Cuidados necessários para esportistas e atletas
O impacto de uma alimentação equilibrada no desempenho físico é muito significativo, principalmente para atletas. E desenvolver uma prática de alimentação saudável fará toda a diferença na busca de melhores resultados.
Por isso, se você é um profissional de Nutrição e quer se especializar nessa área, precisa aprender melhor a calcular a dieta alimentar do paciente, alinhando suas necessidades físicas individuais com o gasto energético desempenhado na atividade esportiva. A partir disso, você irá avaliar a necessidade ou não de suplementos alimentares.
Confira alguns cuidados que deve ter com esse público
Alimentação antes o treino: atletas e esportistas devem se alimentar bem antes de iniciar uma atividade física. A orientação para a quantidade e qualidade dos alimentos nesse período deve ser calculada por um profissional nutricionista, através de avaliações específicas. O jejum frequentemente ocasiona mal estar e poderá, inclusive, levar a interrupção dos treinos ou, no mínimo, a redução da intensidade. Isso prejudica a desempenho e, consequentemente, comprometerá os resultados.
Hidratação: a ingestão de líquidos é outro fator diferencial. Durante a atividade física ocorre um aumento da produção de calor no organismo, que é dissipado em parte pela produção de suor. A quantidade de suor varia de atleta para atleta e irá depender de variáveis como superfície corporal, intensidade do exercício, temperatura ambiente e umidade. Manter a reposição adequada de líquidos antes, durante e depois da atividade física garante que o atleta não fique desidratado. Sua força muscular também não ficará comprometida e o risco de cãibras e hipertermia diminuem.
Um problema comum: suplementos. Os praticantes de atividade física sofrem com a oferta desenfreada desses medicamentos e nas academias o risco é ainda maior. Explicar ao paciente que os resultados não vão surgir em um passe de mágica é fundamental. É necessário enfatizar que o atleta precisa ter disciplina, treino e muita paciência. Opte pela complementação nutricional ou por suplementos para otimizar os resultados se necessário.
Por fim, um alerta: é importante esclarecer ao paciente que ele não pode restringir sua alimentação ou pular refeições. O segredo para bons resultados é uma alimentação equilibrada e o calculo de dietas atua justamente nesse ponto. Com isso, você como profissional nutricionista deverá avaliar as necessidades energéticas de acordo com o gasto e a necessidade do organismo de cada um.
Faça a sua matrícula na Pós-graduação Online em Nutrição Esportiva! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!