A Importância da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional Enteral e Parental

A Importância da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional Enteral e Parental

Post do dia: 2018-04-13 09:30:07. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Os pacientes hospitalizados frequentemente possuem necessidades nutricionais especiais. Estes pacientes podem possuir infecções graves, traumatismos ou estar em pós-operatório de grandes cirurgias, logo, são particularmente vulneráveis a desenvolver complicações ao longo da internação.

Em virtude da ingestão diminuída, da restrição de oferta hídrica, da instabilidade hemodinâmica, da diminuição da absorção e da interação droga-nutriente, estes podem apresentar situações de risco nutricional, em função da desnutrição e dos desequilíbrios metabólicos impostos pelas doenças. Por isso, a Terapia Nutricional, principalmente nos estágios críticos das enfermidades, deve ser administrada de modo seguro e eficaz.

 

O QUE É TERAPIA NUTRICIONAL?

A Terapia Nutricional é definida como o conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente, é dividida em dois tipos:

  1. Terapia Nutricional Enteral (TNE), que é o conjunto de procedimentos terapêuticos para a manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio de nutrição enteral (NE) e

  2. Terapia Nutricional Parenteral (TNP), que é o conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio de nutrição parenteral (NP).

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta a formação de Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), obrigatória nos hospitais brasileiros. Essa regulamentação é regida pelas portarias nº 272 (Regulamento Técnico de Terapia de Nutrição Parenteral) e nº 337 (Regulamento Técnico de Terapia de Nutrição Enteral), além da RDC ANVISA nº63/2002.

O trabalho conjunto destes especialistas com formações distintas permite integrar, harmonizar e complementar os conhecimentos e habilidades dos integrantes da equipe para cumprir o objetivo proposto, que é o de identificar, intervir e acompanhar o tratamento dos distúrbios nutricionais.

 

 

COMO É ORGANIZADA A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE TERAPIA NUTRICIONAL (EMTN)?

 

Em geral, as EMTN são formados por profissionais da saúde que tem como objetivo reconhecer a política hospitalar, identificar os procedimentos e recursos disponíveis, diagnosticar a incidência de desnutrição, quantificar os pacientes sob Terapia Nutricional (Nutrição Parenteral Total, Nutrição Enteral ou suplementação por via oral), checar os exames laboratoriais e a frequência com que são realizados, os tipos de soluções prescritas e custos.

A EMTN é constituída obrigatoriamente por pelo menos um profissional de cada categoria, com treinamento específico para esta atividade: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda conter profissionais de outras categorias. Trata-se, no caso, de determinação do âmbito da segurança da assistência à saúde e, por isso mesmo, pertinente a qualquer espaço de atendimento (domiciliar, hospitalar, ambulatorial) ou regime de financiamento (público, privado, filantrópico).

As vantagens da EMTN estão relacionadas à redução de complicações, de custos e melhor adequação nutricional, a normatização das condutas, o surgimento de protocolos, controle adequado, entre outras atribuições da EMTN, que reduz complicações gerais, infecciosas, metabólicas, gastrointestinais e mecânicas. A presença da EMTN implica em acompanhamento diário dos pacientes, dividido entre os membros da equipe, o que permite melhorar a eficiência da assistência com evidentes vantagens para o paciente e a instituição.

 

QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE TERAPIA NUTRICIONAL?

 

As atribuições da EMTN segundo a RDC ANVISA nº 63/2000 são:

- Estabelecer as diretrizes técnico-administrativas que devem nortear as atividades da equipe e suas relações com a instituição;

- Criar mecanismos para o desenvolvimento das etapas de triagem e vigilância nutricional em regime hospitalar, ambulatorial e domiciliar, sistematizando uma metodologia capaz de identificar pacientes que necessitam de TN, a serem encaminhados aos cuidados da EMTN;

- Atender às solicitações de avaliação do estado nutricional do paciente, indicando, acompanhando e modificando a TN, quando necessário, em comum acordo com o médico responsável pelo paciente, até que seja atingido os critérios de reabilitação nutricional pré-estabelecidos;

- Assegurar condições adequadas de indicação, prescrição, preparação, conservação, transporte e administração, controle clínico e laboratorial e avaliação final da TNP e TNE, visando obter os benefícios máximos do procedimento e evitar riscos;

- Capacitar os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a aplicação do procedimento, com a aplicação do procedimento, por meio de programas de educação continuada, devidamente registrados;

- Estabelecer protocolos de avaliação nutricional, indicação, prescrição e acompanhamento da TNP e TNE;

- Documentar todos os resultados do controle e da avaliação da TNP e TNE visando a garantia de sua qualidade;

- Estabelecer auditorias periódicas a serem realizadas por um dos membros da EMTN, para verificar o cumprimento e o registro dos controles e avaliação da TNP e TNE;

- Analisar o custo e o benefício no processo de decisão que envolve a indicação, a manutenção ou a suspensão da TNP e TNE;

- Desenvolver, rever e atualizar regularmente as diretrizes e procedimentos relativos aos pacientes e aos pacientes e aos aspectos operacionais da TNP e TNE.

 

A EMTN tem capacidade de melhor selecionar os pacientes que necessitam de terapia nutricional, podendo garantir a qualidade da terapia nutricional e a uniformidade do cuidado ao paciente, evitando terapia nutricional inadequada, reduzindo os riscos de complicações associadas à nutrição enteral e parenteral, promovendo melhora do quadro clínico e diminuindo o tempo de hospitalização, além de evitar custos desnecessários com materiais e insumos.

 

 

 

ATUALIZE-SE COM NOSSA PÓS EM:

NUTRIÇÃO CLÍNICA: METABOLISMO, PRÁTICA E TERAPIA NUTRICIONAL 2017

>> INSCRIÇÕES ABERTAS https://goo.gl/C0OAmh << INÍCIO: 12 DE MAIO

 

Local: Rua da Quitanda, 187 | 3º andar - Centro RJ

Dia e Horário: 1 vez ao mês: sexta (18 às 21:30) e sábado (8 às 18h) | DURAÇÃO: 24 meses | INÍCIO: 12 e 13/05/2017

Carga Horária: 400h

Investimento: R$125,00 (matrícula) + 24 x 395,00 OU 30 x 335,00 (1ª mensalidade para 05/06/2017)

 


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo