Plantas tóxicas: é preciso conhecer para evitar

Plantas tóxicas: é preciso conhecer para evitar

Post do dia: 2018-04-13 09:18:38. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Você sabia que, segundo dados do Ministério da Saúde, todo ano ocorrem cerca de 2.000 casos de intoxicações por plantas no Brasil e que, desses, aproximadamente 70% são com crianças? Diante dessa lamentável estatística, é fundamental que todo profissional de saúde, inclusive os nutricionistas que atuam com fitoterapia, conheça as principais plantas tóxicas. Afinal de contas, nós temos o compromisso profissional de orientar os cidadãos sobre os riscos e cuidados que se deve ter com relação a plantas cultivadas dentro das residências.

Isso porque, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as crianças de até cinco anos costumam se intoxicar dentro de casa, especialmente ao entrarem em contato com plantas tóxicas como o comigo-ninguém-pode, o antúrio e o tinhorão.

Crianças com idade entre seis e 12 anos geralmente sofrem de intoxicação por conta do contato com plantas como a coroa-de-cristo, o pinhão branco, o pinhão roxo, a mamona e o chapéu de napoleão.

Já os adultos costumam se intoxicar com o uso inadequado de plantas medicinais e pelo uso de plantas alucinógenas e abortivas. Entre as plantas tóxicas que mais causam intoxicação nos adultos estão a buchinha e a saia-branca.

Mas você saberia dizer por que isso acontece? No caso da ingestão das plantas tóxicas, existe uma grande quantidade de cristais de oxalato de cálcio nas células das folhas e dos caules e em forma de agulhas, que perfuram a boca, especialmente nas crianças.

Conheça medidas preventivas contra a intoxicação por plantas venenosas

1 - Mantenha as plantas tóxicas fora do alcance das crianças;

2 - Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e suas características;

3 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e a não utilizá-las em brincadeiras como, por exemplo, fazer comidinhas;

4 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica;

5 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex, provocando irritação na pele e, principalmente, nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas, use luvas e lave bem as mãos após utilizá-las;

7 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação;

8 - Em caso de dúvida, ligue para o centro de intoxicação da sua região.

 

No próximo post falaremos sobre as principais plantas tóxicas nacionais.

Quer aprender mais sobre a fitoterapia e o uso adequado das plantas medicinais no seu dia-a-dia? Inscreva-se em nossa pós-graduação à distância em parceria com a Faculdade Redentor: http://www.nutmed.com.br/?page=curso&id=144

 

 

 


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo