6 Passos Essenciais para Fidelizar seus Pacientes

6 Passos Essenciais para Fidelizar seus Pacientes

Post do dia: 2020-08-24 11:20:28. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Nutrição Clínica .

A Nutrição é uma das áreas da saúde que mais vem recebendo visibilidade e interesse nos últimos anos, apesar de apresentar as melhores perspectivas de crescimento profissional, em tempos de crise econômica e concorrência em alta, é muito importante que o Nutricionista não apenas saiba atrair novos pacientes, mas fidelizar aqueles já conquistados.

Garantir uma agenda sempre cheia é uma tarefa que exige tempo, dedicação e investimento, mas que vale a pena. Para conseguir o tão sonhado êxito profissional, é preciso ir além de despertar o interesse das pessoas pelo seu trabalho, mas construir e manter uma rede de pacientes fiéis, que poderão divulgar seu serviço para outras pessoas, aumentando ainda mais o número de atendimentos e seu faturamento no final do mês. O processo de fidelização ocorre conforme o fluxograma a seguir.

PESSOAS INTERESSADAS ⇒ PACIENTES NOVOS ⇒ PACIENTES SATISFEITOS  ⇒ PACIENTES FIDELIZADOS

Para que esse fluxo aconteça, é fundamental a adoção de estratégias inteligentes para atrair e fazer a retenção de pacientes, pois o processo de fidelização engloba um conjunto de ações a serem realizadas com o objetivo gerar satisfação e manter o retorno do paciente ao seu serviço. Pensando nisso, a NutMed elaborou um Guia Prático onde apresentaremos 7 passos essenciais para fidelizar seus pacientes, que vão colocar você à frente da concorrência e ser um Nutricionista de sucesso.

Atendimento Nutricional Individualizado


Diante do mercado competitivo, fazer mais do mesmo não é de longe uma boa estratégia, por isso, quanto mais individualizado o atendimento nutricional melhor. Não adianta você acertar em todas as outras estratégias se você não agradar o seu paciente no momento mais decisivo: a consulta. Entregar um plano alimentar inflexível, ignorando quaisquer preferências ou aversões alimentares e condição socioeconômica, além de não corresponder com a realidade do paciente, aumentam bastante as chances de desistência do tratamento, resultando em um paciente frustrado que dificilmente voltará a marcar uma nova consulta.

Para um bom atendimento nutricional, o Nutricionista deve atuar como um colaborador, alguém que está ali para ajudar a melhorar a vida das pessoas que o procuram e não fazer imposições ou criar metas inalcançáveis. Lembre-se que a velocidade para modificação de hábitos de vida é diferente para cada pessoa e mais vale uma caminhada lenta e exitosa do que uma rápida sem durabilidade. Pequenas mudanças devem ser motivadas e à medida que se ganha a confiança do paciente, as metas vão aumentando em dificuldade. Passar um monte de informação, propondo modificações radicais numa primeira consulta, assusta e faz com que aquele paciente não volte a te procurar.

Comunicação Eficiente


O processo de fidelização depende também da forma como o Nutricionista se comunica durante a consulta, pois uma comunicação eficiente ajuda a estabelecer um elo de confiança com o paciente. O Nutricionista deve demonstrar segurança ao falar, pois isso mostra sua qualificação como profissional, além de ser claro e transparente nas explicações para não dar margem ao surgimento de dúvidas na consulta sobre o plano alimentar, exames, suplementos, etc. Uma argumentação mais objetiva, sem rodeios, consegue transmitir mais segurança ao paciente que recebe as orientações, e maiores serão as chances de segui-las corretamente, e isso consequentemente trará resultados positivos e gerará satisfação e fidelização.

Procure observar a velocidade da fala do seu paciente e ajuste-se a ela. Pessoas que falam muito devagar, dificilmente se sentirão confortáveis com profissionais que falam rápido demais e vice-versa. É importante que se conecte com seu paciente já no momento da primeira consulta.

Crie Conexão com o Paciente


Criar conexão é uma das ferramentas mais poderosas que existem ao longo do processo de fidelização, pois isso gera um valor emocional à consulta. Um modo simples e fácil de você criar conexão com seu paciente é dar atenção exclusiva e ter empatia durante o atendimento. Lembre-se sempre do nome dele e demonstre interesse em ter uma conversa amigável, mostrando que além de profissional, você é humano. Busque também fazer com que ele fale e compartilhe sobre sua vida, suas dores, desejos e sonhos, ouça com atenção e seja verdadeiramente interessado. Isso naturalmente agrada as pessoas e elas sentem isso.

Essa capacidade de se identificar com o paciente e compreender emocionalmente o que ele está passando, torna o atendimento mais humanizado e cria um sentimento de valor para sua consulta, e você será lembrado como “o” profissional, que estava disposto ajudá-lo.

Contato Regular Pós-consulta


Muitos Nutricionistas cometem o erro de “abandonar” o paciente após a entrega do plano alimentar, esperando o próximo contato apenas na consulta seguinte. Um bom pós-atendimento é tão importante quanto a primeira consulta, por isso, mantenha um contato regular com seu paciente por meio de e-mails e redes sociais, tire dúvidas, mande receitas, dicas saudáveis e mostre-se interessado em acompanhá-lo até o final do tratamento. Outra boa estratégia é lembrar das datas festivas importantes, como Natal e aniversário, envie uma simples mensagem com desejos de felicidade, isso mostra o quanto seu paciente é importante e o aproxima ainda mais de você. Além disso, esse contato regular também pode ajudá-lo a se lembrar de que precisa se consultar novamente com você.

Brindes e Lembranças


Os brindes e lembranças fazem parte também da estratégia de fidelização, por isso, é interessante usá-los ao seu favor. Já na primeira consulta, entregue brindes e lembranças para seus pacientes, pode ser sal de ervas, mix de nuts, caneca, squeeze, shakeira, livro de receitas, lista de compras, bolsa térmica, etc. Além disso, dê aos brindes a sua cara e coloque neles o seu nome e logo. Desta forma, as pessoas vão lembrar de você toda vez que olharem o brinde e fazer uma associação positiva pela demonstração de preocupação e cuidado, e isso agrega valor a sua consulta.

Feedback dos Pacientes


Já parou para pensar o quanto é valioso o feedback das pessoas sobre o seu serviço? Escutar as opiniões dos seus pacientes é essencial não apenas para gerar relacionamento mas também identificar falhas e posteriormente fazer correções. Receber os elogios e agradecimentos podem ser motivadores para continuar desempenhando o seu trabalho, mas as críticas construtivas devem ser vistas como bem-vindas também, e usá-las como ferramenta para evolução e crescimento, afinal, a gente aprende na prática ser um bom profissional. O feedback do paciente possibilita perceber o que precisa ser melhorado, e consequentemente, ajuda aprimorar ainda mais seu atendimento como Nutricionista.

Fidelizar pacientes é resultado de um atendimento prestado com excelência e estratégias inteligentes. Para alcançar o sucesso não tenha medo de investir ou de inovar no seu atendimento, aplicando essas dicas será muito mais fácil conquistar uma rede de pacientes fiés e ter uma agenda sempre cheia.

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