Carboidratos: aliados na atividade física

Carboidratos: aliados na atividade física

Post do dia: 2018-04-13 09:22:16. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

O carboidrato é um dos nutrientes mais importantes para se alcançar o resultado esperado com a prática de exercícios físicos.  E o motivo é muito claro: eles são a nossa principal fonte de energia.

 

Por isso, atenção nutricionistas: é muito importante compreender as funções dos carboidratos para uma orientação adequada aos desportistas e atletas.

 

Lembrando que a orientação dietética é parte fundamental para o sucesso na rotina de treinamentos.

 

Orientações para a alimentação antes dos treinos

 

As evidências científicas sugerem que atletas de diferentes modalidades esportivas, sejam aeróbias ou anaeróbias, não consomem as quantidades necessárias de carboidratos para a prática de exercício físico. Por isso, o papel do nutricionista como coaching é muito importante.

 

Antes de iniciar exercícios físicos é importante verificar se as necessidades nutricionais diárias estão sendo atingidas. O jejum frequentemente ocasiona mal estar, que pode, inclusive, levar a interrupção dos treinos ou, no mínimo, a queda da intensidade.

 

Outro ponto a ser observado é a refeição pré treino imediata, pois os diferentes índices glicêmicos (como os alimentos ricos em carboidratos que exercem influência na glicemia) podem afetar benéfica ou adversamente o praticante de atividade física.

 

Dessa forma, a recomendação é priorizar carboidratos de baixo índice glicêmico antes dos exercícios, a fim de evitar hipoglicemia reativa (ou de rebote), redução da mobilização de ácidos graxos nos tecidos, além observar sinais e sintomas adversos, como enjoos.

 

Quando o consumo de carboidratos durante o exercício se faz necessário?

 

De acordo com estudos científicos recentes, o consumo de carboidrato pode ser mais efetivo durante atividades prolongadas.

 

O consumo de carboidratos durante a prática de exercícios físicos é ainda mais importante quando atletas iniciam a atividade em jejum, quando estão sob restrição alimentar visando a perda de peso ou quando os estoques corporais de carboidratos estejam reduzidos ao início da atividade.

 

Nestes casos, a suplementação de carboidratos pode aumentar o rendimento durante atividades com 60 minutos ou mais de duração.

 

Alimentação pós-treino

 

Após a atividade física, a recomendação mais adequada é combinar alimentos ou suplementos que contenham carboidratos e proteínas, para garantir uma boa recuperação muscular e ressíntese de glicogênio, e manutenção da glicemia.

 

Em geral, a ingestão de alimentos deve acontecer logo nas primeiras 2 horas após o treino para garantir um aumento dos estoques de glicogênio.

 

Mas é importante destacar que as quantidades totais de alimentos consumidos nesse período devem ser planejadas de acordo com as preferências individuais, necessidades e objetivos.

 

Para saber mais sobre Nutrição Esportiva, clique aqui e inscreva-se em nosso curso de Introdução à Nutrição Esportiva!


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo