Descomplicando a Nutrição Enteral

Nutmed Descomplicando a Nutrição Enteral

Nutri, você se sente preparado(a) para realizar a nutrição enteral?
Esse é um dos grandes desafios na área da Nutrição, não deixe que dúvidas ou a insegurança o faça perder as oportunidades.

A nutrição enteral é administrada ao paciente por meio de uma sonda fina, que é um tubo fino, macio e flexível, e que leva a dieta líquida diretamente para o estomago ou intestino.

Alguns pacientes precisam de cuidados especiais em relação a sua dieta e isso pode ter diversas causas: desnutrição, impossibilidade de ingestão de alimentos por via oral, necessidade de complementação na dieta, situação de risco nutricional, entre outros fatores. Para casos como esses, que são bastante específicos, é comum utilizar a terapia nutrição enteral, um meio de nutrição que substitui ou complementa a nutrição tradicional.

O objetivo é atender os pacientes que estão impossibilitados de ingerir alimentos por via oral para que possam ter uma alimentação equilibrada, com a quantidade ideal de carboidratos, gorduras, minerais, proteínas e vitaminas. Nesses casos, a alimentação é feita por sonda, onde o alimento se encontra em composição líquida ou em pó a ser reconstituído em água.

Para administra-la, porém, é importante que nós, nutricionistas, trabalhemos em conjunto com a equipe multiprofissional, que geralmente é composta por médico, enfermeiro, farmacêutico, além de quaisquer outros envolvidos no cuidado integral e integrado do paciente. Isso porque, o engajamento dessa equipe é essencial para se alcançar o resultado esperado na administração da dieta.

Nutrição Enteral

Confira em quais casos a terapia é contraindicada

1 – Obstrução intestinal

2 – Íleo paralítico

3 – Instabilidade hemodinâmica

4 – Sangramentos do trato gastrointestinal

5 – Vômitos ou diarreias frequentes

6 – Fístulas intestinais

7 – Pancreatite grave

8 – Inflamações do trato gastrointestinal

Nutrição Enteral

Conheça os cuidados necessários ao administrar a dieta

– A sonda deve está bem fixada no nariz do paciente;

– A dieta deve ser sempre administrada lentamente para evitar qualquer problema como diarreias, gases, náuseas ou vômito;

– Os horários para administração da dieta devem ser semelhantes aos horários das refeições normais: café da manhã, almoço, jantar, ceia e lanches;

– Para receber a dieta, o paciente deve estar sentado no leito, formando um ângulo de 45° (no mínimo) em relação à cama. Ele deve ficar nesta posição durante o recebimento da dieta e por mais 30 minutos após o término dela. Esta posição é extremamente importante, pois impede que o paciente se engasgue com a dieta e que ela se dirija ao pulmão;

– Se o paciente apresentar náusea, tosse excessiva, dificuldade respiratória ou qualquer alteração, suspenda imediatamente a dieta e entre em contato com o médico para orientação;

– Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico;

– E o mais importante: a sonda deve ser limpa diariamente, por isso, use gaze, água e álcool ou sabonete suave para limpar sua parte externa. E não se esqueça de secar bem após a limpeza.

Importância de se atualizar em Nutrição Enteral

A atualização constante do nutricionista em relação à nutrição enteral desempenha um papel crucial na promoção da saúde e no bem-estar dos pacientes que dependem desse tipo de suporte nutricional. Em um cenário dinâmico e em constante evolução da ciência da nutrição, manter-se atualizado é mais do que uma prática profissional; é um compromisso com a qualidade de vida daqueles que confiam em seus cuidados.

Em resumo, a importância da atualização do nutricionista em nutrição enteral não é apenas profissional, mas também um compromisso ético com a saúde e o bem-estar daqueles que dependem de seus cuidados especializados. A busca constante por conhecimento e a prontidão para incorporar as últimas descobertas científicas garantem que o nutricionista esteja preparado para enfrentar os desafios em constante evolução do campo da nutrição enteral.

Gostou? Então não perca tempo para se inscrever no nosso curso Descomplicando a Nutrição Enteral! Ele irá te preparar para suplementar o paciente por meio de sonda. Não perca tempo! Se prepare para todos os desafios da suplementação enteral da Nutmed/EnsinE.

 

 

Vazio

Vazio.

Público-alvo

Nutricionistas e estudantes de nutrição.

Carga horária

8h com entrega de certificado. Obs.: O certificado deve ser solicitado por e-mail, ao término do curso, anexando documento comprobatório de que é nutricionista ou graduando em nutrição.

Dia e horário

Curso 100% online! Faça-o no dia e horário que preferir. Acesso ilimitado por 1 mês!

Local

Plataforma EAD NutMed

Material didático

Slides impressos entregues no dia da aula

Vazio.

O curso tem como objetivo capacitar o profissional nutricionista e estudantes de Nutrição em relação a Nutrição Enteral.

  • Bases da Terapia Nutricional Enteral
    • Histórico
    • Conceito
    • Legislações em Terapia Nutricional Enteral
    • Risco Nutricional e Avaliação Nutricional
    • Indicações para a Terapia Nutricional Oral e vias de acesso
    • Indicações e Contraindicações da Terapia Nutricional Enteral
  • Necessidades Calóricas e Proteicas
    • Calorimetria Indireta
    • Equações Preditivas e Fórmulas de bolso
    • Aporte proteico (incluindo situações especiais – LRA)
    • Cálculo das Necessidades Nutricionais
  • Entendendo a Nutrição Enteral
    • Acesso ao tubo digestivo
    • Seleção das formulações enterais
    • Administração da dieta enteral
    • Monitoramento
    • Complicações da Terapia Nutricional Enteral
    • Prevenção e tratamento das complicações
  • Casos Clínicos: A Terapia Nutricional Enteral na prática

Prof. Priscilla Alves Barreto

Prof. Priscilla Alves Barreto

  • Nutricionista da Terapia Nutricional Enteral e Parenteral do H. Naval Marcílio Dias
  • Mestranda em Nutrição Clínica – UFRJ
  • Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral – BRASPEN, Especialista em Nutrição Clínica – ASBRAN
  • Especialista em Terapia Nutricional – UERJ

R$ 150,00 via PagSeguro no site, podendo parcelar em até 10x sem juros!

As pós-graduações são reconhecidas pelo MEC?

Sim, todas as pós graduações da NutMed – EnsinE são reconhecidas pelo MEC tanto na modalidade presencial quanto à distância. Ao final do curso, o aluno recebe seu certificado de conclusão, devidamente registrado tornando-se especializado na área de conhecimento da pós-graduação realizada.

 

Quando começarei a pagar minhas mensalidades da pós?

Para realizar a matrícula o aluno paga apenas a taxa de matrícula (pelo site) de R$125,00. Depois disso, a primeira mensalidade é paga apenas no dia 05 do mês seguinte ao início das aulas. 

 

As aulas das pós presenciais são gravadas e ficam disponíveis depois?

Sim. As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Como funciona a modalidade 3 em 1 das pós presenciais?

As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Qual é a duração da pós graduação?

Na modalidade presencial são 36 encontros quinzenais, totalizando aproximadamente 15 a 16 meses. Na modalidade EAD são 12 disciplinas com duração de 5 semanas cada uma, totalizando até 18 meses de duração. 

 

Preciso ser formado em nutrição para ingressar na pós graduação?

Sim. Nossas pós graduações (exceto os MBAs) são exclusivas para nutricionistas.

 

Preciso fazer TCC para concluir a pós?

De acordo com a resolução do MEC (1/2018), publicada em 06/04/2018, não há mais a obrigatoriedade da elaboração do Trabalho de conclusão de curso (TCC) por parte do aluno de pós-graduação lato sensu. Em consonância com o MEC e no entendimento de que a carga horária destinada à realização do TCC pode ser substituída por um conteúdo mais proveitoso, a NutMed reorganizou o projeto pedagógico do curso, a fim de possibilitar a inclusão de disciplinas que julgamos serem mais proveitosas para atuação do nutricionista em sua prática.

 

Quais são as formas de pagamento que posso utilizar?

Todos os cursos disponíveis no site podem ser pagos utilizando-se cartão de crédito (em até 10x sem juros), boleto bancário ou PIX. 

Para as pós-graduações, a matrícula é paga no site e as mensalidades por boletos bancários.

 

Como faço para receber meu certificado de um curso de atualização?

O certificado é exclusivo para nutricionistas ou estudantes de nutrição. Para receber o certificado é necessária a participação do aluno no curso, não basta realizar a matrícula. Após o curso, basta solicitar o certificado por e-mail à nossa secretaria, anexando comprovante de que é estudante de nutrição ou nutricionista. 

 

É possível trancar a pós-graduação?

Sim. Caso deseje, o aluno poderá trancar a pós graduação por até 6 meses, ocasião em que os pagamentos serão suspensos. 

 

Como funciona o desconto de migração de instituição para os cursos de pós- graduação?

Temos uma política de desconto especial, de até 35%,  para alunos migrados de outra pós graduação, que porventura não estejam satisfeitos com seus cursos em andamento. Trata-se de uma compensação financeira ao aluno que perderá o investimento realizado em outra instituição, ao cancelar o curso. Para analisarmos se o seu caso é elegível e o percentual de desconto devido, pedimos que nos mande os documentos abaixo:

  • Contrato de matrícula com a instituição;
  • Disciplinas já cursadas, docente que ministrou a aula e respectivas notas de avaliações (em caso de haver interesse em aproveitamento de disciplinas);
  • Comprovantes de pagamento de todas as mensalidades pagas até o momento

Na ocasião da concretização da sua matrícula conosco, será necessário enviar a rescisão contratual com a instituição que está evadindo.

 

Quais são os documentos necessários para me inscrever na pós graduação?

  1. Diploma de graduação em nutrição frente e verso ou declaração de colação de grau realizada ou com previsão de realização
  2.               documento de identificação com foto
  3.               CPF
  4.               comprovante de residência
  5.               1 foto 3×4
  6.               certidão civil (nascimento ou casamento)
  7.               Título de eleitor

 

Por que minha compra foi cancelada pelo pagseguro/paypal? 

A NutMed não tem ingerência sobre as aprovações e reprovações das compras no site, já que é de responsabilidade do pagseguro.

As transações podem ser negadas pelo PagSeguro mesmo havendo limite no cartão, por questões de segurança e nós não temos acesso ao motivo, mas eles podem ser diversos. Tanto erro no nome na hora de digitar, erro na digitação do número do cartão, usar o cartão de uma pessoa e a conta que estiver fazendo a compra ser de outra pessoa. Todas essas informações que parecem simples podem negar uma venda, porque é sistêmico.

 

O conteúdo das Pós graduações na modalidade EAD é diferente da presencial?

Ambas as modalidades possuem a mesma ementa, ou seja, as mesmas disciplinas. Entretanto, é compreensível que a dinâmica de modificação de uma aula presencial seja mais rápida comparada à EAD, onde cada vídeo requer gravação, edição e revisão antes de estar apto à liberação na plataforma. Sendo assim, esclarecemos ser possível que eventualmente os professores façam edições em suas aulas presenciais tanto incluindo, quanto excluindo determinado ítem, sem que haja um exato espelhamento disso na pós EAD.

 

Qual a diferença entre o MBA em gestão de negócios de alimentação e o MBA em gestão da Qualidade em serviços de alimentação?

O MBA em gestão de negócios de alimentação trata da gestão do negócio em si , envolve questões administrativas e financeiras. Já o de gestão da qualidade foca na qualidade e segurança do alimento.

 

A NutMed emite carteirinha de estudante? 

A NutMed não fabrica carteirinha de estudante, que deve ser solicitada em Solicitação – Dados do Solicitante (documentodoestudante.com.br), selecionando pós-graduação e em seguida a instituição NutMed. 

 

Recebi a informação de confirmação de pagamento. Como ter acesso ao curso adquirido?

Para cursos de atualização e preparatórios EAD: O acesso à plataforma se dará exclusivamente a partir de login no site da NutMed utilizando seu email e senha cadastrados. Após logado, você será direcionado para seu ambiente digital de ensino e basta clicar em MEUS CURSOS e em seguida no curso que está matriculado. Feito isto, será direcionado à página onde estarão listados os links das aulas e materiais didáticos.

Para Pós graduação EAD: Após o pagamento, você receberá e-mail solicitando a documentação necessária para efetivar a sua matrícula.  Após o envio da documentação completa, prosseguiremos com os trâmites de matrícula. As aulas da pós-graduação são acessadas de uma plataforma exclusiva de pós, da NutMed- Ensine, cujas instruções de acesso você receberá quando da conclusão de sua matrícula, até o dia de início de sua pós. O acesso não é pelo site NutMed, que é utilizado para realização da matrícula apenas.

 

Realizei minha pré-matrícula, escolhi como forma de pagamento o boleto bancário e não consegui visualizá-lo. O que faço?

Observe no canto direito de seu browser se não está havendo bloqueio de pop up.Caso esteja, você deverá autorizar o pop up da NutMed e repetir a operação. Lembramos que para desejo de pagar à vista, temos a opção via pix que a confirmação é imediata. O pagamento por boleto dermora até 3 dias úteis para compensação. Verifique com a secretaria nosso pix.

Faça sua inscrição

  Pagamento 100% seguro no boleto ou cartão de crédito em até 10x sem juros.
O curso tem como objetivo capacitar o profissional nutricionista e estudantes de Nutrição em relação a Nutrição Enteral.  
Enviar no WhatsApp

Mais informações

Preencha seus dados e nós entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Descomplicando a Nutrição Enteral

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.