Dicas de Alimentação antes da Atividade Física

Dicas de Alimentação antes da Atividade Física

Post do dia: 2017-12-21 20:50:21. Publicado 20/12/2017 por Profa. Dra Leticia Azen Categoria: Nutrição Clínica .

É crescente o número de pessoas que vêm se preocupando em realizar uma alimentação saudável. No entanto, em função da facilidade no acesso ao conhecimento, muitas informações equivocadas e sem base científica acabam sendo disseminadas.A preocupação com o alcance de uma rápida melhora de sua estética ou do desempenho físico torna praticantes de atividade física um alvo mais fácil. Muitos desconhecem as principais alterações a serem adotadas na alimentação, com base nas exigências nutricionais geradas pela atividade física praticada, particularidades referentes à sua composição corporal e seus objetivos.

 

Diga não à "Pirataria da Dieta" 

Comumente nos deparamos com pessoas que acreditam que podem copiar dietas ou suplementações nutricionais adotadas por amigos ou pessoas que seguem modelos prontos exibidos nos jornais e revistas.O Nutricionista, especializado em Nutrição Esportiva, é capacitado a orientar o seu cliente em relação ao que ele deverá consumir, para a manutenção da boa saúde e alcance dos seus objetivos, e sugerir os suplementos nutricionais, em casos nos quais as necessidades nutricionais não estejam sendo satisfatoriamente supridas pelas fontes alimentares habituais. 

Entretanto, no momento do planejamento, este profissional não deve apenas realizar a estimativa da quantidade de energia a ser consumida, com base no gasto energético do cliente, mas este também deverá programar a adequação dos nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e água) ao longo do dia, mas, especialmente, nas refeições que irão preceder e suceder o horário destinado à prática da atividade, pois este é um dos critérios fundamentais para a garantia de um resultado final satisfatório.

 

Principais Dicas Nutricionais durante o pré-exercício

Tendo em vista o argumento exposto acima, pergunta-se: quais são os principais aspectos nutricionais a serem enfatizados nas refeições a serem realizadas pré-exercício? Seguem algumas delas: 

- Evite praticar atividade física em jejum.

- Não coma grandes quantidades muito próximo do início da atividade física.

- Não faça uso de alimentos gordurosos, condimentados ou que sejam estranhos a sua alimentação habitual.

- Não esqueça de hidratar-se.

- Dê preferência às refeições que contenham principalmente fontes alimentares ricas em carboidratos (ex. frutas, cereais, macarrão), pois estes alimentos são os de mais fácil digestão e permitirão que se tenha mais energia para a prática da atividade física.

 

 


Posts Relacionados

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

Consultoria e Assessoria em Nutrição nos Serviços de Alimentação: Por que investir nessas áreas?

O crescente consumo de refeições realizadas fora do ambiente domiciliar atrelada &agr

→ Leia mais...
Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Obesidade na Síndrome de Down e a Importância do Papel do Nutricionista

Uma alimentação saudável é primordial para saúde de qualquer pes

→ Leia mais...
Personal Diet: Por onde começar?

Personal Diet: Por onde começar?

Personal Diet é caracterizado por um modelo de atendimento domiciliar, que se baseia em um a

→ Leia mais...
Profa. Dra Leticia Azen

Profa. Dra Leticia Azen

Graduada em Nutrição pela UERJ; Doutora em Ciências Nutricionais pela UFRJ; Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB; Especialista em Nutrição em Esportes pela Asbran; Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela FAMATh; Docente da Pós-graduação em Ciência da Performance Humana pela UFRJ desde 2008; Ex-pesquisadora do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFex) (2006-2009); Ex-docente da Universidade Estácio de Sá (2000-2010); Autora dos livros “Estratégias de Nutrição e Suplementação do Esporte” (3ª ed., Manole, 2015) Autora do capítulo "Recursos Ergogênicos na Preparação Física (In: DANTAS, Estélio Henrique Martin. A Prática da Preparação Física. 6a ed.,Roca, 2014). 19 anos de experiência no atendimento nutricional de atletas e praticantes de atividade física

→ Veja o Perfil Completo