Interpretação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista 2.4

Por que me capacitar em Interpretação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica?

A interpretação de exames é hoje a principal ferramenta para auxiliar o diagnóstico clínico laboratorial. Atualmente todas as classes da saúde necessitam da prática laboratorial para investigar e tratar as diferentes patologias e distúrbios. Na prática clínica do nutricionista, há necessidade de uma completa avaliação do estado nutricional, na qual seria impossível sem a inclusão da avaliação bioquímica do paciente, portanto faz-se necessário o profissional de nutrição saber solicitar e interpretar exames laboratoriais, permitindo avaliar o organismo de cada paciente, compreender os distúrbios clínicos em sua origem bioquímica, o seu grau de comprometimento e assim poder estabelecer a intervenção nutricional individualizada necessária.

exames laboratoriais

O que são exames laboratoriais?

Exames laboratoriais referem-se a um conjunto de exames e testes realizados por encaminhamento do profissional responsável pelo acompanhamento clínico do paciente (médico ou nutricionista) e efetuados em laboratórios de análises clínicas, visando um diagnóstico ou, simplesmente,  um check-up.

Os exames laboratoriais têm diversas finalidades: tratar, diagnosticar, acompanhar paciente, coletar dados epidemiológicos e auxiliar na prevenção de doenças.

Exames Laboratoriais

Nutricionistas podem solicitar exames laboratoriais?

A solicitação de exames laboratoriais faz parte da prática clínica do nutricionista e está prevista pela Lei Federal 8234/91 em seu artigo 4º, Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) nº 306/03, Resolução CFN nº 380/05 e Resolução CFN nº 417/08.

Os sistemas CFN e CRN esclarecem e orientam o profissional de Nutrição que:

– A definição dos exames bioquímicos que o nutricionista solicita está na dependência do objetivo pretendido e do diagnóstico nutricional, momento e tipo de tratamento dietoterápico em que o paciente se encontra. A periodicidade dessa solicitação decorre do acompanhamento da evolução nutricional do paciente.

– Compete ao nutricionista inteira responsabilidade sobre as justificativas técnicas para tais solicitações bem como sobre a leitura e interpretação dos resultados que estes exames oferecem.

– Os exames laboratoriais de hematologia e bioquímica clínica de interesse para o diagnóstico nutricional e acompanhamento da evolução do paciente, podem ser:

– Exames laboratoriais utilizados em avaliação nutricional: hemograma completo, proteínas totais, proteína ligadora de retinol, índice de creatinina-altura (ICA);

– Exames bioquímicos para avaliação e acompanhamento de doenças cardiovasculares: triglicérides, colesterol total, HDL, LDL, VLDL;

– Exames utilizados para acompanhamento de doenças endócrinas: glicemia, teste oral de tolerância à glicose, insulina, peptídeo C, hemoglobina glicada;

– Exames para avaliação da tireóide: tiroxina (total e livre), triiodotironina, globulina ligadora de tiroxina (TGB), hormônio estimulador da tireóide (TSH);

– Exames utilizados para acompanhamento de doenças renais: gasometria, uréia, creatinina, sódio, cálcio (total e iônico), potássio sérico, fósforo sérico, magnésio sérico, ácido úrico, oxalato, citrato, proteína;

– Exames laboratoriais para acompanhamento de doenças hepáticas: alanina aminotransferase (ALT); aspartato aminotransferase (AST), gama glutamiltransferase (GGT), bilirrubina;

– Exames laboratoriais para acompanhamento de anemia: ferro, transferrina, ferritina, capacidade total de ligação do ferro;

– Acompanhamento laboratorial de carências específicas advindas de cirurgia bariátrica: vitamina B12, ácido fólico, cálcio total e ferro.

– O nutricionista deve considerar os diagnósticos, laudos e pareceres e, sempre que pertinente, definir outros exames laboratoriais com os demais integrantes da equipe;

– A interpretação dos exames laboratoriais deve ser considerada juntamente com outros indicadores diretos e indiretos para obtenção da avaliação nutricional;

– A identificação profissional deve estar de acordo com o Código de Ética do Nutricionista, portanto faz-se necessário informar a profissão, nome, número de inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas e respectiva jurisdição.

exames laboratoriais

Quando se trata de uma prescrição alimentar individualizada que visa melhorar a saúde e estética, independente do objetivo do paciente, não podemos abrir mão de uma importante ferramenta para a prescrição e cálculo da dieta que são os exames de sangue, urina e em alguns casos mais específicos os de fezes.

Devemos levar em consideração na elaboração do cardápio a individualidade do paciente, objetivos, limitações, juntamente com a identificação sérica dos níveis de proteínas, vitaminas e minerais que variam de pessoa para pessoa, e ainda importantes biomarcadores que sinalizam a sobrecarga de importantes órgãos como fígado, rins, tireoides, pâncreas, coração, entre outros.

Dessa maneira, conseguimos fazer um panorama de todo o organismo do paciente de dentro para fora para saber sobre a saúde dos órgãos e funcionamento do corpo em geral, podendo acusar algum excesso, deficiência, toxicidade ou até mesmo alguma doença.

O que diz o CFN e suas Recomendações sobre os Exames Laboratoriais

Em 21 de fevereiro de 2016 o Conselho Federal de Nutricionistas divulgou recomendação sobre exames laboratoriais, onde o profissional só deverá solicitar exames laboratoriais cujos métodos e técnicas tenham sido aprovados cientificamente, respeitando os princípios da bioética e os preceitos contidos no Código de Ética do Nutricionista.

Além disso, caso seguradoras e planos de saúde suplementar não aceitem o pedido de exames do profissional, o mesmo deverá denunciar o descumprimento na aceitação de solicitações de exames laboratoriais ao Conselho Regional de Nutricionistas de sua jurisdição, às Secretarias Estaduais e Municipais no caso do SUS e à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quando operadoras de planos de saúde e seguradoras de saúde.

Professor: Fernanda Neves Pinto

Msc Ciências Médicas – UFF. Pós-graduada em Fitoterapia Funcional – UNICSUL/VP. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional – UNICSUL/VP. Pós-graduada em Nutrição e Atividade física – UERJ. Pós-graduada em Nutrição Clínica – UNIRIO. Pós-graduada em Terapia Nutricional – CESANTA. Pós-graduanda em Metabologia e Endocrinologia – FCMSC-SP/VP. Fundadora do serviço de Nutrição da Policlínica da FioSaúde – FIOCRUZ de 2007 a 2018. Experiência acadêmica em nível superior há 20 anos. Docente de Pós-Graduação em Nutrição Clínica, Fitoterapia e Esportiva. Coordenadora da Pós-Graduação de Nutrição Clínica Funcional, Ortomolecular e Fitoterapia da NUTMED

Vazio

Vazio.

Carga horária

Data das aulas: 7 e 8 de Junho de 2024 Horário: 8:30 h as 17:30 h Carga Horária:  16 h

Dia e horário

Data das aulas: 7 e 8 de Junho de 2024 Horário: 8:30 h as 17:30 h

Local

Online e ao vivo. Acesso ilimitado à aula gravada por 30 dias.

Vazio.

Capacitar o profissional nutricionista em analisar o paciente, solicitar o exame, compreender a causa fisiopatológica e propor, estabelecer o tratamento nutricional mais assertivo, em sua origem bioquímica, de forma responsável e eficaz, assim como acompanhar a evolução clínica e avaliar o tratamento clínico-nutricional proposto.

Módulo 1

  • Avaliação bioquímica funcional hematológica: 
    • eritrograma, 
    • leucograma 
    • anemias
  • Avaliação bioquímica funcional cardiometabólica:
    • Resistência insulínica, Pré-diabetes e Diabetes Mellitus
    • Dislipidemia 
    • Índices aterogênicos 
    • Síndrome metabólica
    • Marcadores inflamatórios
    • Marcadores bioquímicos outros para investigação do risco cardiometabólico

 

Módulo 2

  • Avaliação bioquímica funcional aplicáveis de vitaminas e minerais
  • Avaliação bioquímica funcional da função hepática 
  • Avaliação bioquímica funcional da função renal
  • Avaliação bioquímica funcional da função tireoideana
  • Avaliação bioquímica funcional da função adrenal e do estresse
  • Avaliação bioquímica das fezes – Coprológico funcional

Prof. Fernanda Neves Pinto

Prof. Fernanda Neves Pinto

  • Nutricionista
  • Coordenadora Pós Graduação em Nutrição Clínica integrativa e Fitoterapia Funcional – NutMed
  • Mestre em Ciências Médicas pela UFF
  • Pós-graduação em Nutrição Clínica UNIRIO/RJ
  • Pós-graduada em Nutrição Esportiva – UERJ
  • Pós-graduada em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pelo CESANTA/RJ
  • Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional (UniCSul)
  • Pós-graduada em Fitoterapia Funcional (UniCSul)

Investimento: 400,00 em até 10x sem juros

As pós-graduações são reconhecidas pelo MEC?

Sim, todas as pós graduações da NutMed – EnsinE são reconhecidas pelo MEC tanto na modalidade presencial quanto à distância. Ao final do curso, o aluno recebe seu certificado de conclusão, devidamente registrado tornando-se especializado na área de conhecimento da pós-graduação realizada.

 

Quando começarei a pagar minhas mensalidades da pós?

Para realizar a matrícula o aluno paga apenas a taxa de matrícula (pelo site) de R$125,00. Depois disso, a primeira mensalidade é paga apenas no dia 05 do mês seguinte ao início das aulas. 

 

As aulas das pós presenciais são gravadas e ficam disponíveis depois?

Sim. As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Como funciona a modalidade 3 em 1 das pós presenciais?

As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Qual é a duração da pós graduação?

Na modalidade presencial são 36 encontros quinzenais, totalizando aproximadamente 15 a 16 meses. Na modalidade EAD são 12 disciplinas com duração de 5 semanas cada uma, totalizando até 18 meses de duração. 

 

Preciso ser formado em nutrição para ingressar na pós graduação?

Sim. Nossas pós graduações (exceto os MBAs) são exclusivas para nutricionistas.

 

Preciso fazer TCC para concluir a pós?

De acordo com a resolução do MEC (1/2018), publicada em 06/04/2018, não há mais a obrigatoriedade da elaboração do Trabalho de conclusão de curso (TCC) por parte do aluno de pós-graduação lato sensu. Em consonância com o MEC e no entendimento de que a carga horária destinada à realização do TCC pode ser substituída por um conteúdo mais proveitoso, a NutMed reorganizou o projeto pedagógico do curso, a fim de possibilitar a inclusão de disciplinas que julgamos serem mais proveitosas para atuação do nutricionista em sua prática.

 

Quais são as formas de pagamento que posso utilizar?

Todos os cursos disponíveis no site podem ser pagos utilizando-se cartão de crédito (em até 10x sem juros), boleto bancário ou PIX. 

Para as pós-graduações, a matrícula é paga no site e as mensalidades por boletos bancários.

 

Como faço para receber meu certificado de um curso de atualização?

O certificado é exclusivo para nutricionistas ou estudantes de nutrição. Para receber o certificado é necessária a participação do aluno no curso, não basta realizar a matrícula. Após o curso, basta solicitar o certificado por e-mail à nossa secretaria, anexando comprovante de que é estudante de nutrição ou nutricionista. 

 

É possível trancar a pós-graduação?

Sim. Caso deseje, o aluno poderá trancar a pós graduação por até 6 meses, ocasião em que os pagamentos serão suspensos. 

 

Como funciona o desconto de migração de instituição para os cursos de pós- graduação?

Temos uma política de desconto especial, de até 35%,  para alunos migrados de outra pós graduação, que porventura não estejam satisfeitos com seus cursos em andamento. Trata-se de uma compensação financeira ao aluno que perderá o investimento realizado em outra instituição, ao cancelar o curso. Para analisarmos se o seu caso é elegível e o percentual de desconto devido, pedimos que nos mande os documentos abaixo:

  • Contrato de matrícula com a instituição;
  • Disciplinas já cursadas, docente que ministrou a aula e respectivas notas de avaliações (em caso de haver interesse em aproveitamento de disciplinas);
  • Comprovantes de pagamento de todas as mensalidades pagas até o momento

Na ocasião da concretização da sua matrícula conosco, será necessário enviar a rescisão contratual com a instituição que está evadindo.

 

Quais são os documentos necessários para me inscrever na pós graduação?

  1. Diploma de graduação em nutrição frente e verso ou declaração de colação de grau realizada ou com previsão de realização
  2.               documento de identificação com foto
  3.               CPF
  4.               comprovante de residência
  5.               1 foto 3×4
  6.               certidão civil (nascimento ou casamento)
  7.               Título de eleitor

 

Por que minha compra foi cancelada pelo pagseguro/paypal? 

A NutMed não tem ingerência sobre as aprovações e reprovações das compras no site, já que é de responsabilidade do pagseguro.

As transações podem ser negadas pelo PagSeguro mesmo havendo limite no cartão, por questões de segurança e nós não temos acesso ao motivo, mas eles podem ser diversos. Tanto erro no nome na hora de digitar, erro na digitação do número do cartão, usar o cartão de uma pessoa e a conta que estiver fazendo a compra ser de outra pessoa. Todas essas informações que parecem simples podem negar uma venda, porque é sistêmico.

 

O conteúdo das Pós graduações na modalidade EAD é diferente da presencial?

Ambas as modalidades possuem a mesma ementa, ou seja, as mesmas disciplinas. Entretanto, é compreensível que a dinâmica de modificação de uma aula presencial seja mais rápida comparada à EAD, onde cada vídeo requer gravação, edição e revisão antes de estar apto à liberação na plataforma. Sendo assim, esclarecemos ser possível que eventualmente os professores façam edições em suas aulas presenciais tanto incluindo, quanto excluindo determinado ítem, sem que haja um exato espelhamento disso na pós EAD.

 

Qual a diferença entre o MBA em gestão de negócios de alimentação e o MBA em gestão da Qualidade em serviços de alimentação?

O MBA em gestão de negócios de alimentação trata da gestão do negócio em si , envolve questões administrativas e financeiras. Já o de gestão da qualidade foca na qualidade e segurança do alimento.

 

A NutMed emite carteirinha de estudante? 

A NutMed não fabrica carteirinha de estudante, que deve ser solicitada em Solicitação – Dados do Solicitante (documentodoestudante.com.br), selecionando pós-graduação e em seguida a instituição NutMed. 

 

Recebi a informação de confirmação de pagamento. Como ter acesso ao curso adquirido?

Para cursos de atualização e preparatórios EAD: O acesso à plataforma se dará exclusivamente a partir de login no site da NutMed utilizando seu email e senha cadastrados. Após logado, você será direcionado para seu ambiente digital de ensino e basta clicar em MEUS CURSOS e em seguida no curso que está matriculado. Feito isto, será direcionado à página onde estarão listados os links das aulas e materiais didáticos.

Para Pós graduação EAD: Após o pagamento, você receberá e-mail solicitando a documentação necessária para efetivar a sua matrícula.  Após o envio da documentação completa, prosseguiremos com os trâmites de matrícula. As aulas da pós-graduação são acessadas de uma plataforma exclusiva de pós, da NutMed- Ensine, cujas instruções de acesso você receberá quando da conclusão de sua matrícula, até o dia de início de sua pós. O acesso não é pelo site NutMed, que é utilizado para realização da matrícula apenas.

 

Realizei minha pré-matrícula, escolhi como forma de pagamento o boleto bancário e não consegui visualizá-lo. O que faço?

Observe no canto direito de seu browser se não está havendo bloqueio de pop up.Caso esteja, você deverá autorizar o pop up da NutMed e repetir a operação. Lembramos que para desejo de pagar à vista, temos a opção via pix que a confirmação é imediata. O pagamento por boleto dermora até 3 dias úteis para compensação. Verifique com a secretaria nosso pix.

Faça sua inscrição

  Pagamento 100% seguro no boleto ou cartão de crédito em até 10x sem juros.
Enviar no WhatsApp

Mais informações

Preencha seus dados e nós entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Interpretação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica do Nutricionista 2.4

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.