Destoxificação: Tudo o que você precisa saber

Compartilhe!

Sumário

destoxificação

Diariamente circulam em nosso organismo uma série de substâncias tóxicas que precisam ser eliminadas ou inativadas. A esse processo chamamos de destoxificação. Mas, você sabe dizer de onde vêm essas substâncias? E por que precisam ser eliminadas?

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Algumas delas serão esclarecidas nesse post. Confira!

Destoxificação: um processo natural

A destoxificação é um processo biológico que busca reduzir os impactos negativos das toxinas no organismo. Mas como isso é possível? Simples, basta transformar as substâncias tóxicas em substâncias mais solúveis para que possam ser eliminadas, principalmente, pela urina ou bile e, em menor, escala pelo suor e lágrimas.

destoxificação

De onde vêm essas substâncias tóxicas?

As substâncias podem ser de origem interna: desequilíbrios metabólicos, microbiota intestinal (conjunto de bactérias que habitam o intestino humano) ou polimorfismos genéticos (alterações nos genes que podem influenciar o metabolismo).

E também externa: medicamentos, álcool, alergênicos (substâncias de diferentes origens que podem desencadear reações alérgicas), metabólitos (compostos provenientes do metabolismo endógeno), aditivos alimentares, corantes, adoçantes, conservantes, poluentes do ar, migrantes de embalagens (compostos químicos presentes nas embalagens que podem migrar para os alimentos), produtos químicos utilizados em casa, metais pesados, entre outros.

Quando o organismo sente sobrecarga nas vias de destoxificação, ele pode refletir isso em sintomas, como, por exemplo, fadiga, inchaço, dores de cabeça, indigestão, constipação, tonturas, depressão, dores musculares, entre outros.

Por isso, é muito importante orientar os pacientes sobre a necessidade de manter uma dieta equilibrada, fugindo de alimentos que geralmente contêm essas toxinas.

Qual é a melhor forma de cuidar desse paciente?

Pacientes que possuem uma alimentação desequilibrada, rica em alimentos industrializados, agrotóxicos e aditivos alimentares tendem a reduzir a capacidade destoxificante do organismo. Por isso, é fundamental que seja feita uma dieta de destoxificação, além da inclusão de alimentos destoxificantes na alimentação diária.

Uma dieta de destoxificação tem como objetivo, portanto, retirar a carga tóxica do organismo e, com isso, auxiliar na prevenção de doenças. Vale frisar que essa dieta não cura doenças e, sim, reequilibra o organismo, devolvendo sua capacidade para exercer suas funções.

Confira quais alimentos podem contribuir no processo de destoxificação

Os alimentos que possuem maior potencial de destoxificação são aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras, preferencialmente sem aditivos químicos e agrotóxicos. Frutas, verduras e água são fortes aliados nesse processo.

Podemos incluir também no grupo dos alimentos com capacidade de destoxificação o alho e a cebola, os vegetais crucíferos (brócolis, couve e repolho, por exemplo), alimentos ricos em fibras como frutas e cereais integrais, além de nozes, sementes e castanhas.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Nutrição Funcional e Fitoterapia – EAD! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

 

Deixe um comentário

Veja também

Banner Post - Nutmed - Seja um especialista em gestão de nutrição escolar com a NutMed
Novidades

Seja um especialista em gestão em nutrição escolar com a NutMed

A boa notícia do dia: criar cardápios saudáveis ficou mais fácil com a nossa Especialização em Gestão em Nutrição Escolar! A alimentação na infância e adolescência é essencial para um bom desenvolvimento físico e psicológico, por isso os nutricionistas que atuam em creches e colégios precisam ter um conhecimento profundo e atualizado. Ao longo deste

Leia mais »
Banner Post - Nutmed - Especialização nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico
Novidades

Especialização em nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico

Uma ciência que pode aumentar o desempenho físico e ainda melhorar a saúde dos pacientes: aprofunde seus conhecimentos sobre a nutrição esportiva! Hoje você entenderá como a alimentação e a suplementação podem maximizar a performance na atividade física, de que maneira a saúde é influenciada e qual a melhor pós-graduação em nutrição esportiva do momento.

Leia mais »
Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência
Novidades

Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência

Ter a chance de crescer financeiramente ou sentir satisfação na área de atuação? Quem faz a especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência (online ou presencial) pode conseguir as duas coisas! Esse campo, além de ser recheado de oportunidades de trabalho, dá ao nutricionista um prazer maravilhoso: ver seus pacientes evoluindo, na maioria das

Leia mais »
Reforço Acadêmico para Nutricionistas
Novidades

Reforço Acadêmico para Nutricionistas: Supere sua insegurança profissional

Atire a primeira pedra o nutricionista que nunca se sentiu inseguro na hora de exercer a profissão. Isso é muito comum, mas graças ao reforço acadêmico para nutricionistas, pode ser resolvido tranquilamente. Durante o artigo você descobrirá boas formas de se tornar um profissional confiante e qualificado, para assim melhorar a vida dos seus pacientes

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.