Nutrição Ortomolecular, o que é?

Nutrição Ortomolecular, o que é?

Post do dia: 2018-04-13 09:13:53. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Linus Pauling. Esse é o nome do doutor em Química que dedicou anos de sua carreira em pesquisas sobre o comportamento do organismo humano e os alimentos. Tanta dedicação rendeu ao seu currículo (e para nós, nutricionistas!) a introdução à Nutrição Ortomolecular.

Os primeiros estudos datam de 1949, quando Pauling e seus colaboradores publicaram um artigo que anunciou a descoberta da causa da anemia falciforme, a primeira doença a ser descrita como uma doença molecular.

Porém, só após 19 anos das pesquisas iniciais e, claro, anos de estudos, Pauling conseguiu publicar o artigo Psiquiatria Ortomolecular na famosa revista Science. Este artigo comprovou que o equilíbrio do organismo humano tem relação direta com os alimentos que consumimos.

Após a publicação, inicia-se a aplicação

A Nutrição Ortomolecular descreve a prática de prevenção e tratamento de doenças e proporciona quantidades necessárias de nutrientes ao corpo. Esses nutrientes estão presentes nos alimentos ou isolados, objetivando equilíbrio corpóreo.

Já o termo ortomolecular está associado à necessidade de promoção de equilíbrio molecular, com ênfase no controle da formação excessiva de radicais livres. Essas substâncias em excesso podem provocar sérios danos à saúde humana.

Partindo-se do princípio que a maioria das patologias viria acompanhada por alterações da composição bioquímica do organismo, uma correção, principalmente nutricional, provocaria o restabelecimento da homeostase interna. Além disso, as evidências científicas apontam os radicais livres como parte fundamental da gênese de diversos processos patológicos.

Deste modo, faz-se necessário o conhecimento da fisiopatologia relacionada a esses desequilíbrios metabólicos capazes de gerar alterações bioquímicas e, por fim, lesões nos diversos sistemas do organismo.

Um grande exemplo é o uso de suplementos ortomoleculares no apoio ao tratamento de transtornos psiquiátricos (esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), o que pode fornecer uma adição viável para terapia de droga convencional.

 

Quer se atualizar em Nutrição Ortomolecular? Clique aqui e inscreva-se em nossa Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia 2016.

 

Acesse o conteúdo adicional:

Nutrição Orthomolecular e antiaging

 

Referência

Janson M. Orthomolecular medicine: the therapeutic use of dietary supplements for anti-aging. Clin Interv Aging. 2006;1(3):261-5.


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo