Consultoria, Responsabilidade Técnica – Atuação do Nutricionista

Consultoria, Responsabilidade Técnica – Atuação do Nutricionista

Post do dia: 2018-04-13 09:28:43. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Consultoria, Responsabilidade Técnica – Atuação do Nutricionista

Uma das questões mais frequente entre os nutricionistas que iniciam suas atividades como consultor é a que se refere à Responsabilidade Técnica.

 

O nutricionista consultor pode assumir a Responsabilidade Técnica de um estabelecimento?

De acordo com a resolução CFN n° 419/2008, a Responsabilidade Técnica exercida pelo Nutricionista é o compromisso profissional e legal na execução de suas atividades, compatível com a formação e os princípios éticos da profissão, visando à qualidade dos serviços prestados à sociedade.

O Responsável Técnico (RT) é um profissional que detém conhecimentos e habilidades específicas, que o qualificam para ser responsável pelas técnicas adotadas em serviços de alimentação e nutrição. Responde técnica, disciplinarmente e integralmente, de forma ética, civil e penal pelas atividades de alimentação e nutrição nas empresas/entidades que desempenha tal função.

O nutricionista que atua como Responsável Técnico deverá exercer todas as atribuições definidas na área de alimentação e nutrição, especificamente para alimentação coletiva: Planejamento, Coordenação, Direção, Supervisão e Avaliação.  Essas atribuições exigem tempo quase integral, portanto, não cabe ao nutricionista consultor ou assessor assumir responsabilidade técnica pelo serviço de determinada empresa/instituição.  As atividades ligadas a consultoria e/ou assessoria, por exemplo, a elaboração de cardápios e Fichas Técnicas de Preparação (FTP) ou mesmo do Manual de Boas Práticas costumam ter início, meio e fim, não cabendo contratos extras para execução de nenhuma das atividades exigidas para um Responsável Técnico.

 

ALERTA: Nutricionista contratado como assessor ou consultor não pode ser RT

De um modo geral, a responsabilidade técnica é exercida por meio de contrato com vínculo empregatício regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo válido também o contrato de serviço autônomo com prazo indeterminado. Nesse caso o consultor autônomo ou a empresa de consultoria e assessoria alimentar poderá indicar um profissional à empresa solicitante para exercer atividades de responsabilidade técnica, caso haja interesse, salientando a necessidade de celebração de contrato entre as partes interessadas.

 

Venha de Atualizar conosco: TURMA CONFIRMADA!!

<< O NUTRICIONISTA EM CONSULTORIA E ASSESSORIA EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO>>

Dias: 10 e 11 de Fevereiro

Carga Horária: 11h

INSCRIÇÕES: https://goo.gl/Tb3vB3

Curso de Atualização com abordagem teórico-prática com emissão de certificado.

 
 
 

Posts Relacionados

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Atualmente sabemos que estar conectado às redes sociais cria um grande diferencial para o pr

→ Leia mais...
Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

A gravidez é um momento marcado por grandes transformações na vida de uma mulh

→ Leia mais...
Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

O controle higiênico-sanitário em uma linha de produção de alimentos &ea

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo