A importância do cuidado nutricional durante a gravidez

A importância do cuidado nutricional durante a gravidez

Post do dia: 2018-04-13 09:24:22. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

A gestação é um momento mágico, porém, preocupante para muitas mães. Afinal, a maioria das gestantes tem dúvidas quanto ao cuidado nutricional durante a gravidez. Nesse período, a atenção com a alimentação deve ser redobrada, uma vez que ela implica diretamente no perfeito desenvolvimento do feto. Além disso, o suporte nutricional adequado contribui para a prevenção de doenças nas demais fases da vida do ser humano, uma vez que esses períodos são janelas críticas para o desenvolvimento.

Dessa maneira, nós, nutricionistas, temos um papel fundamental na orientação adequada às gestantes e na promoção de uma gravidez saudável e equilibrada.

Mas, você sabe de que forma a alimentação da mãe influencia na saúde do bebê?

O aumento excessivo de peso durante a gestação, por exemplo, pode trazer complicações, como o diabetes gestacional, hipertensão, intolerância a glicose, aumento da gordura visceral e hiperfagia, prolongando também os riscos na vida adulta do bebê.

O ganho de peso na gestação, portanto, deve ser suficiente para promover o desenvolvimento fetal completo e também para armazenar nutrientes adequados no organismo materno para o aleitamento. Não é recomendado que as mulheres percam peso durante a gravidez, independente do seu Índice de Massa Corporal (IMC) antes de engravidar.

O Institute of Medicine (IOM) recomenda as seguintes faixas de ganho de peso ideal durante a gestação:

No caso de gestação de feto único, o ganho de peso (Kg) recomendado é:

- Gestantes com baixo peso pré-gestacional: 15,0kg (média);

- Gestantes com peso adequado pré-gestacional (eutróficas): 12,5Kg (média);

- Gestantes com sobrepeso pré-gestacional: 9,0Kg (média);

- Gestantes com obesidade pré-gestacional: 7,0Kg (média).

No caso de gestação múltipla (dois ou mais fetos), o ganho de peso também dependerá do estado nutricional pré-gestacional, podendo variar de 11,0 Kg (obesidade pré-gestacional) a 27,9 Kg (baixo peso pré-gestacional).

Por outro lado, o ganho de peso insuficiente pode acarretar no nascimento de bebês de baixo peso e mais frágeis, pouco resistentes a infecções. E é aqui que entra a importância do acompanhamento nutricional profissional: a gestante pode tirar dúvidas a respeito da melhor alimentação durante esse período e suas principais dificuldades, além de ser orientada sobre a forma correta de amamentar seu bebê.

Saiba quais são os nutrientes mais importantes durante a gestação!

Em relação aos nutrientes, o Ministério da Saúde recomenda especial atenção ao ferro e à vitamina B9 (mais conhecida como ácido fólico), que devem ser suplementados ao longo de toda a gestação. Confira a atuação de cada um deles

FERRO: Esse mineral é fundamental para o desenvolvimento físico e mental do feto, da capacidade cognitiva, aprendizagem, concentração e memorização.

ÁCIDO FÓLICO: O nutriente é essencial para o desenvolvimento do tubo neural do feto. Além disso, o ácido fólico também é responsável por ajudar na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como diminuir o risco de pré-eclâmpsia durante a gravidez.

O recomendado é que a gestante tenha acompanhamento nutricional desde o pré-natal, para avaliação do estado nutricional, detecção de possíveis inadequações dietéticas e realização da educação alimentar e nutricional. As consultas devem ser iniciadas, preferencialmente, no primeiro trimestre da gestação.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre os cuidados nutricionais da gestante? Então inscreva-se agora em nosso curso de atualização em Atendimento Nutricional da Gestante: o passo a passo! Clique AQUI

 

 


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo