Cuidados necessários para esportistas e atletas

Cuidados necessários para esportistas e atletas

Post do dia: 2018-04-13 09:21:44. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

O impacto de uma alimentação equilibrada no desempenho físico é muito significativo, principalmente para atletas. E desenvolver uma prática de alimentação saudável fará toda a diferença na busca de melhores resultados.

Por isso, se você é um profissional de Nutrição e quer se especializar nessa área, precisa aprender melhor a calcular a dieta alimentar do paciente, alinhando suas necessidades físicas individuais com o gasto energético desempenhado na atividade esportiva. A partir disso, você irá avaliar a necessidade ou não de suplementos alimentares.

Confira alguns cuidados que deve ter com esse público

Alimentação antes o treino: atletas e esportistas devem se alimentar bem antes de iniciar uma atividade física. A orientação para a quantidade e qualidade dos alimentos nesse período deve ser calculada por um profissional nutricionista, através de avaliações específicas. O jejum frequentemente ocasiona mal estar e poderá, inclusive, levar a interrupção dos treinos ou, no mínimo, a redução da intensidade. Isso prejudica a desempenho e, consequentemente, comprometerá os resultados.

Hidratação: a ingestão de líquidos é outro fator diferencial. Durante a atividade física ocorre um aumento da produção de calor no organismo, que é dissipado em parte pela produção de suor. A quantidade de suor varia de atleta para atleta e irá depender de variáveis como superfície corporal, intensidade do exercício, temperatura ambiente e umidade. Manter a reposição adequada de líquidos antes, durante e depois da atividade física garante que o atleta não fique desidratado. Sua força muscular também não ficará comprometida e o risco de cãibras e hipertermia diminuem.

Um problema comum: suplementos. Os praticantes de atividade física sofrem com a oferta desenfreada desses medicamentos e nas academias o risco é ainda maior. Explicar ao paciente que os resultados não vão surgir em um passe de mágica é fundamental. É necessário enfatizar que o atleta precisa ter disciplina, treino e muita paciência. Opte pela complementação nutricional ou por suplementos para otimizar os resultados se necessário.

Por fim, um alerta: é importante esclarecer ao paciente que ele não pode restringir sua alimentação ou pular refeições. O segredo para bons resultados é uma alimentação equilibrada e o calculo de dietas atua justamente nesse ponto. Com isso, você como profissional nutricionista deverá avaliar as necessidades energéticas de acordo com o gasto e a necessidade do organismo de cada um.

Para saber mais sobre o cálculo de dietas aplicado ao desportista e atleta, clique aqui e inscreva-se em nosso curso de Atualização em Cálculo de Dietas Aplicado ao Desportista e Atleta: curso prático.


Posts Relacionados

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Os 5 Pilares do Marketing Digital para o Nutricionista

Atualmente sabemos que estar conectado às redes sociais cria um grande diferencial para o pr

→ Leia mais...
Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

Papel do Nutricionista no Atendimento de Gestantes com Picamalácia

A gravidez é um momento marcado por grandes transformações na vida de uma mulh

→ Leia mais...
Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

Dinâmicas em Grupos para Capacitações e Treinamentos de Manipuladores de Alimentos

O controle higiênico-sanitário em uma linha de produção de alimentos &ea

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo