O carboidrato é um dos nutrientes mais importantes para se alcançar o resultado esperado com a prática de exercícios físicos. E o motivo é muito claro: eles são a nossa principal fonte de energia.
Por isso, atenção nutricionistas: é muito importante compreender as funções dos carboidratos para uma orientação adequada aos desportistas e atletas.
Lembrando que a orientação dietética é parte fundamental para o sucesso na rotina de treinamentos.
Orientações para a alimentação antes dos treinos
As evidências científicas sugerem que atletas de diferentes modalidades esportivas, sejam aeróbias ou anaeróbias, não consomem as quantidades necessárias de carboidratos para a prática de exercício físico. Por isso, o papel do nutricionista como coaching é muito importante.
Antes de iniciar exercícios físicos é importante verificar se as necessidades nutricionais diárias estão sendo atingidas. O jejum frequentemente ocasiona mal estar, que pode, inclusive, levar a interrupção dos treinos ou, no mínimo, a queda da intensidade.
Outro ponto a ser observado é a refeição pré treino imediata, pois os diferentes índices glicêmicos (como os alimentos ricos em carboidratos que exercem influência na glicemia) podem afetar benéfica ou adversamente o praticante de atividade física.
Dessa forma, a recomendação é priorizar carboidratos de baixo índice glicêmico antes dos exercícios, a fim de evitar hipoglicemia reativa (ou de rebote), redução da mobilização de ácidos graxos nos tecidos, além observar sinais e sintomas adversos, como enjoos.
Quando o consumo de carboidrato durante o exercício se faz necessário?
De acordo com estudos científicos recentes, o consumo de carboidrato pode ser mais efetivo durante atividades prolongadas.
O consumo de carboidratos durante a prática de exercícios físicos é ainda mais importante quando atletas iniciam a atividade em jejum, quando estão sob restrição alimentar visando a perda de peso ou quando os estoques corporais de carboidratos estejam reduzidos ao início da atividade.
Nestes casos, a suplementação de carboidratos pode aumentar o rendimento durante atividades com 60 minutos ou mais de duração.
Alimentação pós-treino
Após a atividade física, a recomendação mais adequada é combinar alimentos ou suplementos que contenham carboidratos e proteínas, para garantir uma boa recuperação muscular e ressíntese de glicogênio, e manutenção da glicemia.
Em geral, a ingestão de alimentos deve acontecer logo nas primeiras 2 horas após o treino para garantir um aumento dos estoques de glicogênio.
Mas é importante destacar que as quantidades totais de alimentos consumidos nesse período devem ser planejadas de acordo com as preferências individuais, necessidades e objetivos.
Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição Esportiva! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!