Nutricionista, que tal ser consultor em serviços de alimentação?

Nutricionista, que tal ser consultor em serviços de alimentação?

Post do dia: 2018-04-13 09:22:48. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Em um mercado cada vez mais competitivo, os negócios de alimentação estão buscando o seu diferencial para se manter em crescimento e se adequar às legislações vigentes. E é aí que entra a importância da presença de um nutricionista capacitado nesse tipo de negócio para garantir a sua credibilidade.

Capacitado porque, para trabalhar como consultor em negócios de alimentação, não basta que o nutricionista tenha apenas conhecimento técnico na área de Nutrição. Ele precisa ter conhecimentos em outras áreas, como em liderança de pessoas, planejamento e monitoramento financeiro, contratos, legislação e outras habilidades, com o objetivo de desenvolver esse trabalho com sucesso.

E se você é nutricionista e deseja ingressar nessa área, reunimos as principais dúvidas sobre serviços de alimentação, e uma delas pode ser a sua. Confira!

Qual a diferença entre o profissional consultor e assessor em serviços de alimentação?

A consultoria e assessoria são formas de prestação de serviço com características específicas, sendo o objeto da prestação de serviço pontual e bem definido em contrato.

O consultor é contratado para realizar um diagnóstico, identificar falhas ou melhorias possíveis e indicar ao empresário alternativas para a solução de determinado problema, chegando até a indicar profissionais ou empresas que possam auxiliar no processo de implantação da solução, mas não participa diretamente das atividades de implantação em si. O que não o impede de acompanhar e verificar os resultados.

Já o assessor, é contratado para entregar uma solução pronta, como se o trabalho dele fosse um segundo passo após a consultoria. O assessor tanto pode iniciar os trabalhos a partir de um diagnóstico realizado por uma consultoria (ou pelo próprio empresário), quanto pode começar do zero e passar por toda fase de diagnóstico e planejamento da solução.

Quem pode ser um consultor ou assessor na área de alimentação coletiva?

De acordo com a Lei n° 8.234/91 que regulamenta a profissão, Auditoria, Consultoria e Assessoria em Nutrição e Dietética são atividades privativas dos nutricionistas, sendo vedadas ao Técnico em Nutrição e Dietética ou quaisquer outros profissionais. Envolvem:

[...] planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição; assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

No entanto, atividades descritas no Art. 4º, também podem ser realizadas por engenheiros químicos de alimentos, microbiologistas, bioquímicos, biólogos e médicos-veterinários. Essas atividades se referem ao gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios; assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição; controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios; atuação em marketing na área de alimentação e nutrição; participação em inspeções sanitárias relativas a alimentos; análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados.

O nutricionista consultor pode assumir a responsabilidade técnica de um estabelecimento?

O Responsável Técnico (RT) é um profissional que detém conhecimentos e habilidades específicas, que o qualificam para ser responsável pelas técnicas adotadas em serviços de alimentação e nutrição. Responde técnica, disciplinarmente e integralmente, de forma ética, civil e penal pelas atividades de alimentação e nutrição nas empresas/entidades que desempenha tal função. O nutricionista que atua como responsável técnico deverá exercer todas as atribuições definidas na área de alimentação e nutrição, especificamente para alimentação coletiva: Planejamento, Coordenação, Direção, Supervisão e Avaliação.  Essas atribuições exigem tempo quase integral, portanto, não cabe ao nutricionista consultor ou assessor assumir responsabilidade técnica pelo serviço de determinada empresa/instituição. A RT é exercida por meio de contrato CLT ou contrato de serviço autônomo com prazo indeterminado.

Qual o perfil do profissional que quer trabalhar nessa área? Que expertises ele precisa ter?

Entre as competências necessárias salienta-se:

 

· Capacidade diagnóstica e de análise;

· Ter visão do detalhe, mas sem perder o entendimento do todo;

· Capacidade para lidar com imprevistos e com vários projetos ao mesmo tempo;

· Ter humildade para ficar na retaguarda do processo e ter maturidade para implantar soluções viáveis e criativas;

· Facilidade para trabalhar em equipe e se integrar com facilidade ao grupo;

· Liderança. A chave para uma liderança eficaz é a relação que se estabelece com a equipe, construindo relações de confiança entre líderes e liderados. Quando existe confiança entre líder e equipe, a comunicação flui, os erros são valorizados como aprendizagem e há mais abertura para sugestões e reclamações. O líder tem que agir raciocinando que é mais fácil chegar ao topo da montanha escalando juntos.

 

E se você está buscando se atualizar nessa área, confira o nosso Curso de Atualização O Nutricionista em Consultoria e Assessoria em Serviços de Alimentação

 

 

 


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo