Nutrição Esportiva e a Importância do Planejamento Dietético

Nutrição Esportiva e a Importância do Planejamento Dietético

Post do dia: 2018-04-13 09:27:05. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

O objetivo da Nutrição Esportiva

O planejamento dietético de um praticante de atividade física é fundamental para garantir rendimento adequado e sucesso na modalidade esportiva. Assim, primeiramente devemos ter em mente que as recomendações nutricionais são diferentes para cada modalidade esportiva, bem como as características bioquímicas e fisiológicas de cada indivíduo.

O objetivo na Nutrição Esportiva é auxiliar no equilíbrio das necessidades energéticas do indivíduo, oferecer os nutrientes básicos e importantes a cada modalidade esportiva, bem como atuar com recursos ergogênicos e suplementos, de forma a possibilitar uma recuperação mais rápida e adequada.

 

 

Como podemos calcular as necessidades nutricionais do praticamente de atividades físicas?

Uma das formas de calcular as necessidades nutricionais é com base nos equivalentes metabólicos (MET).  MET é a abreviação de metabolic equivalente task, ou Equivalente Metabólico da Tarefa, relacionado ao consumo de oxigênio (3,5 ml/kg/min) aplicado a cada atividade.
Baseado nisso é atribuído um MET para cada tipo de exercício físico, e ele varia de acordo com a intensidade da prática. Assim, a corrida a 15km/h possui um MET superior à corrida a 8km/h.

No cálculo por METs, leva-se em consideração o peso do indivíduo, o tempo de atividade e o MET da atividade (gasto energético = MET x Peso x tempo de prática da atividade em horas), por exemplo, um atleta do sexo masculino com peso de 75 kg que se propõe a andar de bicicleta pelo período de 1 hora.

O MET para andar de bicicleta de forma intensa é 10,0. Através da fórmula: 10,0 x 75 x 1 = 750 calorias queimadas nesta atividade.

 

 

E como seria o cálculo de dietas em Nutrição Esportiva?

Primeiro o cliente deve preencher um diário de atividade diária (que inclui horas de sono, de prática esportiva e de horas rotineiras). Deve-se sempre calcular a Taxa Metabólica de Repouso inicialmente, dividindo a mesma por 24 horas. Lembrando que para cálculo da Taxa Metabólica de Repouso leva-se em consideração o peso, a altura, a idade e o sexo do cliente.

Após isso, calcula-se o gasto nos dias que realiza atividade física, bem como nos dias que não realiza. Pode-se realizar a restrição ou acréscimo energético conforme o objetivo, utilizando recursos ergogênicos nutricionais, caso haja necessidade.

Por último, deve-se distribuir adequadamente o VCT entre os macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura), de acordo com o(s) objetivo(s) e a(s) modalidade(s) esportiva(s) praticada(s).

 

Quais os cuidados a serem tomados durante o cálculo e/ou planejamento alimentar de praticantes de atividade física?

  • Para estimativa do gasto energético basal e com a atividade física, escolha os métodos ou equações que mais se adaptem à sua clientela e aos equipamentos disponíveis no seu ambiente de trabalho, tentando escolher os que possam induzir à mínima margem de erro.

  • Esteja atento(a) ao tempo real de prática da atividade física para não superestimar o gasto energético com por meio das equações de predição. Ex.: Praticantes de musculação costumam relatar um tempo referente à sua permanência nas academias que não traduzem o período real o qual eles permanecem exercitando-se. Além disso, uma vez que os intervalos entre os exercícios costumam variar entre os programas, tente conversar com o cliente para saber mais sobre as características individuais do seu treinamento.

  • Não seja radical nas sugestões de mudanças de hábitos alimentares, para maiores chances de o planejamento alimentar dar certo. Mesmo que haja necessidade de grandes mudanças, tente ir se aproximando do ideal gradativamente.

  • Analise o consumo energético habitual, desde que sinta confiança no mesmo, para melhor controlar as características individuais, ou seja, as fórmulas para estimativa do Gasto Energético podem não ser aplicáveis em todos os casos.

  • Distribua adequadamente os alimentos prescritos, observando o(s) horário(s) que o indivíduo realiza a atividade física, deixando-o ciente do que deverá consumir antes, durante e após a atividade física.

Neste sábado, dia 10 de dezembro temos um encontro marcado:
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM CÁLCULO DE DIETAS, com a Prof. Letícia Azen!
É um curso prático, onde você acompanhará tela a tela as planilhas de cálculo!
INSCRIÇÕES: https://goo.gl/uD4LRW

Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo