Suplementação Nutricional na prática clínica do Nutricionista 2024

Capacitar futuros e já nutricionistas, com base na legislação vigente, a elaborar e prescrever suplementação nutricional de vitaminas, minerais, aminoácidos, compostos bioativos, probióticos, prebióticos, ômega 3 e enzimas digestivas para a prática clínica profissional.

Por que me capacitar em suplementação nutricional para a prática clínica?

Por ser a suplementação nutricional um dos pilares das atribuições do nutricionista em sua prática clínica, visando complementar e/ou suprir as necessidades nutricionais pertinentes, de modo personalizado e em acordo às legislações vigentes, ajustando, frente aos requerimentos fisiológicos e metabólicos individuais, objetivando promover vitalidade nutricional, prevenir doenças, corrigindo desequilíbrios nutricionais que acarretam repercussões negativas à saúde. Para ser um nutricionista clínico, é necessário se capacitar para desenvolver a competência e a habilidade técnica pertinentes à condução da prescrição de suplementos alimentares com maestria, tendo segurança de que estará executando um trabalho ético e de sucesso.

Suplementação

Suplementação Nutricional na Prática Clínica: pontos-chave a serem observados pelo Nutricionista

Por que precisamos de suplementos?

Muitos pacientes apresentam dificuldades para se alimentar da maneira correta, e deste modo, garantir a ingestão adequada de nutrientes, para manter a forma e a saúde do organismo. Ter uma dieta rica em nutrientes que garantam a quantidade necessária de carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas é difícil para a grande maioria das pessoas, face ao dia-a-dia corrido da sociedade moderna. Além disso, muitos clientes podem apresentar patologias que necessitem de reposição nutricional para manutenção de saúde ou prevenção de agravos.

Tudo fica mais fácil se associarmos a ingestão de suplementos alimentares à realização de atividades físicas, trabalho e estudo.

Quando nosso organismo apresenta deficiência de algum nutriente, ele costuma dar sinais bem claros disso. As deficiências nutricionais são manifestadas por meio de cansaço físico, falta de memória, queda de cabelo, unhas enfraquecidas, retenção de líquidos, baixa imunidade, falta de energia, dor de cabeça constante, entre outros problemas que prejudicam a nossa qualidade de vida e o desempenho das atividades diárias.

Os suplementos nutricionais objetivam resolver esses problemas associados às carências nutricionais, só podem ser utilizados da maneira correta e na quantidade ideal que cada organismo precisa. Essas necessidades são determinadas por um nutricionista, levando em consideração o consumo alimentar, lembrando que se consumidos em exagero podem causar danos ao organismo. Associar a suplementação à atividade física traz resultados mais rápidos e duradouros para o corpo.

Suplementação

O que são suplementos nutricionais?

Suplementos são alimentos que servem para contemplar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação.

Para ser considerado suplemento, os alimentos devem conter um mínimo de 25%, e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais, na porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva. Os suplementos podem ser classificados em duas grandes categorias: os suplementos dietéticos e os auxiliadores ergogênicos.

Os suplementos dietéticos são similares aos alimentos em relação aos nutrientes fornecidos, são produtos práticos para ingestão durante atividade e podem servir como auxiliares no aumento do consumo energético ou do aporte vitamínico-mineral. Os suplementos dietéticos não promovem aumento de desempenho. O resultado melhor na performance seria uma consequência da capacidade em atender uma demanda nutricional. Ou seja, o atleta não ficaria mais forte ou mais rápido devido ao suplemento, mas conseguiria manter-se em atividade mais tempo, por exemplo.

O auxiliador ergogênico teria a capacidade de aumentar a performance, fornecendo substâncias que fisiologicamente não fariam parte da demanda nutricional.

Os suplementos que o nutricionista pode prescrever são formulados de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, lipídios e ácidos graxos, carboidratos e fibras, isolados ou associados entre si. O nutricionista tem ainda competência legal para prescrever os produtos denominados polivitaminicos e/ou poliminerais, desde que estejam classificados como de “Venda sem Exigência de Prescrição Médica” conforme determina a Portaria SVS/MS nº 40/1998.

Quais as legislações que regulamentam a prática de prescrição pelo Nutricionista?

Lei Federal nº 8234, de 17 de setembro de 1991: Regulamenta a profissão de nutricionista e determina outras providências.

Art. 4º Atribuem-se também, aos nutricionistas, as seguintes atividades, desde que relacionadas com alimentação e nutrição humanas:

(…)

VII – prescrição de suplementos nutricionais, necessários a complementação da dieta;

VIII – solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico; (…)

Resolução CFN nº 390, de 27 de outubro de 2006: Regulamenta a prescrição dietética de suplementos nutricionais pelo nutricionista e dá outras providências.

Art. 1º Esta Resolução regulamenta a prescrição dietética, pelo nutricionista, de suplementos nutricionais.

Parágrafo único. Para os fins desta Resolução consideram-se:

I – prescrição dietética – prescrição a ser elaborada com base nas diretrizes estabelecidas no diagnóstico nutricional;

II – suplementos nutricionais – formulados de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, lipídios e ácidos graxos, carboidratos e fibras, isolados ou associados entre si.

III – Ingestão Diária Recomendada (IDR) é a quantidade de proteína, vitaminas e minerais que deve ser consumida diariamente para atender às necessidades nutricionais da maior parte dos indivíduos e grupos de pessoas de uma população sadia.

Art. 2º Respeitados os níveis máximos de segurança, regulamentados pela ANVISA e na falta destes, os definidos como “Tolerable Upper Intake Levels (UL)”, ou seja, Limite de Ingestão Máxima Tolerável, sendo este o maior nível de ingestão diária de um nutriente que não causará efeitos adversos à saúde da maioria das pessoas. E desde que, com base no diagnóstico nutricional, haja recomendação neste sentido, a prescrição de suplementos nutricionais poderá ser realizada nos seguintes casos:

I – estados fisiológicos específicos;

II – estados patológicos; e

III – alterações metabólicas. (…)

Cuidados da prática de suplementação de nutrientes

Em situação em que exista a possibilidade de as reservas do individuo já terem sido depletadas ou em que o individuo já apresente deficiência comprovada de determinado nutriente, é difícil que a alimentação por si só consiga corrigir a deficiência. O nutricionista deve considerar o diagnóstico global (dados antropométricos, dietéticos, laboratoriais, clínicos, fatores de risco presentes e antecedentes familiares). Os dados dietéticos devem enfatizar os hábitos atuais e anteriores.

Professor: Fernanda Neves Pinto

Msc Ciências Médicas – UFF. Pós-graduada em Fitoterapia Funcional – UNICSUL/VP. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional – UNICSUL/VP. Pós-graduada em Nutrição e Atividade física – UERJ. Pós-graduada em Nutrição Clínica – UNIRIO. Pós-graduada em Terapia Nutricional – CESANTA. Pós-graduanda em Metabologia e Endocrinologia – FCMSC-SP/VP. Fundadora do serviço de Nutrição da Policlínica da FioSaúde – FIOCRUZ de 2007 a 2018. Experiência acadêmica em nível superior há 20 anos. Docente de Pós-Graduação em Nutrição Clínica, Fitoterapia e Esportiva. Coordenadora da Pós-Graduação de Nutrição Clínica Funcional, Ortomolecular e Fitoterapia da NUTMED

 

Vazio

Vazio.

Carga horária

Data das aulas: 11 de maio de 2024 Horário: 8:30 h as 17:30h Carga Horária:  8 h  

Dia e horário

Data das aulas: 11 de maio de 2024

Local

ONLINE AO VIVO

Vazio.

Capacitar futuros e já nutricionistas, com base na legislação vigente, a elaborar e prescrever suplementação nutricional de vitaminas, minerais, aminoácidos, compostos bioativos, probióticos, prebióticos, ômega 3 e enzimas digestivas para a prática clínica profissional.

Introdução à prescrição de Suplementos Nutricionais: 

  • Alimentação Brasileira e Riscos Nutricionais
  • Fatores de riscos para deficiência de micronutrientes
  • Teores de Nutrientes nos Alimentos
  • Por quê e quando suplementar
  • Como avaliar a necessidade de suplementação?
  • Quais ferramentas utilizar?
  • Por quanto tempo suplementar?
  • Fundamentos para suplementação nutricional
  • Fundamentos para uma suplementação eficaz e segura

 

Legislação e regulamentação vigente.

  • Atribuições do nutricionista na prescrição de suplementos nutricionais

 

Formas farmacêuticas e vias de administração

  • Formas farmacêuticas que podem ser utilizadas
  • Formas químicas dos micronutrientes: teor elementar e fator de correção
  • Principais formas biodisponíveis.

 

Como elaborar uma prescrição

 

Recomendações e suplementação nutricional de:

  • Vitaminas
  • Minerais
  • Aminoácidos
  • Compostos Bioativos
  • Probióticos e Prebióticos
  • Ômega 3
  • Enzimas Digestivas

 

R$ 250,00 em até 10x sem juros

As pós-graduações são reconhecidas pelo MEC?

Sim, todas as pós graduações da NutMed – EnsinE são reconhecidas pelo MEC tanto na modalidade presencial quanto à distância. Ao final do curso, o aluno recebe seu certificado de conclusão, devidamente registrado tornando-se especializado na área de conhecimento da pós-graduação realizada.

 

Quando começarei a pagar minhas mensalidades da pós?

Para realizar a matrícula o aluno paga apenas a taxa de matrícula (pelo site) de R$125,00. Depois disso, a primeira mensalidade é paga apenas no dia 05 do mês seguinte ao início das aulas. 

 

As aulas das pós presenciais são gravadas e ficam disponíveis depois?

Sim. As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Como funciona a modalidade 3 em 1 das pós presenciais?

As nossas pós-graduações presenciais contam com modalidade 3 em 1, que significa aulas ministradas presencialmente em nossa sede + transmissão online ao vivo de todas as aulas + gravação das aulas. As gravações ficam disponíveis na plataforma do aluno durante toda a vigência da pós-graduação, proporcionando revisão de conteúdo de forma ilimitada no período.

 

Qual é a duração da pós graduação?

Na modalidade presencial são 36 encontros quinzenais, totalizando aproximadamente 15 a 16 meses. Na modalidade EAD são 12 disciplinas com duração de 5 semanas cada uma, totalizando até 18 meses de duração. 

 

Preciso ser formado em nutrição para ingressar na pós graduação?

Sim. Nossas pós graduações (exceto os MBAs) são exclusivas para nutricionistas.

 

Preciso fazer TCC para concluir a pós?

De acordo com a resolução do MEC (1/2018), publicada em 06/04/2018, não há mais a obrigatoriedade da elaboração do Trabalho de conclusão de curso (TCC) por parte do aluno de pós-graduação lato sensu. Em consonância com o MEC e no entendimento de que a carga horária destinada à realização do TCC pode ser substituída por um conteúdo mais proveitoso, a NutMed reorganizou o projeto pedagógico do curso, a fim de possibilitar a inclusão de disciplinas que julgamos serem mais proveitosas para atuação do nutricionista em sua prática.

 

Quais são as formas de pagamento que posso utilizar?

Todos os cursos disponíveis no site podem ser pagos utilizando-se cartão de crédito (em até 10x sem juros), boleto bancário ou PIX. 

Para as pós-graduações, a matrícula é paga no site e as mensalidades por boletos bancários.

 

Como faço para receber meu certificado de um curso de atualização?

O certificado é exclusivo para nutricionistas ou estudantes de nutrição. Para receber o certificado é necessária a participação do aluno no curso, não basta realizar a matrícula. Após o curso, basta solicitar o certificado por e-mail à nossa secretaria, anexando comprovante de que é estudante de nutrição ou nutricionista. 

 

É possível trancar a pós-graduação?

Sim. Caso deseje, o aluno poderá trancar a pós graduação por até 6 meses, ocasião em que os pagamentos serão suspensos. 

 

Como funciona o desconto de migração de instituição para os cursos de pós- graduação?

Temos uma política de desconto especial, de até 35%,  para alunos migrados de outra pós graduação, que porventura não estejam satisfeitos com seus cursos em andamento. Trata-se de uma compensação financeira ao aluno que perderá o investimento realizado em outra instituição, ao cancelar o curso. Para analisarmos se o seu caso é elegível e o percentual de desconto devido, pedimos que nos mande os documentos abaixo:

  • Contrato de matrícula com a instituição;
  • Disciplinas já cursadas, docente que ministrou a aula e respectivas notas de avaliações (em caso de haver interesse em aproveitamento de disciplinas);
  • Comprovantes de pagamento de todas as mensalidades pagas até o momento

Na ocasião da concretização da sua matrícula conosco, será necessário enviar a rescisão contratual com a instituição que está evadindo.

 

Quais são os documentos necessários para me inscrever na pós graduação?

  1. Diploma de graduação em nutrição frente e verso ou declaração de colação de grau realizada ou com previsão de realização
  2.               documento de identificação com foto
  3.               CPF
  4.               comprovante de residência
  5.               1 foto 3×4
  6.               certidão civil (nascimento ou casamento)
  7.               Título de eleitor

 

Por que minha compra foi cancelada pelo pagseguro/paypal? 

A NutMed não tem ingerência sobre as aprovações e reprovações das compras no site, já que é de responsabilidade do pagseguro.

As transações podem ser negadas pelo PagSeguro mesmo havendo limite no cartão, por questões de segurança e nós não temos acesso ao motivo, mas eles podem ser diversos. Tanto erro no nome na hora de digitar, erro na digitação do número do cartão, usar o cartão de uma pessoa e a conta que estiver fazendo a compra ser de outra pessoa. Todas essas informações que parecem simples podem negar uma venda, porque é sistêmico.

 

O conteúdo das Pós graduações na modalidade EAD é diferente da presencial?

Ambas as modalidades possuem a mesma ementa, ou seja, as mesmas disciplinas. Entretanto, é compreensível que a dinâmica de modificação de uma aula presencial seja mais rápida comparada à EAD, onde cada vídeo requer gravação, edição e revisão antes de estar apto à liberação na plataforma. Sendo assim, esclarecemos ser possível que eventualmente os professores façam edições em suas aulas presenciais tanto incluindo, quanto excluindo determinado ítem, sem que haja um exato espelhamento disso na pós EAD.

 

Qual a diferença entre o MBA em gestão de negócios de alimentação e o MBA em gestão da Qualidade em serviços de alimentação?

O MBA em gestão de negócios de alimentação trata da gestão do negócio em si , envolve questões administrativas e financeiras. Já o de gestão da qualidade foca na qualidade e segurança do alimento.

 

A NutMed emite carteirinha de estudante? 

A NutMed não fabrica carteirinha de estudante, que deve ser solicitada em Solicitação – Dados do Solicitante (documentodoestudante.com.br), selecionando pós-graduação e em seguida a instituição NutMed. 

 

Recebi a informação de confirmação de pagamento. Como ter acesso ao curso adquirido?

Para cursos de atualização e preparatórios EAD: O acesso à plataforma se dará exclusivamente a partir de login no site da NutMed utilizando seu email e senha cadastrados. Após logado, você será direcionado para seu ambiente digital de ensino e basta clicar em MEUS CURSOS e em seguida no curso que está matriculado. Feito isto, será direcionado à página onde estarão listados os links das aulas e materiais didáticos.

Para Pós graduação EAD: Após o pagamento, você receberá e-mail solicitando a documentação necessária para efetivar a sua matrícula.  Após o envio da documentação completa, prosseguiremos com os trâmites de matrícula. As aulas da pós-graduação são acessadas de uma plataforma exclusiva de pós, da NutMed- Ensine, cujas instruções de acesso você receberá quando da conclusão de sua matrícula, até o dia de início de sua pós. O acesso não é pelo site NutMed, que é utilizado para realização da matrícula apenas.

 

Realizei minha pré-matrícula, escolhi como forma de pagamento o boleto bancário e não consegui visualizá-lo. O que faço?

Observe no canto direito de seu browser se não está havendo bloqueio de pop up.Caso esteja, você deverá autorizar o pop up da NutMed e repetir a operação. Lembramos que para desejo de pagar à vista, temos a opção via pix que a confirmação é imediata. O pagamento por boleto dermora até 3 dias úteis para compensação. Verifique com a secretaria nosso pix.

Faça sua inscrição

  Pagamento 100% seguro no boleto ou cartão de crédito em até 10x sem juros.
Objetivo: capacitar futuros e já nutricionistas, com base na legislação vigente, a elaborar e prescrever suplementação nutricional de vitaminas, minerais, aminoácidos, compostos bioativos, probióticos, prebióticos, ômega 3 e enzimas digestivas para a prática clínica profissional.
Enviar no WhatsApp

Mais informações

Preencha seus dados e nós entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Suplementação Nutricional na prática clínica do Nutricionista 2024

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.