Alimentação infantil: o que você precisa saber

Compartilhe!

Sumário

Alimentação

O conhecimento correto e atualizado sobre a alimentação da criança é fundamental para a avaliação e a orientação adequada sobre sua nutrição. Bons hábitos alimentares irão fornecer, em quantidade e qualidade, alimentos adequados para suprir as necessidades nutricionais definidas pelo crescimento e desenvolvimento infantil.

Por isso, elencamos as quatros fases essenciais da nutrição infantil, levando em consideração não só os aspectos fisiológicos, mas também comportamentais, segundo indicações da Sociedade de Brasileira de Pediatria.

Alimentação do lactente

Vai do nascimento até o segundo ano de vida da criança e pode ser compreendida como a mais importante e que requer maiores cuidados, principalmente com a oferta de alimentos. Pois, muitas vezes, as famílias desconhecem que o consumo precoce de alimentos complementares interfere na manutenção do aleitamento materno e podem não suprir as necessidades nutricionais dessa faixa etária, na qual a velocidade de crescimento é elevada, tornando os lactentes mais vulneráveis tanto à desnutrição quanto a deficiências de certos micronutrientes. Por este motivo, é necessário orientar a família a dar somente leite materno até os seis meses de idade, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos. A partir dos seis meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

Alimentação pré-escolar

Nessa fase a criança apresenta ritmo de crescimento regular e inferior ao do lactente, consequentemente, há uma diminuição nas necessidades nutricionais e no apetite. Além disto, o comportamento alimentar da criança pré-escolar caracteriza-se por ser imprevisível e variável. Por desconhecimento, os familiares podem atribuir este fato a uma doença e não a um fator fisiológico, chegando à consulta pediátrica com a queixa de inapetência. Neste momento é necessário o conhecimento de alguns aspectos importantes da evolução do comportamento alimentar na infância, a fim de evitar diagnósticos errôneos de anorexia e o uso inadequado de medicamentos estimulantes do apetite. A família deve ser orientada a variar o cardápio, tanto no tipo de alimento quanto no modo de preparação, para estimular o apetite e o interesse da criança.

Alimentação do escolar

Fase que acolhe crianças de sete a dez anos de idade, quando estão iniciando a vida escolar. Esse período caracteriza-se por maior atividade física e ritmo de crescimento constante com ganho acentuado de peso. Porém, é necessário levar em consideração os fatores externos, como o comportamento social, que pode levar, por exemplo, ao sedentarismo causado pela oferta de produtos tecnológicos. Além disso, a ingestão de alimentos industrializados e ricos em gordura tem aumentado nessa faixa etária, bem como a prevalência de casos de obesidade e “fome oculta”, caracterizada como deficiências nutricionais específicas prejudiciais à boa saúde. Por isso, as famílias devem ser orientadas sobre as práticas para uma alimentação saudável e, principalmente, sobre a ingestão de nutrientes em quantidade e qualidade adequadas ao crescimento e desenvolvimento desta faixa etária.

Alimentação do adolescente

Essa fase compreende os jovens de 10 a 20 anos de idade, onde as necessidades nutricionais são influenciadas simultaneamente pelos eventos da puberdade e pelo estirão do crescimento. Entretanto, especialmente nesta fase de desenvolvimento, a escolha dos alimentos será potencialmente determinada por fatores psicológicos, socioeconômicos e culturais que irão interferir diretamente na formação dos hábitos alimentares. A alimentação inadequada na adolescência pode levar ao risco imediato ou a longo prazo de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão, a obesidade, diabetes e a osteoporose. Além disso, a nutrição tem papel crítico no desenvolvimento do adolescente e o consumo de dieta inadequada pode influenciar desfavoravelmente sobre o seu crescimento.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição na Obstetrícia, Pediatria e Adolescência! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Deixe um comentário

Veja também

Banner Post - Nutmed - Seja um especialista em gestão de nutrição escolar com a NutMed
Novidades

Seja um especialista em gestão em nutrição escolar com a NutMed

A boa notícia do dia: criar cardápios saudáveis ficou mais fácil com a nossa Especialização em Gestão em Nutrição Escolar! A alimentação na infância e adolescência é essencial para um bom desenvolvimento físico e psicológico, por isso os nutricionistas que atuam em creches e colégios precisam ter um conhecimento profundo e atualizado. Ao longo deste

Leia mais »
Banner Post - Nutmed - Especialização nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico
Novidades

Especialização em nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico

Uma ciência que pode aumentar o desempenho físico e ainda melhorar a saúde dos pacientes: aprofunde seus conhecimentos sobre a nutrição esportiva! Hoje você entenderá como a alimentação e a suplementação podem maximizar a performance na atividade física, de que maneira a saúde é influenciada e qual a melhor pós-graduação em nutrição esportiva do momento.

Leia mais »
Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência
Novidades

Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência

Ter a chance de crescer financeiramente ou sentir satisfação na área de atuação? Quem faz a especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência (online ou presencial) pode conseguir as duas coisas! Esse campo, além de ser recheado de oportunidades de trabalho, dá ao nutricionista um prazer maravilhoso: ver seus pacientes evoluindo, na maioria das

Leia mais »
Reforço Acadêmico para Nutricionistas
Novidades

Reforço Acadêmico para Nutricionistas: Supere sua insegurança profissional

Atire a primeira pedra o nutricionista que nunca se sentiu inseguro na hora de exercer a profissão. Isso é muito comum, mas graças ao reforço acadêmico para nutricionistas, pode ser resolvido tranquilamente. Durante o artigo você descobrirá boas formas de se tornar um profissional confiante e qualificado, para assim melhorar a vida dos seus pacientes

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.