Intoxicação por metanol – um perigo constante ao consumidor de bebidas alcoólicas

Intoxicação por metanol – um perigo constante ao consumidor de bebidas alcoólicas

Post do dia: 2018-04-13 09:29:50. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Intoxicação por metanol – um perigo constante ao consumidor de bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas no carnaval pode causar mais problemas do que as previsíveis e nem um pouco agradáveis ressacas. Nesse período devemos ficar atentos sobre o perigo do consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, principalmente em bares, festas e com vendedores de rua, pois as bebidas falsificadas representam, acima de tudo, um risco à saúde.

Estudo feito em municípios de São Paulo e Minas Gerais pelo Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), observou que em 65 amostras de bebidas, como cachaças de alambique, uísques e licores artesanais, metade das amostras apresentaram substâncias tóxicas como cobre, metanol e carbamato de etila.

 

Desde a cegueira à morte - é bom ficar atento!

 

O metanol é um álcool tóxico, que se ingerido, pode causar cegueira e até levar à morte. Os casos mais graves são os da contaminação criminosa de bebidas alcoólicas.

O metanol é barato e como não paga os impostos que incidem sobre as bebidas alcoólicas tem sido usado criminosamente para fingir de etanol na adição de álcool a bebidas fabricadas clandestinamente.

O máximo de metanol permitido nos destilados pela legislação brasileira é 0,25ml/100 ml de álcool anidro, limite que geralmente é desrespeitado nas bebidas clandestinas. As bebidas são fabricadas com metanol misturado a 20% ao etanol. Como o cheiro é parecido, é transparente e também é inebriante, pode-se confundir com o etanol facilmente. O efeito tóxico do metanol resulta da sua metabolização em aldeído fórmico e deste em ácido fórmico.

 

Sintomas de intoxicação com metanol

 

O grau de intoxicação depende da quantidade ingerida, que pode variar de 20 ml a 60 ml. Nos casos de ingestão excessiva são incluídos sintomas como:

  • Dor de cabeça,

  • Vertigens,

  • Embriaguez,

  • Astenia,

  • Sonolência,

  • Dilatação das pupilas,

  • Diminuição da acuidade  visual  e  cegueira, devido à degeneração das terminações da retina e do nervo óptico.

 

Pacientes com intoxicação mais grave podem apresentar neurite óptica, decorrente de edema no nervo óptico.

 

 

Tratamento da intoxicação com metanol

 

O tratamento obriga à correção da acidose (causada por acumulação de ácido fórmico) com bicarbonato por via intravenosa, à diálise para eliminação do metanol intacto e do ácido fórmico e à inibição da formação dos metabolitos.

A enzima que transforma o metanol é a mesma que tem como substrato o etanol, a enzima desidrogenase alcoólica hepática, por isso o uso do etanol tem sido um tratamento eficaz, pois o etanol possui alta afinidade pela enzima álcool-desidrogenase, ocorrendo inibição por competição e também porque o etanol liga-se muito facilmente ao ácido fórmico, principal metabólito do metanol, excretando-o mais facilmente. Para ter o efeito desejado, o paciente tem que ser levado ao efeito de embriaguez, aproximadamente 4 doses de 45 ml de uísque.

Atualmente considera-se o uso do 4-metilpirazol ou fomepizol que é igualmente um inibidor enzimático da desidrogenase alcoólica mas com uma posologia mais simples.

 

As recomendações da Academia Americana de Toxicologia Clínica são atualmente as seguintes:

 

  • correção da acidose com bicarbonato,

  • hemodiálise,

  • inibidor enzimático que pode ser o fomepizol ou o etanol, e

  • ácido folínico.

O ácido folínico é um composto é um derivado do ácido tetrahidrofólico e facilita a conversão de algum ácido fórmico em dióxido de carbono e água pela sintetase do ácido10-formiltetrahidrofólico.

 


Posts Relacionados

O Papel do Nutricionista Ambulatorial nos Cuidados Paliativos no Câncer

O Papel do Nutricionista Ambulatorial nos Cuidados Paliativos no Câncer

Diante da perspectiva do cenário mundial, o câncer é a segunda causa de morte,

→ Leia mais...
Conheça as Principais Ferramentas de Gestão de Qualidade para Serviços de Alimentação

Conheça as Principais Ferramentas de Gestão de Qualidade para Serviços de Alimentação

Hoje, o consumo alimentar fora do ambiente domiciliar atinge cerca de 40% dos brasileiros, que impu

→ Leia mais...
Importância dos Alimentos Antioxidantes para Corredores

Importância dos Alimentos Antioxidantes para Corredores

Hoje, com o aumento do número de provas e praticantes, a corrida de rua tornou-se uma das mo

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo