atletas de diferentes modalidades esportivas, sejam aeróbias ou anaeróbias, não consomem as quantidades necessárias de carboidratos para a prática de exercício físico. Por isso, o papel do nutricionista como coaching é muito importante.

 

Antes de iniciar exercícios físicos é importante verificar se as necessidades nutricionais diárias estão sendo atingidas. O jejum frequentemente ocasiona mal estar, que pode, inclusive, levar a interrupção dos treinos ou, no mínimo, a queda da intensidade.

 

Outro ponto a ser observado é a refeição pré treino imediata, pois os diferentes índices glicêmicos (como os alimentos ricos em carboidratos que exercem influência na glicemia) podem afetar benéfica ou adversamente o praticante de atividade física.

 

Dessa forma, a recomendação é priorizar carboidratos de baixo índice glicêmico antes dos exercícios, a fim de evitar hipoglicemia reativa (ou de rebote), redução da mobilização de ácidos graxos nos tecidos, além observar sinais e sintomas adversos, como enjoos.

 

Quando o consumo de carboidratos durante o exercício se faz necessário?

 

De acordo com estudos científicos recentes, o consumo de carboidrato pode ser mais efetivo durante atividades prolongadas.

 

O consumo de carboidratos durante a prática de exercícios físicos é ainda mais importante quando atletas iniciam a atividade em jejum, quando estão sob restrição alimentar visando a perda de peso ou quando os estoques corporais de carboidratos estejam reduzidos ao início da atividade.

 

Nestes casos, a suplementação de carboidratos pode aumentar o rendimento durante atividades com 60 minutos ou mais de duração.

 

Alimentação pós-treino

 

Após a atividade física, a recomendação mais adequada é combinar alimentos ou suplementos que contenham carboidratos e proteínas, para garantir uma boa recuperação muscular e ressíntese de glicogênio, e manutenção da glicemia.

 

Em geral, a ingestão de alimentos deve acontecer logo nas primeiras 2 horas após o treino para garantir um aumento dos estoques de glicogênio.

 

Mas é importante destacar que as quantidades totais de alimentos consumidos nesse período devem ser planejadas de acordo com as preferências individuais, necessidades e objetivos.

 

Para saber mais sobre Nutrição Esportiva, clique aqui e inscreva-se em nosso curso de Introdução à Nutrição Esportiva!


Posts Relacionados

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Atualmente sabemos que estar conectado às redes sociais cria um grande diferencial para o pr

→ Leia mais...
Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

A gravidez é um momento marcado por grandes transformações na vida de uma mulh

→ Leia mais...
Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

O controle higiênico-sanitário em uma linha de produção de alimentos &ea

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo