Materno-Infantil – Apostila Preparatório para Concursos e Residências em Nutrição 2.3

 

Materno-Infantil

Apostila Materno-Infantil impressa, em formato de livro, contemplando todas as principais referências pedidas nos concursos gerais e de residência para Nutricionistas.

O material conta com diversos exercícios para fixação das matérias, além de destaques pelo professor dos conteúdos mais pedidos nas provas!

O conteúdo programático abordado em nutrição materno-infantil engloba:

AJUSTES FISIOLÓGICOS DA GRAVIDEZ E PRÉ-CONCEPÇÃO ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL (APN)
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS
NUTRIÇÃO PARENTERAL NA GRAVIDEZ
GESTANTE ADOLESCENTE
SÍNDROMES HIPERTENSIVAS DA GESTAÇÃO (SHG) OU DISTÚRBIO
HIPERTENSIVO ESPECÍFICO DA GESTAÇÃO (DHEG) OU TOXEMIA
DIABETES MELLITUS NA GESTAÇÃO
AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS ESPECÍFICAS PARA GESTANTES E PUÉRPERAS GEMELARES
NUTRIÇÃO NA LACTAÇÃO
ALEITAMENTO MATERNO
ALIMENTAÇÃO DO LACTENTE COM FÓRMULAS LÁCTEAS
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO E PREMATURIDADE
PRÉ ESCOLAR E ESCOLAR
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS
ANEMIA FERROPRIVA NA INFÂNCIA
NUTRIÇÃO NAS DIARREIAS AGUDAS DA INFÂNCIA
CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
ALERGIA ALIMENTAR
REFLUXO GASTROESOFÁGICO NA INFÂNCIA
DESNUTRIÇÃO NA INFÂNCIA
PROJETO DIRETRIZES TERAPIA NUTRICIONAL NA DESNUTRIÇÃO
OBESIDADE INFANTOJUVENIL
I DIRETRIZ DE PREVENÇÃO DA ATEROSCLEROSE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
DIABETES MELLITUS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
SÍNDROME METABÓLICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
INFECÇÃO PELO HIV
NUTRIÇÃO NAS NEFROPATIAS
NUTRIÇÃO NAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS
ERROS INATOS DO METABOLISMO
CARDIOPATIAS CONGÊNITAS32. FIBROSE CÍSTICA OU MUSCOVISCOSIDADE
DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
DOENÇA HEPÁTICA
NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL EM PEDIATRIA
CONSENSO NACIONAL DE NUTRIÇÃO ONCOLOGICA (INCA)

Em materno-infantil, são, aproximadamente, 250 páginas de apostila!

100% DE APROVAÇÕES EM QUASE TODOS OS CONCURSOS DE RESIDÊNCIA NO RJ NOS ÚLTIMOS 10 ANOS!

Materno-Infantil

O valor da bolsa foi reajustado!

Futuro residente, você já sabe da novidade? O valor da bolsa da residência foi alterado! De acordo com a Portaria interministerial de nº 9, de 13 de outubro de 2021, o valor da bolsa destinada aos residentes da área da saúde será reajustado em 23,29%.

Materno-Infantil

Elevando o valor que que anteriormente estava em R$ 3.300,00 para, no mínimo, R$ 4.106,09 a partir de janeiro de 2022. 

A bolsa se destina à carga horária de 60 horas semanais e com dedicação exclusiva.

Segundo o portal do Governo Federal, essa mudança faz parte do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. Uma das ações previstas pelo projeto era justamente o aumento da bolsa de residência.

O objetivo do plano é valorizar os profissionais da saúde e apoiar a abertura de novos programas de residência pelo país.

Gostou da novidade, nutri? Mais um estímulo para colocar os estudos em dia e conquistar a sua vaga na residência!

Materno-Infantil

Por que fazer Residência em Nutrição?

A residência é uma excelente forma para você abrir portas no mercado de trabalho.

As residências são não apenas uma forma de intenso aprendizado, elas aumentam suas chances de conseguir vagas no mercado de trabalho, podendo ser essencial para conquistar qualquer vaga que você concorra futuramente.

Conheça outras vantagens:

  • Obtenção do título de especialista
  • Oportunidade de ganhar experiência
  • Networking
  • Maior chance de empregabilidade
  • Boa remuneração

Contudo, vale lembrar que os profissionais da área devem se dedicar exclusivamente à realização da residência. Os participantes do programa não podem ter outras atividades profissionais durante o período de vigência (dois anos).

Antes de escolher a sua residência, faça uma pesquisa sobre as instituições e quais programas elas oferecem, atrelado ao que você deseja atuar futuramente, pois essa escolha irá direcionar o seu caminho no mercado de trabalho.

Está esperando mais o que para garantir Apostila de Materno-Infantil do Preparatório para Concursos e Residências em Nutrição da Nutmed?

Venha ser aluno Nutmed! Estude com os melhores e impulsione a sua carreira! Venha conquistar a sua tão sonhada vaga na Residência em Nutrição!

Referências bibliográficas

ACCIOLY E; SAUNDERS C. LACERDA EMA. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2a. reimpressão revisada e atualizada. Rio
de Janeiro: Editora Cultura Médica/Guanabara Koogan, 2009.

ACCIOLY E; SAUNDERS C. LACERDA EMA. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2a. reimpressão revisada e atualizada. Rio de Janeiro:

Editora Cultura Médica/Guanabara Koogan, 2012.BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012a. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Manual de Pré-natal de Alto Risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2022. 625 p.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Caderno dos programas nacionais de suplementação de micronutrientes [recurso eletrônico] versão preliminar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022. 44 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021. 54 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015

INCA (Instituto Nacional de Câncer)  José Alencar Gomes da Silva. Consenso nacional de nutrição oncológica: paciente pediátrico oncológico / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: Inca, 2015. 88p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Suplementação de Ferro: manual de condutas gerais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 24 p.: il.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de condutas gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 34 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Dez passos para uma alimentação saudável: guia alimentar para crianças menores de dois anos: um guia para o profissional da saúde na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 2. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. 72 p. : il.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primaria à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 212 p. : il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 38)

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia para a organização da vigilância alimentar e nutricional na atenção primária à saúde. 2022.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno dos programas nacionais de suplementação de micronutrientes. 2022.

CHEMIN & MURA. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia; 3a edição, 2016.

WAITZENBERG, D. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia; 4a edição, 2009.

WAITZENBERG, D. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia; 5a edição, 2017.

MAHAN & RAYMOND. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13a edição, 2013
MAHAN & RAYMOND. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 14a edição, 2018.
MAHAN & RAYMOND. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 14a edição, 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Recomendações da OMS sobre cuidados pré-natais para uma experiência positiva na gravidez. 2016.

VITOLO, M. Nutrição: Da Gestação ao Envelhecimento. 2a edição. 2016.

PADILHA, P; ACCIOLY, E. Nutrição Clínica Aplicada à Pediatria. 1. ed. – Rio de Janeiro: Rubio, 2022. 880 p.

PRÉCOMA DB, OLIVEIRA GMM, SIMÃO AF, DUTRA OP, COELHO OR, IZAR MCO, et al. Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019. Arq Bras Cardiol. 2019; 113(4):787-891

PROJETO DIRETRIZES. Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org. br/novas_ diretrizes _sociedades.php

SOLÉ D, SILVA LR, COCCO RR, FERREIRA CT, SARNI RO, OLIVEIRA LC, et al. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 – Parte 1 – Etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Arq Asma Alerg Imunol.2018;2(1):7-38

SOLÉ D, SILVA LR, COCCO RR, FERREIRA CT, SARNI RO, OLIVEIRA LC, et al. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 – Parte 2 – Diagnóstico, tratamento e prevenção. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Arq Asma Alerg Imunol. 2018;2(1):39-82

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Estado Nutricional Antropométrico da Criança e da Mãe: Prevalência de indicadores antropométrico de crianças brasileiras menores de 5 anos de idade e suas mães biológicas: ENANI 2019. – Documento eletrônico. – Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2022. (96 p.). Coordenador geral, Gilberto Kac. Disponível em: https://enani.nutricao.ufrj.br/index.php/relatorios/. Acesso em: 26.05.2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Uso de suplementos de micronutrientes: caracterização do uso de suplementos de micronutrientes entre crianças brasileiras menores de 5 anos: ENANI 2019. – Documento eletrônico. – Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2022. (130 p.). Coordenador geral, Gilberto Kac. Disponível em: https://enani.nutricao.ufrj.br/index.php/relatorios/Acesso em: 26.05.2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Alimentação Infantil I: Prevalência de indicadores de alimentação de crianças menores de 5 anos: ENANI 2019. – Documento eletrônico. – Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2021. (135 p.). Coordenador geral, Gilberto Kac. Disponível em: https://enani.nutricao.ufrj.br/index.php/relatorios/. Acesso em: 26.05.2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil – ENANI-2019: Resultados preliminares –Indicadores de aleitamento materno no Brasil. UFRJ: Rio de Janeiro, 2020. 9 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil – ENANI-2019: Resultados preliminares – Prevalência de anemia e deficiência de vitamina A entre crianças brasileiras de 6 a 59 meses. UFRJ: Rio de Janeiro, 2020. 28 p.

VASCONCELOS, MARIA JOSEMERE DE O. BARBA; BARBOSA, JANINO MACIEL; PINTO, ISABEL CAROLINA DA SILVA. Nutrição clínica – obstetrícia e pediatria. Editora: Med book editora cientifica ltda. 2011.

WORLD HEALTH ORGANIZATION :Child growth standards.FAO/WHO/UNU Expert Consultation, 2006.

WORLD HEALTH ORGANIZATION :Growth charts for scholl-aged children and adolescents.FAO/WHO/UNU Expert Consultation, 2007.

WEFFORT, VR; LAMOUNIER, JA. Nutrição em pediatria: Da neonatologia à adolescência. Editora Manole; 2a edição (2017).

 

Vazio.

Prof. Dra. Jamile Nogueira

Prof. Dra. Jamile Nogueira

  • Nutricionista
  • Sócia Diretora e docente NutMed
  • Mestre em Nutrição Humana – UFRJ
  • Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública- Fiocruz/ Ensp
  • Coordenadora do Curso de pós-graduação em Nutrição em Obstetrícia, Pediatria e Adolescência – Presencial e EAD NutMed
  • Docente da disciplina de Nutrição Materno infantil – Faculdade Arthur Sá Earp Neto
  • Ex- coordenadora do Curso de graduação em Nutrição – Faculdade Arthur Sá Earp Neto

Prof. Giselle Seabra

Prof. Giselle Seabra

  • Nutricionista do Hospital Naval Marcílio Dias
  • Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ
  • Ex-nutricionista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia – IEDE/RJ
  • Ex- Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Materna e Infantil – UFRJ

As pós-graduações são reconhecidas pelo MEC?

Sim, todas as pós graduações da NutMed – EnsinE são reconhecidas pelo MEC tanto na modalidade presencial quanto à distância. Ao final do curso, o aluno recebe seu certificado de conclusão, devidamente registrado tornando-se especializado na área de conhecimento da pós-graduação realizada.

 

Quando começarei a pagar minhas mensalidades da pós?

Para realizar a matrícula o aluno paga apenas a taxa de matrícula (pelo site) de R$125,00. Depois disso, a primeira mensalidade é paga apenas no dia 05 do mês seguinte ao início das aulas. 

 

As aulas das pós presenciais são gravadas e ficam disponíveis depois?

Sim. As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Como funciona a modalidade 3 em 1 das pós presenciais?

As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Qual é a duração da pós graduação?

Na modalidade presencial são 36 encontros quinzenais, totalizando aproximadamente 15 a 16 meses. Na modalidade EAD são 12 disciplinas com duração de 5 semanas cada uma, totalizando até 18 meses de duração. 

 

Preciso ser formado em nutrição para ingressar na pós graduação?

Sim. Nossas pós graduações (exceto os MBAs) são exclusivas para nutricionistas.

 

Preciso fazer TCC para concluir a pós?

De acordo com a resolução do MEC (1/2018), publicada em 06/04/2018, não há mais a obrigatoriedade da elaboração do Trabalho de conclusão de curso (TCC) por parte do aluno de pós-graduação lato sensu. Em consonância com o MEC e no entendimento de que a carga horária destinada à realização do TCC pode ser substituída por um conteúdo mais proveitoso, a NutMed reorganizou o projeto pedagógico do curso, a fim de possibilitar a inclusão de disciplinas que julgamos serem mais proveitosas para atuação do nutricionista em sua prática.

 

Quais são as formas de pagamento que posso utilizar?

Todos os cursos disponíveis no site podem ser pagos utilizando-se cartão de crédito (em até 10x sem juros), boleto bancário ou PIX. 

Para as pós-graduações, a matrícula é paga no site e as mensalidades por boletos bancários.

 

Como faço para receber meu certificado de um curso de atualização?

O certificado é exclusivo para nutricionistas ou estudantes de nutrição. Para receber o certificado é necessária a participação do aluno no curso, não basta realizar a matrícula. Após o curso, basta solicitar o certificado por e-mail à nossa secretaria, anexando comprovante de que é estudante de nutrição ou nutricionista. 

 

É possível trancar a pós-graduação?

Sim. Caso deseje, o aluno poderá trancar a pós graduação por até 6 meses, ocasião em que os pagamentos serão suspensos. 

 

Como funciona o desconto de migração de instituição para os cursos de pós- graduação?

Temos uma política de desconto especial, de até 35%,  para alunos migrados de outra pós graduação, que porventura não estejam satisfeitos com seus cursos em andamento. Trata-se de uma compensação financeira ao aluno que perderá o investimento realizado em outra instituição, ao cancelar o curso. Para analisarmos se o seu caso é elegível e o percentual de desconto devido, pedimos que nos mande os documentos abaixo:

  • Contrato de matrícula com a instituição;
  • Disciplinas já cursadas, docente que ministrou a aula e respectivas notas de avaliações (em caso de haver interesse em aproveitamento de disciplinas);
  • Comprovantes de pagamento de todas as mensalidades pagas até o momento

Na ocasião da concretização da sua matrícula conosco, será necessário enviar a rescisão contratual com a instituição que está evadindo.

 

Quais são os documentos necessários para me inscrever na pós graduação?

  1. Diploma de graduação em nutrição frente e verso ou declaração de colação de grau realizada ou com previsão de realização
  2.               documento de identificação com foto
  3.               CPF
  4.               comprovante de residência
  5.               1 foto 3×4
  6.               certidão civil (nascimento ou casamento)
  7.               Título de eleitor

 

Por que minha compra foi cancelada pelo pagseguro/paypal? 

A NutMed não tem ingerência sobre as aprovações e reprovações das compras no site, já que é de responsabilidade do pagseguro.

As transações podem ser negadas pelo PagSeguro mesmo havendo limite no cartão, por questões de segurança e nós não temos acesso ao motivo, mas eles podem ser diversos. Tanto erro no nome na hora de digitar, erro na digitação do número do cartão, usar o cartão de uma pessoa e a conta que estiver fazendo a compra ser de outra pessoa. Todas essas informações que parecem simples podem negar uma venda, porque é sistêmico.

 

O conteúdo das Pós graduações na modalidade EAD é diferente da presencial?

Ambas as modalidades possuem a mesma ementa, ou seja, as mesmas disciplinas. Entretanto, é compreensível que a dinâmica de modificação de uma aula presencial seja mais rápida comparada à EAD, onde cada vídeo requer gravação, edição e revisão antes de estar apto à liberação na plataforma. Sendo assim, esclarecemos ser possível que eventualmente os professores façam edições em suas aulas presenciais tanto incluindo, quanto excluindo determinado ítem, sem que haja um exato espelhamento disso na pós EAD.

 

Qual a diferença entre o MBA em gestão de negócios de alimentação e o MBA em gestão da Qualidade em serviços de alimentação?

O MBA em gestão de negócios de alimentação trata da gestão do negócio em si , envolve questões administrativas e financeiras. Já o de gestão da qualidade foca na qualidade e segurança do alimento.

 

A NutMed emite carteirinha de estudante? 

A NutMed não fabrica carteirinha de estudante, que deve ser solicitada em Solicitação – Dados do Solicitante (documentodoestudante.com.br), selecionando pós-graduação e em seguida a instituição NutMed. 

 

Recebi a informação de confirmação de pagamento. Como ter acesso ao curso adquirido?

Para cursos de atualização e preparatórios EAD: O acesso à plataforma se dará exclusivamente a partir de login no site da NutMed utilizando seu email e senha cadastrados. Após logado, você será direcionado para seu ambiente digital de ensino e basta clicar em MEUS CURSOS e em seguida no curso que está matriculado. Feito isto, será direcionado à página onde estarão listados os links das aulas e materiais didáticos.

Para Pós graduação EAD: Após o pagamento, você receberá e-mail solicitando a documentação necessária para efetivar a sua matrícula.  Após o envio da documentação completa, prosseguiremos com os trâmites de matrícula. As aulas da pós-graduação são acessadas de uma plataforma exclusiva de pós, da NutMed- Ensine, cujas instruções de acesso você receberá quando da conclusão de sua matrícula, até o dia de início de sua pós. O acesso não é pelo site NutMed, que é utilizado para realização da matrícula apenas.

 

Realizei minha pré-matrícula, escolhi como forma de pagamento o boleto bancário e não consegui visualizá-lo. O que faço?

Observe no canto direito de seu browser se não está havendo bloqueio de pop up.Caso esteja, você deverá autorizar o pop up da NutMed e repetir a operação. Lembramos que para desejo de pagar à vista, temos a opção via pix que a confirmação é imediata. O pagamento por boleto dermora até 3 dias úteis para compensação. Verifique com a secretaria nosso pix.

Adquira agora

  Pagamento 100% seguro no boleto ou cartão de crédito em até 10x sem juros.
Apostila Materno-Infantil impressa, em formato de livro, contemplando todas as principais referências pedidas nos concursos gerais e de residência para Nutricionistas. O material conta com diversos exercícios para fixação das matérias, além de destaques pelo professor dos conteúdos mais pedidos nas provas!
Enviar no WhatsApp

Mais informações

Preencha seus dados e nós entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Veja também

Materno-Infantil – Apostila Preparatório para Concursos e Residências em Nutrição 2.3

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.