O que é a Nutrigenômica?

O que é a Nutrigenômica?

Post do dia: 2018-04-13 09:16:55. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Em meados do ano 2000, foram levantados novos insights sobre a influência dos nutrientes na dieta das pessoas, que incluíam questões como:

- Em nível celular, como a expressão gênica em resposta ao processo metabólico poderia influenciar a saúde de um indivíduo?

- A expressão do gene e a resposta metabólica são resultados da interação entre genótipo x ambiente/nutriente?

- A compreensão de como ocorre esse processo de interação entre o gene e nutrientes pode levar à prescrição de dietas específicas para cada indivíduo?

Com o objetivo de responder a essas perguntas, o conceito de Nutrigenômica foi introduzido na área de Nutrição.

 

Conceito de Nutrigenômica

Mas você sabe o que é a Nutrigenômica? Ela é a área da Nutrição que utiliza ferramentas moleculares para pesquisar, acessar e entender as diversas respostas obtidas por meio de uma determinada dieta aplicada entre indivíduos ou grupos populacionais. O objetivo da Nutrigenômica é entender como os componentes de uma dieta específica (compostos bioativos) podem afetar a expressão de genes (aumentando ou suprimindo o seu potencial).

Um exemplo dessa interação gene-nutriente é a capacidade de ligação a fatores de transcrição. Essa ligação aumenta ou interfere na capacidade de fatores de transcrição e na interação com os elementos que conduzem à cadeia da RNA polimerase.

 

Estudos da Nutrigenômica

Os estudos sobre esta área estão centrados sobre os efeitos dos nutrientes no genoma, proteoma e metaboloma do indivíduo. Nós explicamos: após o Projeto Genoma Humano, as ações e discussões sobre a influência e modulação genética no binômio saúde e doença iniciaram uma nova era nas Ciências Biomédicas, a “era pós-genoma”.

Na “era pós-genoma”, a evolução da bioinformática auxiliou a biotecnologia a isolar e caracterizar um número maior de biomoléculas do mesmo grupo, como o DNA, o RNA, as proteínas, ou os metabolitos. Deste modo, após a “era genômica”, outras ciências “oma” apareceram de forma revolucionária: a proteômica, metabolomica e transcriptômica.

Diante disso, podemos afirmar que a primeira definição de Nutrigenômica referiu-se apenas aos estudos sobre os efeitos dos nutrientes bioativos / alimentos na expressão de genes de um indivíduo. Recentemente, esta definição foi expandida, envolvendo também estudos sobre fatores nutricionais que atuam na proteção do genoma frente a mutações e alterações epigenéticas. Deste modo, essa nova ciência busca entender a influência de componentes da dieta sobre o genoma, a transcriptoma, a proteoma e a metaboloma.

A Nutrigenômica faz parte dos estudos em Nutrição Ortomolecular. Conhece a nossa Pós-graduação à distância em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia, em parceria com a Faculdade Redentor? Clique aqui e saiba mais.


Posts Relacionados

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Atualmente sabemos que estar conectado às redes sociais cria um grande diferencial para o pr

→ Leia mais...
Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

A gravidez é um momento marcado por grandes transformações na vida de uma mulh

→ Leia mais...
Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

O controle higiênico-sanitário em uma linha de produção de alimentos &ea

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo