Tratamento ortomolecular: por que é tão importante?

Tratamento ortomolecular: por que é tão importante?

Post do dia: 2018-04-13 09:17:16. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Já explicamos aqui a definição de Nutrição Ortomolecular, princípio da chamada Medicina Alternativa ou Funcional, que diz que as doenças são resultados de desequilíbrios bioquímicos. Sabendo disso, podemos entender porque os tratamentos ortomoleculares são tão importantes: eles buscam restaurar os níveis de vitaminas e minerais considerados ideais no organismo.

 

Diferencial do tratamento ortomolecular

Mas, você sabia que o diferencial deste tipo de tratamento está na avaliação dos sintomas clínicos e subclínicos apresentados pelo paciente, com suas peculiaridades individuais e condições ambientais? Após essa avaliação, caso seja necessário, o especialista irá acrescentar ao tratamento específico para cada doença os 45 nutrientes básicos ao metabolismo.

O tratamento ortomolecular é importante porque procura detectar e corrigir os desequilíbrios das funções celulares antes que as doenças decorrentes destes desequilíbrios se desenvolvam no corpo do paciente.

 

Etapas do atendimento em Nutrição Clínica Ortomolecular

O tratamento ortomolecular feito pelo nutricionista se inicia pela anamnese, histórico de vida e da doença do paciente, que deve ser o mais abrangente possível. E isso é feito quando o profissional valoriza todas as queixas do paciente, mesmo aquelas que possam parecer pouco relevantes, pois elas podem corresponder a sintomas subclínicos que indiquem alterações iniciais de doenças que estejam se instalando no corpo. Dessa forma, o nutricionista é capaz de fazer hipóteses diagnósticas mais precoces, que favoreçam a prevenção.

Em seguida, são pedidos todos os exames complementares necessários, não só relacionados à doença que o paciente já apresenta, mas também aqueles referentes às demais áreas que possam estar relacionadas, dando destaque aos marcadores de oxidação celular (marcadores do estresse oxidativo) e dos antioxidantes.

Depois de realizada a anamnese e pedidos os exames, é o momento de prescrever o tratamento ortomolecular ao paciente. Para isso, o especialista utiliza os elementos específicos a cada doença e acrescenta o suporte nutricional celular. Esse suporte é feito por meio de uma alimentação adequada e/ou suplementos, como vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e demais substâncias com ação antioxidante, que possam levar a um maior rendimento metabólico.

O rendimento metabólico é importante porque otimiza as medicações específicas e possibilita um melhor desempenho celular em doenças já instaladas ou em curso. Oferecendo às células os elementos necessários ao seu metabolismo, elas apresentarão condições de produzir energia, fabricar substâncias estruturais, controlar a produção de radicais livres e agir nos mecanismos de reparação celular e de vigilância imunológica.

Diante de tudo isso, o tratamento ortomolecular revela a importância, não só de avaliar e tratar a doença já instalada, mas, principalmente, reduzir o dano celular já presente e buscar restaurar o equilíbrio metabólico.

 

Quer se atualizar em Nutrição Ortomolecular? Clique aqui e inscreva-se em nossa Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia 2016.


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo