Fiscalização Sanitária: 10 dicas para seu estabelecimento atender às exigências

Compartilhe!

Sumário

Fiscalização Sanitária

10 dicas para seu estabelecimento atender às exigências dos órgãos de fiscalização sanitária

O setor de alimentação e gastronomia é muito atrativo. Existem diferentes formas de investimento e, em todas elas, encontramos um público fiel e assíduo, seja nos tradicionais restaurantes e lanchonetes ou nos famosos food trucks. Porém, o que mais preocupa no setor é a complexidade regulatória dos órgãos de fiscalização sanitária, em especial para bares e restaurantes.

Pensando nisso, separamos 10 dicas para você, nutricionista, realizar um check-list de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e ter sucesso quando submetido à fiscalização sanitária. Confira!

1. Mantenha a higienização de equipamentos, instalações, móveis e utensílios em dia. E, se possível, realize sempre o registro das operações de higiene.

2. Faça o controle integrado de vetores e pragas urbanas, incluindo controle químico. A empresa contratada deve ser cadastrada na Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA). E não se esqueça: guarde sempre a cópia do laudo da empresa que realizou o procedimento!Fiscalização Sanitária

3. Garanta a potabilidade da água! E opte pelo sistema de abastecimento ligado à rede pública.

4. Tenha recipientes identificados e íntegros para o manejo dos resíduos, de fácil higienização e transporte, em número e capacidade suficientes.

5. É importante que os funcionários estejam com a saúde em dia, principalmente aqueles que manipulam os alimentos.

6. Os serviços de alimentação devem especificar os critérios para avaliação e seleção dos fornecedores de matérias-primas, ingredientes e embalagens.

7. Garanta que o transporte dos produtos seja realizado em condições adequadas de higiene e conservação.

8. As matérias-primas, os ingredientes e as embalagens utilizados para preparação do alimento devem estar em condições higiênico-sanitárias adequadas, mantendo sempre registro do recebimento dos mesmos.

9. Os alimentos preparados e mantidos na área de armazenamento ou aguardando o transporte devem estar identificados e protegidos contra contaminantes. Na identificação deve constar, no mínimo, a designação do produto, a data de preparo e o prazo de validade.

10. As áreas de exposição do alimento preparado e de consumo ou refeitório devem ser mantidas organizadas e em adequadas condições higiênico-sanitárias.

Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Negócios de Alimentação EAD

Não perca a oportunidade de alavancar a sua carreira e aprender com os melhores! Venha ser aluno Nutmed/Ensine!

Veja também

Banner Post - Nutmed - Seja um especialista em gestão de nutrição escolar com a NutMed
Novidades

Seja um especialista em gestão em nutrição escolar com a NutMed

A boa notícia do dia: criar cardápios saudáveis ficou mais fácil com a nossa Especialização em Gestão em Nutrição Escolar! A alimentação na infância e adolescência é essencial para um bom desenvolvimento físico e psicológico, por isso os nutricionistas que atuam em creches e colégios precisam ter um conhecimento profundo e atualizado. Ao longo deste

Leia mais »
Banner Post - Nutmed - Especialização nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico
Novidades

Especialização em nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico

Uma ciência que pode aumentar o desempenho físico e ainda melhorar a saúde dos pacientes: aprofunde seus conhecimentos sobre a nutrição esportiva! Hoje você entenderá como a alimentação e a suplementação podem maximizar a performance na atividade física, de que maneira a saúde é influenciada e qual a melhor pós-graduação em nutrição esportiva do momento.

Leia mais »
Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência
Novidades

Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência

Ter a chance de crescer financeiramente ou sentir satisfação na área de atuação? Quem faz a especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência (online ou presencial) pode conseguir as duas coisas! Esse campo, além de ser recheado de oportunidades de trabalho, dá ao nutricionista um prazer maravilhoso: ver seus pacientes evoluindo, na maioria das

Leia mais »
Reforço Acadêmico para Nutricionistas
Novidades

Reforço Acadêmico para Nutricionistas: Supere sua insegurança profissional

Atire a primeira pedra o nutricionista que nunca se sentiu inseguro na hora de exercer a profissão. Isso é muito comum, mas graças ao reforço acadêmico para nutricionistas, pode ser resolvido tranquilamente. Durante o artigo você descobrirá boas formas de se tornar um profissional confiante e qualificado, para assim melhorar a vida dos seus pacientes

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.