A Importância da Interpretação dos Exames Laboratoriais para o Nutricionista

A Importância da Interpretação dos Exames Laboratoriais para o Nutricionista

Post do dia: 2018-04-13 09:28:36. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

A Importância da Interpretação dos Exames Laboratoriais para o Nutricionista

O que são exames laboratoriais?

Exames laboratoriais referem-se a um conjunto de exames e testes realizados por encaminhamento do profissional responsável pelo acompanhamento clínico do paciente (médico ou nutricionista) e efetuados em laboratórios de análises clínicas, visando um diagnóstico ou, simplesmente,  um check-up.

Os exames laboratoriais têm diversas finalidades: tratar, diagnosticar, acompanhar paciente, coletar dados epidemiológicos e auxiliar na prevenção de doenças.

 

Nutricionistas podem solicitar exames laboratoriais?

A solicitação de exames laboratoriais faz parte da prática clínica do nutricionista e está prevista pela Lei Federal 8234/91 em seu artigo 4º, Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) nº 306/03, Resolução CFN nº 380/05 e Resolução CFN nº 417/08.

 

Os sistemas CFN e CRN esclarecem e orientam o profissional de Nutrição que:

- A definição dos exames bioquímicos que o nutricionista solicita está na dependência do objetivo pretendido e do diagnóstico nutricional, momento e tipo de tratamento dietoterápico em que o paciente se encontra. A periodicidade dessa solicitação decorre do acompanhamento da evolução nutricional do paciente.

- Compete ao nutricionista inteira responsabilidade sobre as justificativas técnicas para tais solicitações bem como sobre a leitura e interpretação dos resultados que estes exames oferecem.

- Os exames laboratoriais de hematologia e bioquímica clínica de interesse para o diagnóstico nutricional e acompanhamento da evolução do paciente, podem ser:

- Exames laboratoriais utilizados em avaliação nutricional: hemograma completo, proteínas totais, proteína ligadora de retinol, índice de creatinina-altura (ICA);

- Exames bioquímicos para avaliação e acompanhamento de doenças cardiovasculares: triglicérides, colesterol total, HDL, LDL, VLDL;

- Exames utilizados para acompanhamento de doenças endócrinas: glicemia, teste oral de tolerância à glicose, insulina, peptídeo C, hemoglobina glicada;

- Exames para avaliação da tireóide: tiroxina (total e livre), triiodotironina, globulina ligadora de tiroxina (TGB), hormônio estimulador da tireóide (TSH);

- Exames utilizados para acompanhamento de doenças renais: gasometria, uréia, creatinina, sódio, cálcio (total e iônico), potássio sérico, fósforo sérico, magnésio sérico, ácido úrico, oxalato, citrato, proteína;

- Exames laboratoriais para acompanhamento de doenças hepáticas: alanina aminotransferase (ALT); aspartato aminotransferase (AST), gama glutamiltransferase (GGT), bilirrubina;

- Exames laboratoriais para acompanhamento de anemia: ferro, transferrina, ferritina, capacidade total de ligação do ferro;

- Acompanhamento laboratorial de carências específicas advindas de cirurgia bariátrica: vitamina B12, ácido fólico, cálcio total e ferro.

- O nutricionista deve considerar os diagnósticos, laudos e pareceres e, sempre que pertinente, definir outros exames laboratoriais com os demais integrantes da equipe;

- A interpretação dos exames laboratoriais deve ser considerada juntamente com outros indicadores diretos e indiretos para obtenção da avaliação nutricional;

- A identificação profissional deve estar de acordo com o Código de Ética do Nutricionista, portanto faz-se necessário informar a profissão, nome, número de inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas e respectiva jurisdição.

 

Quando se trata de uma prescrição alimentar individualizada que visa melhorar a saúde e estética, independente do objetivo do paciente, não podemos abrir mão de uma importante ferramenta para a prescrição e cálculo da dieta que são os exames de sangue, urina e em alguns casos mais específicos os de fezes.

Devemos levar em consideração na elaboração do cardápio a individualidade do paciente, objetivos, limitações, juntamente com a identificação sérica dos níveis de proteínas, vitaminas e minerais que variam de pessoa para pessoa, e ainda importantes biomarcadores que sinalizam a sobrecarga de importantes órgãos como fígado, rins, tireoides, pâncreas, coração, entre outros.

 

Dessa maneira, conseguimos fazer um panorama de todo o organismo do paciente de dentro para fora para saber sobre a saúde dos órgãos e funcionamento do corpo em geral, podendo acusar algum excesso, deficiência, toxicidade ou até mesmo alguma doença.

 

O que diz o CFN e suas Recomendações sobre os Exames Laboratoriais

Em 21 de fevereiro de 2016 o Conselho Federal de Nutricionistas divulgou recomendação sobre exames laboratoriais, onde o profissional só deverá solicitar exames laboratoriais cujos métodos e técnicas tenham sido aprovados cientificamente, respeitando os princípios da bioética e os preceitos contidos no Código de Ética do Nutricionista.

Além disso, caso seguradoras e planos de saúde suplementar não aceitem o pedido de exames do profissional, o mesmo deverá denunciar o descumprimento na aceitação de solicitações de exames laboratoriais ao Conselho Regional de Nutricionistas de sua jurisdição, às Secretarias Estaduais e Municipais no caso do SUS e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quando operadoras de planos de saúde e seguradoras de saúde.

 

TURMA CONFIRMADA!

Venha se Atualizar conosco no próximo Curso DE INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

INSCRIÇÕES - https://goo.gl/kDMlt9

 


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo