Terapia nutricional enteral: conheça essa via de alimentação!

Terapia nutricional enteral: conheça essa via de alimentação!

Post do dia: 2018-04-13 09:23:49. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Alguns pacientes precisam de cuidados especiais em relação a sua dieta e isso pode ter diversas causas: desnutrição, impossibilidade de ingestão de alimentos por via oral, necessidade de complementação na dieta, situação de risco nutricional, entre outros fatores. Para casos como esses, que são bastante específicos, é comum utilizar a terapia nutrição enteral, um meio de nutrição que substitui ou complementa a nutrição tradicional.

O objetivo é atender os pacientes que estão impossibilitados de ingerir alimentos por via oral para que possam ter uma alimentação equilibrada, com a quantidade ideal de carboidratos, gorduras, minerais, proteínas e vitaminas. Nesses casos, a alimentação é feita por sonda, onde o alimento se encontra em composição líquida ou em pó a ser reconstituído em água.

Para administra-la, porém, é importante que nós, nutricionistas, trabalhemos em conjunto com a equipe multiprofissional, que geralmente é composta por médico, enfermeiro, farmacêutico, além de quaisquer outros envolvidos no cuidado integral e integrado do paciente. Isso porque, o engajamento dessa equipe é essencial para se alcançar o resultado esperado na administração da dieta.

Confira em quais casos a terapia é contraindicada

1 - Obstrução intestinal

2 - Íleo paralítico

3 - Instabilidade hemodinâmica

4 - Sangramentos do trato gastrointestinal

5 - Vômitos ou diarreias frequentes

6 - Fístulas intestinais

7 - Pancreatite grave

8 - Inflamações do trato gastrointestinal

Conheça os cuidados necessários ao administrar a dieta

- A sonda deve está bem fixada no nariz do paciente;

- A dieta deve ser sempre administrada lentamente para evitar qualquer problema como diarreias, gases, náuseas ou vômito;

- Os horários para administração da dieta devem ser semelhantes aos horários das refeições normais: café da manhã, almoço, jantar, ceia e lanches;

- Para receber a dieta, o paciente deve estar sentado no leito, formando um ângulo de 45° (no mínimo) em relação à cama. Ele deve ficar nesta posição durante o recebimento da dieta e por mais 30 minutos após o término dela. Esta posição é extremamente importante, pois impede que o paciente se engasgue com a dieta e que ela se dirija ao pulmão;

- Se o paciente apresentar náusea, tosse excessiva, dificuldade respiratória ou qualquer alteração, suspenda imediatamente a dieta e entre em contato com o médico para orientação;

- Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico;

- E o mais importante: a sonda deve ser limpa diariamente, por isso, use gaze, água e álcool ou sabonete suave para limpar sua parte externa. E não se esqueça de secar bem após a limpeza.

Gostou? Então não perca tempo e clique aqui para se inscrever no nosso curso de atualização em Terapia Nutricional Enteral!


Posts Relacionados

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Atualmente sabemos que estar conectado às redes sociais cria um grande diferencial para o pr

→ Leia mais...
Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

A gravidez é um momento marcado por grandes transformações na vida de uma mulh

→ Leia mais...
Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

O controle higiênico-sanitário em uma linha de produção de alimentos &ea

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo