Nutrição Esportiva – Manejo do déficit imunológico no esporte: Estratégias e tratamento 5.0

imunológico

 

nutrição esportiva

Com a função de proteger o organismo de patógenos invasores, o sistema imunológico é segmentado em dois ramos: sistema imune inato e sistema imune adaptativo. A imunidade inata está presente desde o nascimento, possui resposta inespecífica, e atua como primeira barreira de defesa do corpo. Já a imunidade adquirida é caracterizada por responder ao antígeno de maneira específica e resultando em células de memória que possuem um tempo de vida longo e que reduzem o tempo de resposta aos antígenos na re-exposição.

Nos esportes, ambas podem sofrer modificações com o esforço gerado no exercício físico, ocasionando alterações na dinâmica do sistema imunológico. A prática de atividade física moderada pode contribuir para a redução do risco de infecções em comparação aos indivíduos sedentários, melhorando então algumas funções do sistema imune. No entanto, estudos associam os exercícios prolongados e de alta intensidade à baixa imunidade e ao aumento de infecções, comprometendo o rendimento do atleta nos treinamentos e até mesmo em competições.

O exercício físico é considerado um fator de estresse, que atua desequilibrando a homeostase do sistema imune. A intensidade, a duração e o tipo de exercício determinam as alterações que podem afetar a função imune após o exercício. A resposta imune ao exercício físico é classificada em dois tipos:

  • Resposta aguda      
  • Resposta crônica 

A resposta aguda é caracterizada por ser uma reação transitória ao estresse provocado pelo esforço físico intenso, enquanto que o estímulo crônico gera uma resposta de adaptação ao exercício, que habilita o organismo a tolerar de forma mais adequada ao estresse. Neste material focaremos na relação entre a imunidade e resposta aguda ao exercício físico.

imunológico

Resposta Aguda ao Exercício Físico e a Teoria da Janela Aberta

O exercício físico praticado em alta intensidade, isto é, pelo esforço acima de 70% do VO2máx e por período prolongado ( > 1,5 h) está associado a um aumento da incidência de doenças infecciosas, principalmente das vias aéreas superiores em atletas.

Com a proximidade das competições, é normal os atletas de alto rendimento intensificarem os seus treinamentos, gerando um esforço físico capaz de atuar como importante fator de estresse. Tal efeito tem impacto negativo sobre a função do sistema imune, sendo então, suprimida temporariamente. 

O período de imunodepressão (também conhecido como “Janela Aberta” ou open window”) foi proposto por Pedersen & Ullum (1994). Esse modelo defende que após a realização de exercícios físicos intensos e de longa duração o atleta seria induzido a uma imunossupressão, que pode durar de 3 a 72 horas. Estudos apontam que o fenômeno da janela aberta pode estar relacionado à maior possibilidade de instalação de quadros infecciosos. As vias aéreas superiores são as mais afetadas, levando ao surgimento de gripes e resfriados, principalmente no inverno.

Não obstante, o indivíduo treinado pode apresentar menor comprometimento do sistema imune nas condições anteriormente citadas quando comparados a indivíduos não treinados.

Diante disto, submeter um indivíduo que está iniciando na prática desportiva a treinos rigorosos, mesmo que não cumpra com os critérios de tempo e intensidade, pode ter um comprometimento transitório, ainda que de menor grau, mas não menos importante, do seu sistema imune. Logo, o cuidado com o sistema imune não deve apenas ser considerado em atletas de alta performance, mas para todo praticante que inicia a prática de atividade física.

Portanto, é de suma importância fazer a conscientização dos atletas sobre o impacto gerado na imunidade após treinamentos de alta intensidade. Eles devem ser encorajados a desenvolver estratégias não só comportamentais, como uma boa higiene pessoal, mas compreender que uma alimentação adequada pode ajudar a fornecer proteção necessária e reduzir o risco de doenças infecciosas. Da mesma forma que se faz importante a atenção ao sistema imune em indivíduos desportistas que iniciam a prática de atividade física.

Gostou? Venha ser aluno Nutmed! Estude com os melhores e impulsione a sua carreira! Faça hoje a inscrição no Curso de Atualização em Nutrição Esportiva – Manejo do déficit imunológico no esporte: Estratégias e tratamento da Nutmed!

Conheça também os nossos cursos de pós-graduação da Nutmed/EnsinE

imunológico

Vazio

Vazio.

Carga horária

8h - com entrega de certificado

Material didático

e-book

Vazio.

Conteúdo Programático:

  • Revisão: Imunidade e Inflamação
  • Fatores que afetam o sistema imunológico
  • Sistema imunológico e atividade física
  • Teoria da “Janela aberta”
  • COVID-19 – A prática de atividade física melhora a vigilância e a resposta imunológica?
  • Estratégias de prevenção e tratamento da disfunção imune

Profa.Thayz Rodrigues Chagas

Profa.Thayz Rodrigues Chagas

Nutricionista – Universidade Paranaense (2007).

Especialista em Nutrição Clínica – Universidade Federal do Paraná (2010).

Mestre e Doutora em Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição – Universidade Federal de Santa Catarina (2014 e 2019 / PPGN / UFSC). 

Atua na linha de pesquisa de estudos pré-clínicos e clínicos, envolvendo a composição nutricional e os efeitos metabólicos de compostos bioativos e sua relação do estresse oxidativo, resposta imunológica e inflamação e a análise de métodos de avaliação do estado nutricional. 

Atualmente é professora titular dos cursos de Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Estética e professora dos cursos de Pós-graduação de Saúde e Estética do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC / Paraná). Professora do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Esportiva (NUTMED / Rio de Janeiro) e do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Materno Infantil (IBEM / Santa Catarina). 

As pós-graduações são reconhecidas pelo MEC?

Sim, todas as pós graduações da NutMed – EnsinE são reconhecidas pelo MEC tanto na modalidade presencial quanto à distância. Ao final do curso, o aluno recebe seu certificado de conclusão, devidamente registrado tornando-se especializado na área de conhecimento da pós-graduação realizada.

 

Quando começarei a pagar minhas mensalidades da pós?

Para realizar a matrícula o aluno paga apenas a taxa de matrícula (pelo site) de R$125,00. Depois disso, a primeira mensalidade é paga apenas no dia 05 do mês seguinte ao início das aulas. 

 

As aulas das pós presenciais são gravadas e ficam disponíveis depois?

Sim. As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Como funciona a modalidade 3 em 1 das pós presenciais?

As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Qual é a duração da pós graduação?

Na modalidade presencial são 36 encontros quinzenais, totalizando aproximadamente 15 a 16 meses. Na modalidade EAD são 12 disciplinas com duração de 5 semanas cada uma, totalizando até 18 meses de duração. 

 

Preciso ser formado em nutrição para ingressar na pós graduação?

Sim. Nossas pós graduações (exceto os MBAs) são exclusivas para nutricionistas.

 

Preciso fazer TCC para concluir a pós?

De acordo com a resolução do MEC (1/2018), publicada em 06/04/2018, não há mais a obrigatoriedade da elaboração do Trabalho de conclusão de curso (TCC) por parte do aluno de pós-graduação lato sensu. Em consonância com o MEC e no entendimento de que a carga horária destinada à realização do TCC pode ser substituída por um conteúdo mais proveitoso, a NutMed reorganizou o projeto pedagógico do curso, a fim de possibilitar a inclusão de disciplinas que julgamos serem mais proveitosas para atuação do nutricionista em sua prática.

 

Quais são as formas de pagamento que posso utilizar?

Todos os cursos disponíveis no site podem ser pagos utilizando-se cartão de crédito (em até 10x sem juros), boleto bancário ou PIX. 

Para as pós-graduações, a matrícula é paga no site e as mensalidades por boletos bancários.

 

Como faço para receber meu certificado de um curso de atualização?

O certificado é exclusivo para nutricionistas ou estudantes de nutrição. Para receber o certificado é necessária a participação do aluno no curso, não basta realizar a matrícula. Após o curso, basta solicitar o certificado por e-mail à nossa secretaria, anexando comprovante de que é estudante de nutrição ou nutricionista. 

 

É possível trancar a pós-graduação?

Sim. Caso deseje, o aluno poderá trancar a pós graduação por até 6 meses, ocasião em que os pagamentos serão suspensos. 

 

Como funciona o desconto de migração de instituição para os cursos de pós- graduação?

Temos uma política de desconto especial, de até 35%,  para alunos migrados de outra pós graduação, que porventura não estejam satisfeitos com seus cursos em andamento. Trata-se de uma compensação financeira ao aluno que perderá o investimento realizado em outra instituição, ao cancelar o curso. Para analisarmos se o seu caso é elegível e o percentual de desconto devido, pedimos que nos mande os documentos abaixo:

  • Contrato de matrícula com a instituição;
  • Disciplinas já cursadas, docente que ministrou a aula e respectivas notas de avaliações (em caso de haver interesse em aproveitamento de disciplinas);
  • Comprovantes de pagamento de todas as mensalidades pagas até o momento

Na ocasião da concretização da sua matrícula conosco, será necessário enviar a rescisão contratual com a instituição que está evadindo.

 

Quais são os documentos necessários para me inscrever na pós graduação?

  1. Diploma de graduação em nutrição frente e verso ou declaração de colação de grau realizada ou com previsão de realização
  2.               documento de identificação com foto
  3.               CPF
  4.               comprovante de residência
  5.               1 foto 3×4
  6.               certidão civil (nascimento ou casamento)
  7.               Título de eleitor

 

Por que minha compra foi cancelada pelo pagseguro/paypal? 

A NutMed não tem ingerência sobre as aprovações e reprovações das compras no site, já que é de responsabilidade do pagseguro.

As transações podem ser negadas pelo PagSeguro mesmo havendo limite no cartão, por questões de segurança e nós não temos acesso ao motivo, mas eles podem ser diversos. Tanto erro no nome na hora de digitar, erro na digitação do número do cartão, usar o cartão de uma pessoa e a conta que estiver fazendo a compra ser de outra pessoa. Todas essas informações que parecem simples podem negar uma venda, porque é sistêmico.

 

O conteúdo das Pós graduações na modalidade EAD é diferente da presencial?

Ambas as modalidades possuem a mesma ementa, ou seja, as mesmas disciplinas. Entretanto, é compreensível que a dinâmica de modificação de uma aula presencial seja mais rápida comparada à EAD, onde cada vídeo requer gravação, edição e revisão antes de estar apto à liberação na plataforma. Sendo assim, esclarecemos ser possível que eventualmente os professores façam edições em suas aulas presenciais tanto incluindo, quanto excluindo determinado ítem, sem que haja um exato espelhamento disso na pós EAD.

 

Qual a diferença entre o MBA em gestão de negócios de alimentação e o MBA em gestão da Qualidade em serviços de alimentação?

O MBA em gestão de negócios de alimentação trata da gestão do negócio em si , envolve questões administrativas e financeiras. Já o de gestão da qualidade foca na qualidade e segurança do alimento.

 

A NutMed emite carteirinha de estudante? 

A NutMed não fabrica carteirinha de estudante, que deve ser solicitada em Solicitação – Dados do Solicitante (documentodoestudante.com.br), selecionando pós-graduação e em seguida a instituição NutMed. 

 

Recebi a informação de confirmação de pagamento. Como ter acesso ao curso adquirido?

Para cursos de atualização e preparatórios EAD: O acesso à plataforma se dará exclusivamente a partir de login no site da NutMed utilizando seu email e senha cadastrados. Após logado, você será direcionado para seu ambiente digital de ensino e basta clicar em MEUS CURSOS e em seguida no curso que está matriculado. Feito isto, será direcionado à página onde estarão listados os links das aulas e materiais didáticos.

Para Pós graduação EAD: Após o pagamento, você receberá e-mail solicitando a documentação necessária para efetivar a sua matrícula.  Após o envio da documentação completa, prosseguiremos com os trâmites de matrícula. As aulas da pós-graduação são acessadas de uma plataforma exclusiva de pós, da NutMed- Ensine, cujas instruções de acesso você receberá quando da conclusão de sua matrícula, até o dia de início de sua pós. O acesso não é pelo site NutMed, que é utilizado para realização da matrícula apenas.

 

Realizei minha pré-matrícula, escolhi como forma de pagamento o boleto bancário e não consegui visualizá-lo. O que faço?

Observe no canto direito de seu browser se não está havendo bloqueio de pop up.Caso esteja, você deverá autorizar o pop up da NutMed e repetir a operação. Lembramos que para desejo de pagar à vista, temos a opção via pix que a confirmação é imediata. O pagamento por boleto dermora até 3 dias úteis para compensação. Verifique com a secretaria nosso pix.

Faça sua inscrição

  Pagamento 100% seguro no boleto ou cartão de crédito em até 10x sem juros.
O curso destina-se a capacitar o Nutricionista no manejo do déficit imunológico no esporte através do tratamento e estratégias nutricionais.
Enviar no WhatsApp

Mais informações

Preencha seus dados e nós entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Nutrição Esportiva – Manejo do déficit imunológico no esporte: Estratégias e tratamento 5.0

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.