Nutrição Clínica Ortomolecular – equilíbrio orgânico através dos nutrientes

Compartilhe!

Sumário

Ortomolecular

A terapêutica ortomolecular é uma subárea da Nutrição Clínica que tem como objetivo prevenir e tratar patologias, utilizando doses específicas de vitaminas, aminoácidos, ácidos graxos, minerais e outras substâncias normalmente presentes no organismo.

A Nutrição Clínica Ortomolecular tem como princípio equilibrar o corpo, repondo o nutriente que está deficiente e eliminando o que está em excesso, reduzindo o risco de toxicidade. Seguir esse princípio com a alimentação, em conjunto com a suplementação ortomolecular, é o que faz o resultado ser mais eficaz e evidente. Não adianta usar ativos em cápsulas para suplementar ou ajudar destoxificar e, em paralelo, consumir alimentos industrializados, processados e superprocessados ou ingerir pouca água. Os benefícios à saúde são decorrentes do equilíbrio.

Como é feita a avaliação do paciente?

A avaliação é feita através da anamnese com base nas interrelações metabólicas e por meio de exames específicos. Além disso, é realizada a anamnese alimentar do paciente, onde investigamos o que ele ingere em todas as refeições.

Investigamos hábitos de vida, como qualidade de sono, estresse e prática de atividade física, história familiar e social.

O nosso objetivo é avaliar o paciente em sua singularidade, e a partir daí, é sugerido um plano alimentar, para melhoria dos hábitos alimentares, e quando necessário, compostos ortomoleculares para auxílio na conduta dietética, com base na individualidade bioquímica do nosso cliente.

Quais os elementos da prática ortomolecular que o nutricionista pode prescrever?

Por muito tempo pensou-se que apenas vitaminas e minerais poderiam ser prescritos pelo profissional de Nutrição. Atualmente teve-se mudança nos parâmetros de prescrição.

O nutricionista pode prescrever aminoácidos livres ou combinados como dipeptídeos, blends e suplementos protéicos e compostos correlatos às proteínas, como creatina e carnosina. Além disso, podem ser prescritos lipídios simples (triglicerídeos de cadeia média e ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa da série ômega).

Compostos antioxidantes, como ácido lipóico e coenzima Q10, agentes de reconstrução osteoarticular (condroitina, glicosamina e colágeno) e nutracêuticos, desde que registrados na ANVISA como suplementos, compostos de relevância nutricional ou alimentos para fins especiais (fibras isoladas e probióticos) também podem ser prescritos pelo profissional.

Até qual dose podemos prescrever?

Para vitaminas e minerais, respeitamos o limite superior tolerável (UL) da Dietary Reference Intakes  publicada pelo Institute of Medicine (IOM).

Aminoácidos e compostos protéicos devem ser computados com o total de proteínas diário e, desta forma, o valor prescrito total deverá ficar abaixo da UL de proteínas de acordo com o ciclo de vida e sexo.

Demais compostos que não possuem limite de prescrição definido pela UL, deverão observar a dose estabelecida pela ANVISA, pra que não ocorra toxicidade ou reação adversa.

Faça a sua matrícula na Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Nutrição Funcional e Fitoterapia – EAD! Venha se especializar na Nutmed/Ensine!

Seu Sucesso é o Nosso Compromisso!

 

Veja também

Banner Post - Nutmed - Seja um especialista em gestão de nutrição escolar com a NutMed
Novidades

Seja um especialista em gestão em nutrição escolar com a NutMed

A boa notícia do dia: criar cardápios saudáveis ficou mais fácil com a nossa Especialização em Gestão em Nutrição Escolar! A alimentação na infância e adolescência é essencial para um bom desenvolvimento físico e psicológico, por isso os nutricionistas que atuam em creches e colégios precisam ter um conhecimento profundo e atualizado. Ao longo deste

Leia mais »
Banner Post - Nutmed - Especialização nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico
Novidades

Especialização em nutrição esportiva aplicada à saúde e desempenho físico

Uma ciência que pode aumentar o desempenho físico e ainda melhorar a saúde dos pacientes: aprofunde seus conhecimentos sobre a nutrição esportiva! Hoje você entenderá como a alimentação e a suplementação podem maximizar a performance na atividade física, de que maneira a saúde é influenciada e qual a melhor pós-graduação em nutrição esportiva do momento.

Leia mais »
Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência
Novidades

Especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência

Ter a chance de crescer financeiramente ou sentir satisfação na área de atuação? Quem faz a especialização em nutrição na obstetrícia, pediatria e adolescência (online ou presencial) pode conseguir as duas coisas! Esse campo, além de ser recheado de oportunidades de trabalho, dá ao nutricionista um prazer maravilhoso: ver seus pacientes evoluindo, na maioria das

Leia mais »
Reforço Acadêmico para Nutricionistas
Novidades

Reforço Acadêmico para Nutricionistas: Supere sua insegurança profissional

Atire a primeira pedra o nutricionista que nunca se sentiu inseguro na hora de exercer a profissão. Isso é muito comum, mas graças ao reforço acadêmico para nutricionistas, pode ser resolvido tranquilamente. Durante o artigo você descobrirá boas formas de se tornar um profissional confiante e qualificado, para assim melhorar a vida dos seus pacientes

Leia mais »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.