Terapia nutricional enteral: conheça essa via de alimentação!

Terapia nutricional enteral: conheça essa via de alimentação!

Post do dia: 2018-04-13 09:23:49. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Alguns pacientes precisam de cuidados especiais em relação a sua dieta e isso pode ter diversas causas: desnutrição, impossibilidade de ingestão de alimentos por via oral, necessidade de complementação na dieta, situação de risco nutricional, entre outros fatores. Para casos como esses, que são bastante específicos, é comum utilizar a terapia nutrição enteral, um meio de nutrição que substitui ou complementa a nutrição tradicional.

O objetivo é atender os pacientes que estão impossibilitados de ingerir alimentos por via oral para que possam ter uma alimentação equilibrada, com a quantidade ideal de carboidratos, gorduras, minerais, proteínas e vitaminas. Nesses casos, a alimentação é feita por sonda, onde o alimento se encontra em composição líquida ou em pó a ser reconstituído em água.

Para administra-la, porém, é importante que nós, nutricionistas, trabalhemos em conjunto com a equipe multiprofissional, que geralmente é composta por médico, enfermeiro, farmacêutico, além de quaisquer outros envolvidos no cuidado integral e integrado do paciente. Isso porque, o engajamento dessa equipe é essencial para se alcançar o resultado esperado na administração da dieta.

Confira em quais casos a terapia é contraindicada

1 - Obstrução intestinal

2 - Íleo paralítico

3 - Instabilidade hemodinâmica

4 - Sangramentos do trato gastrointestinal

5 - Vômitos ou diarreias frequentes

6 - Fístulas intestinais

7 - Pancreatite grave

8 - Inflamações do trato gastrointestinal

Conheça os cuidados necessários ao administrar a dieta

- A sonda deve está bem fixada no nariz do paciente;

- A dieta deve ser sempre administrada lentamente para evitar qualquer problema como diarreias, gases, náuseas ou vômito;

- Os horários para administração da dieta devem ser semelhantes aos horários das refeições normais: café da manhã, almoço, jantar, ceia e lanches;

- Para receber a dieta, o paciente deve estar sentado no leito, formando um ângulo de 45° (no mínimo) em relação à cama. Ele deve ficar nesta posição durante o recebimento da dieta e por mais 30 minutos após o término dela. Esta posição é extremamente importante, pois impede que o paciente se engasgue com a dieta e que ela se dirija ao pulmão;

- Se o paciente apresentar náusea, tosse excessiva, dificuldade respiratória ou qualquer alteração, suspenda imediatamente a dieta e entre em contato com o médico para orientação;

- Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico;

- E o mais importante: a sonda deve ser limpa diariamente, por isso, use gaze, água e álcool ou sabonete suave para limpar sua parte externa. E não se esqueça de secar bem após a limpeza.

Gostou? Então não perca tempo e clique aqui para se inscrever no nosso curso de atualização em Terapia Nutricional Enteral!


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo