Alimentação infantil: o que você precisa saber

Alimentação infantil: o que você precisa saber

Post do dia: 2018-04-13 09:20:01. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

O conhecimento correto e atualizado sobre a alimentação da criança é fundamental para a avaliação e a orientação adequada sobre sua nutrição. Bons hábitos alimentares irão fornecer, em quantidade e qualidade, alimentos adequados para suprir as necessidades nutricionais definidas pelo crescimento e desenvolvimento infantil.

Por isso, elencamos as quatros fases essenciais da nutrição infantil, levando em consideração não só os aspectos fisiológicos, mas também comportamentais, segundo indicações da Sociedade de Brasileira de Pediatria.

 

Alimentação do lactente

Vai do nascimento até o segundo ano de vida da criança e pode ser compreendida como a mais importante e que requer maiores cuidados, principalmente com a oferta de alimentos. Pois, muitas vezes, as famílias desconhecem que o consumo precoce de alimentos complementares interfere na manutenção do aleitamento materno e podem não suprir as necessidades nutricionais dessa faixa etária, na qual a velocidade de crescimento é elevada, tornando os lactentes mais vulneráveis tanto à desnutrição quanto a deficiências de certos micronutrientes. Por este motivo, é necessário orientar a família a dar somente leite materno até os seis meses de idade, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos. A partir dos seis meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

 

Alimentação pré-escolar

Nessa fase a criança apresenta ritmo de crescimento regular e inferior ao do lactente, consequentemente, há uma diminuição nas necessidades nutricionais e no apetite. Além disto, o comportamento alimentar da criança pré-escolar caracteriza-se por ser imprevisível e variável. Por desconhecimento, os familiares podem atribuir este fato a uma doença e não a um fator fisiológico, chegando à consulta pediátrica com a queixa de inapetência. Neste momento é necessário o conhecimento de alguns aspectos importantes da evolução do comportamento alimentar na infância, a fim de evitar diagnósticos errôneos de anorexia e o uso inadequado de medicamentos estimulantes do apetite. A família deve ser orientada a variar o cardápio, tanto no tipo de alimento quanto no modo de preparação, para estimular o apetite e o interesse da criança.

 

Alimentação do escolar

Fase que acolhe crianças de sete a dez anos de idade, quando estão iniciando a vida escolar. Esse período caracteriza-se por maior atividade física e ritmo de crescimento constante com ganho acentuado de peso. Porém, é necessário levar em consideração os fatores externos, como o comportamento social, que pode levar, por exemplo, ao sedentarismo causado pela oferta de produtos tecnológicos. Além disso, a ingestão de alimentos industrializados e ricos em gordura tem aumentado nessa faixa etária, bem como a prevalência de casos de obesidade e “fome oculta”, caracterizada como deficiências nutricionais específicas prejudiciais à boa saúde. Por isso, as famílias devem ser orientadas sobre as práticas para uma alimentação saudável e, principalmente, sobre a ingestão de nutrientes em quantidade e qualidade adequadas ao crescimento e desenvolvimento desta faixa etária.

 

Alimentação do adolescente

Essa fase compreende os jovens de 10 a 20 anos de idade, onde as necessidades nutricionais são influenciadas simultaneamente pelos eventos da puberdade e pelo estirão do crescimento. Entretanto, especialmente nesta fase de desenvolvimento, a escolha dos alimentos será potencialmente determinada por fatores psicológicos, socioeconômicos e culturais que irão interferir diretamente na formação dos hábitos alimentares. A alimentação inadequada na adolescência pode levar ao risco imediato ou a longo prazo de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão, a obesidade, diabetes e a osteoporose. Além disso, a nutrição tem papel crítico no desenvolvimento do adolescente e o consumo de dieta inadequada pode influenciar desfavoravelmente sobre o seu crescimento.

 

 

 

 


Posts Relacionados

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

Solicitação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista

→ Leia mais...
Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo