Concursos públicos em Nutrição e Residências são sempre muito aguardados. Por isso, é importante que você comece o quanto antes a sua preparação.
Não há tempo a perder! Três fundamentos são essenciais para a aprovação em processos seletivos para nutricionistas:
- Elaboração de um Plano de Estudos;
- Métodos e Técnicas de Estudos;
- Execução do Planejamento.
Elaboração de um Plano de Estudos
Antes de qualquer coisa, você precisa se planejar.
Analisar editais anteriores é uma ótima estratégia, principalmente se você possuir o edital e provas da mesma banca. No planejamento de estudos, fique atento aos seguintes fatores:
Carga Horária Disponível para estudo
Verifique quantas horas diárias você tem à sua disposição. Quanto mais horas de estudo você acumular até a prova, melhor! É claro, você deve também reservar algum tempo para descanso.
Nível de conhecimento em cada material cobrada no edital
A diferença entre classificação e aprovação é apenas uma questão. Verifique todas as disciplinas cobradas, lembrando que muitos editais exigem um mínimo de acertos em cada matéria (SUS e Português, por exemplo), logo, não adianta gabaritar conhecimentos específicos em Nutrição se não fizer o mínimo nos conhecimentos básicos.
Importância de cada disciplina na média final
Verifique no edital o “peso” corresponde a cada área de conhecimento, dedicando-se maior parte do tempo de estudos naquela que concentra maior pontuação.
Métodos e Técnicas de Estudo
Organizar a sua preparação em “Ciclos de Estudos”
O “Ciclo de Estudos” é uma ferramenta que tem vantagens enormes frente a um simples cronograma de estudos. Isso porque o “Ciclo de Estudos” é capaz de vencer até mesmo os imprevistos que acontecem no seu dia-a-dia. Quando você elabora o Ciclo de Estudos, você não leva em consideração os dias da semana. Seu ciclo de estudos pode ter, por exemplo, 20 horas líquidas.
Ou seja, você pode compensar as horas líquidas perdidas ao longo da semana, em virtude de imprevistos, por dias de final de semana ou feriados.
Fique atento: Você deve estar sempre avaliando o seu ciclo de estudos! Por exemplo, se você está avançando bem uma determinada matéria, é possível reduzir a carga horária disponibilizada pra ela.
Fazer Revisões Sistematizadas
Se você não faz revisões, os conteúdos estudados ficam apenas na sua memória de curto prazo. Deixar de fazer revisões significa que em determinado momento, aquele conteúdo já estudado pode se apresentar como um novo!
Resolver muitas questões comentadas de provas anteriores
A resolução de questões de provas anteriores auxilia muito na sua memorização. Além disso, as bancas examinadoras costuma repetir questões já cobradas em provas passadas.
Execução do Planejamento
De nada adianta planejar, se você não colocar o seu Plano de Estudos em prática.
Verifique o tempo disponível até a prova e revise sempre seu planejamento!
Faça a sua inscrição no Preparatório Completo Online para Residências e Concursos Públicos! Venha se preparar com a Nutmed/Ensine!