Você deve estar se perguntando por que um nutricionista precisa aprender os conceitos e definições da botânica. Bom, se você quiser trabalhar com fitoterapia, é importante que se familiarize com essa que é a matéria-prima do medicamento fitoterápico do reino vegetal.
A classificação dos organismos vivos é ordenada em grupos e, desses, o que mais interessa para nós, nutricionistas, para a prática em fitoterapia é o reino Plantae.
O reino Plantae é dividido em quatro grupos, segundo suas características morfológicas, de reprodução e as evolutivas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.
Grupos do reino Plantae
As plantas medicinais, em geral, estão concentradas entre os grupos Gimnospermas e Angiospermas. Vamos conhecê-los melhor?
– Gimnospermas: plantas com sementes nuas, sem um envoltório, isto é, sem fruto.
– Angiospermas: plantas com flores que possuem sementes no interior dos frutos.
Plantas, famílias, gêneros e espécies
As plantas são classificadas em grupos, chamados famílias, em que são guardadas semelhanças morfológicas relacionadas às características gerais das plantas e ao formato da flor.
As famílias das plantas podem ser subdivididas em grupos menores, que agregam características mais específicas, chamados gêneros.
Por sua vez, os gêneros possuem espécies, que compõem um conjunto de caracteres que definem a identidade botânica.
No próximo texto, falaremos sobre nomenclatura botânica. Até lá!
Faça a sua inscrição na Pós-graduação em Nutrição Clínica Ortomolecular, Funcional e Fitoterapia EAD! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!