Tudo o que você precisa saber sobre destoxificação!

Tudo o que você precisa saber sobre destoxificação!

Post do dia: 2018-04-13 09:24:48. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Diariamente circulam em nosso organismo uma série de substâncias tóxicas que precisam ser eliminadas ou inativadas. A esse processo chamamos de destoxificação. Mas, você sabe dizer de onde vêm essas substâncias? E por que precisam ser eliminadas?

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Algumas delas serão esclarecidas nesse post. Confira!

Destoxificação: um processo natural

A destoxificação é um processo biológico que busca reduzir os impactos negativos das toxinas no organismo. Mas como isso é possível? Simples, basta transformar as substâncias tóxicas em substâncias mais solúveis para que possam ser eliminadas, principalmente, pela urina ou bile e, em menor, escala pelo suor e lágrimas.

De onde vêm essas substâncias tóxicas?

As substâncias podem ser de origem interna: desequilíbrios metabólicos, microbiota intestinal (conjunto de bactérias que habitam o intestino humano) ou polimorfismos genéticos (alterações nos genes que podem influenciar o metabolismo).

E também externa: medicamentos, álcool, alergênicos (substâncias de diferentes origens que podem desencadear reações alérgicas), metabólitos (compostos provenientes do metabolismo endógeno), aditivos alimentares, corantes, adoçantes, conservantes, poluentes do ar, migrantes de embalagens (compostos químicos presentes nas embalagens que podem migrar para os alimentos), produtos químicos utilizados em casa, metais pesados, entre outros.

Quando o organismo sente sobrecarga nas vias de destoxificação, ele pode refletir isso em sintomas, como, por exemplo, fadiga, inchaço, dores de cabeça, indigestão, constipação, tonturas, depressão, dores musculares, entre outros.

Por isso, é muito importante orientar os pacientes sobre a necessidade de manter uma dieta equilibrada, fugindo de alimentos que geralmente contêm essas toxinas.

Qual é a melhor forma de cuidar desse paciente?

Pacientes que possuem uma alimentação desequilibrada, rica em alimentos industrializados, agrotóxicos e aditivos alimentares tendem a reduzir a capacidade destoxificante do organismo. Por isso, é fundamental que seja feita uma dieta de destoxificação, além da inclusão de alimentos destoxificantes na alimentação diária.

Uma dieta de destoxificação tem como objetivo, portanto, retirar a carga tóxica do organismo e, com isso, auxiliar na prevenção de doenças. Vale frisar que essa dieta não cura doenças e, sim, reequilibra o organismo, devolvendo sua capacidade para exercer suas funções.

Confira quais alimentos podem contribuir no processo de destoxificação

Os alimentos que possuem maior potencial de destoxificação são aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras, preferencialmente sem aditivos químicos e agrotóxicos. Frutas, verduras e água são fortes aliados nesse processo.

Podemos incluir também no grupo dos alimentos com capacidade de destoxificação o alho e a cebola, os vegetais crucíferos (brócolis, couve e repolho, por exemplo), alimentos ricos em fibras como frutas e cereais integrais, além de nozes, sementes e castanhas.

Quer aprofundar seus conhecimentos em destoxificação? Então não perca tempo e inscreva-se agora em nosso Curso de Atualização em Nutrição e Destoxificação! CLIQUE AQUI e garanta já a sua vaga!


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo