Também conhecida como ubiquinona, a coenzima Q10 é essencial para a produção de energia no organismo, melhorando a disposição e aumentando o pique para as atividades do dia a dia.
Hoje em dia, a coenzima Q10 têm sido muito utilizada para auxiliar no tratamento do diabetes e nas doenças cardiovasculares. A administração oral da ubiquinona é uma estratégia antioxidante frequente em muitas doenças que podem fornecer um benefício sintomático significativo.
Mas você sabe como fazer para desfrutar de todos estes benefícios? Basta incluir na alimentação as fontes de coenzima Q10: peixes como sardinha e cavala, nozes, grãos de soja, feijão azuki, gergelim, espinafre, cogumelos frescos, brócolis e damasco.
Confira outros benefícios da ubiquinona
- É um nutriente mitocondrial, associado à formação de ATP, principal fonte de energia celular, e necessária para o uso eficiente de oxigênio.
- É capaz de reduzir o dano potencial de radicais livres, atuando como antioxidante por si só e, ainda, regenerando a forma oxidada da vitamina E. Com isso, previne o envelhecimento precoce.
- Tem a capacidade auxiliar nas vias de biotransformação e, desta forma, contribuir para a desintoxicação do corpo frente ao excesso de corantes e conservantes alimentares e ao uso excessivo de medicamentos ou outras toxinas do ambiente.
- Estimula o sistema imune e melhora a produção de anticorpos.
Faça a sua matrícula na Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Nutrição Funcional e Fitoterapia – EAD! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!
Acesse o conteúdo adicional:
Referência
Garrido-Maraver J, Cordero MD, Oropesa-Ávila M, Fernández Vega A, de la Mata M, Delgado Pavón A, de Miguel M, Pérez Calero C, Villanueva Paz M, Cotán D, Sánchez-Alcázar JA. Coenzyme q10 therapy. Mol Syndromol. 2014 Jul;5(3-4):187-97.