O nutricionista e a Gestão Financeira da UAN

O nutricionista e a Gestão Financeira da UAN

Post do dia: 2018-04-13 09:29:20. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

O NUTRICIONISTA E A GESTÃO FINANCEIRA DA UAN

O gestor ou gerente é o profissional que tem a responsabilidade de maximizar a satisfação das partes envolvidas nos negócios, otimizando a utilização de recursos na produção de serviços e/ou produtos que negocia. Em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), o Nutricionista muitas vezes pode assumir essa posição de gerente e, consequentemente, responsabilidade.

A administração de Unidade de Alimentação e Nutrição é tão complexa como de qualquer outra empresa no mercado, pois necessita da mesma atenção ou quem sabe atenção redobrada para acompanhar incansavelmente todo o seu cotidiano.

Para gerenciar uma UAN não basta apenas o conhecimento técnico, porque o Nutricionista precisará liderar pessoas, entender de planejamento e monitoramento financeiro, fiscalizar ou executar contratos, além de conhecimentos necessários acerca das legislações, bem como outras habilidades para desenvolver esse trabalho com sucesso. De acordo com a Resolução CFN 380/2005, das atividades complementares do nutricionista na UAN é justamente participar do planejamento e gestão dos recursos econômico-financeiros da mesma.

Um dos principais desafios da gestão é o controle financeiro. É essencial se ter conhecimento preciso do que ocorre com os investimentos e gastos, bem como ter controle da empresa que se gerencia. O aumento nos custos necessários para a boa gestão de uma Unidade de Alimentação e Nutrição exige dos nutricionistas cada vez mais uma verdadeira ginástica, logo, este profissional deve fazer uma análise minuciosa de todos os seus gastos e buscar maneiras de otimizar a sua produção.

Em qualquer atividade administrativa realizada é necessário exercer funções de planejamento, organização, direção e controle, assim como em UAN, a correta formulação do preço de venda deve ser elaborado com base em alguns itens como, volume de atendimento, região atendida, serviços oferecidos, cardápio utilizado, investimentos realizados, custos assumidos (diretos e indiretos, fixos e variáveis), despesas administrativas, comerciais e gerais, etc. Dessa forma, esses dados deverão ser levantados de forma correta para que o preço de venda seja justo e a lucratividade almejada seja alcançada. Os custos e despesas poderão ser fixos ou variáveis, diretos e indiretos. Custos relacionam-se a gastos com produção e despesas com gastos nas áreas de apoio como administração, finanças e comercial.

 

 

Confira a seguir algumas dicas para que você aloque as verbas de forma eficiente.

Após analisar alguns desses aspectos, é possível equilibrar as contas sem comprometer a segurança, o serviço e, principalmente, a qualidade do produto final.

1. Produtos de limpeza: opte sempre por produtos de uso profissional e de marcas reconhecidas, obedecendo sempre às instruções disponíveis nos rótulos. Lembre-se sempre: diluição correta do produto, rendimento, qualidade e economicidade;

2. Equipamentos: de refrigeradores e fogões a utensílios como pratos e talheres, o investimento em qualidade é a melhor forma de economia. Fique atento ao bom funcionamento de tudo. Eletrodomésticos sem manutenção correta, por exemplo, gastam mais energia;

3. Equipe: ter mão de obra qualificada exige um investimento maior em treinamentos e salários, mas funcionários capacitados são muito mais produtivos, e isso implica serviços rápidos, qualidade e segurança alimentar, além de atendimento eficiente;

4. Ingredientes: substituir ingredientes por outros de preços mais baixos e qualidade inferior é sinônimo de mau negócio. A dica é fazer as contas considerando não somente o preço bruto do item, mas também o cálculo de todos os outros benefícios que ele oferece. Às vezes um produto mais caro possui maior rendimento!

 

Por isso, elencamos conhecimentos básicos que o nutricionista deve possuir para realizar a gestão financeira com excelência, que inclui:

Ø Como apurar os custos dos produtos/serviços ou mercadorias produzidos ou vendidos:

Ø Como calcular o preço de venda bruta e líquida;

Ø Como calcular lucro e margem de lucro.

 

A capacitação em gestão financeira contribui para um exercício profissional e abrangente do nutricionista.

 


Posts Relacionados

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Atualmente sabemos que estar conectado às redes sociais cria um grande diferencial para o pr

→ Leia mais...
Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

A gravidez é um momento marcado por grandes transformações na vida de uma mulh

→ Leia mais...
Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

O controle higiênico-sanitário em uma linha de produção de alimentos &ea

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo